quinta-feira, 1 de julho de 2010

Os manjericos, as cantigas e as coreografias fizeram novamente o gosto aos gaienses, cerca de cinco anos depois da últimas marchas dos Santos Populares. A freguesia de Góis, representada por quatro bairros, Vila Nova de Ceira e Várzea Pequena foram ao baú tirar as vestes e, adaptando-as, voltaram a dançar, sexta-feira, 25 de Junho, no Parque do Cerejal, desta vez na companhia da freguesia de Alvares, que participou pela primeira vez.

Perante um público que encheu o espaço e se deliciou com a festa, o colorido foi dominante numa noite em que os passos estudados tiraram muitas palmas a quem assistiu.

Alvares, a estreante, com a dinamização da Associação Jovens Alvarenses, desfilou com 55 pessoas, cantando o Sinhel; a Várzea Pequena; com 35, através da Associação de Amigos da Várzea Pequena e do Grupo Folclórico Os Mensageiros da Alegria, evocou as Canaveias; Vila Nova do Ceira, com a recente associação cultural e recreativa Palavra Renovada e o Rancho Folclórico As Sachadeiras da Várzea, fez uma réplica da fonte do largo, com cerca de 40 pessoas a cantarem o seu padroeiro S.Pedro; e por último o desfile da freguesia de Góis, com quatro bairros em conjunto, S. Paulo, Terreirinho, Pé Salgado e Pombal, juntando quase 100 participantes, evocou entre outros temas, o rio Ceira.

Considerada uma noite memorável, há quem já se tenha oferecido para, no próximo ano, escrever novas letras e espera-se que a freguesia de Colmeal e Cadafaz se juntem à festa. Depois das Marchas Populares, a noite prosseguiu com uma sardínhada, no mesmo parque, fazendo jus a um verdadeiro Arraial dos Santos Populares.

As marchas puderam ser vistas ainda na passada terça-feira, em Vila Nova do Ceira, sendo que amanhã, dia 2, desfilam em Alvares.
in Jornal de Arganil, 1/07/10

45 comentários:

  1. Anónimo2/7/10 04:08

    O que disto? É assim a nossa imprensa. Os fatos não foram tirados do baú: foram novos e pagos pela CM. O desfile em VN Ceira foi na 2ª feira e não na 3ª...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/7/10 07:06

    Também não percebes nada!O que estava no baú eram algumas "velharias" rechonchudas que por lá desfilaram...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/7/10 07:09

    Esses, não foram tirados do baú...foram tirados do caixão!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/7/10 15:37

    Em vez de se andarem a criticarem uns aos outros tentem ou melhor façam alguma coisa por o nosso concelho e deixem trabalhar quem quer!!!

    29 de Junho de 2010 15:51
    Anónimo Anónimo disse...

    Pois eu não fui a Vila Nova do Ceira ver as marchas.
    Mas vi em Góis e fiquei chocada com a falta de esducação da Sra Presidente!
    Então não é que ela estava(mais os Srs Vereadores)na bancada Vip no Cerejal a aplaudir as marchas e muito bem,mas quando vamos a dar por ela tinha desaparecido a meio da actuação da marcha da Varzea Pequena???!!!
    ...pois eu sei que ela era madrinha da marcha de Góis. Mas certamente a marcha de Góis esperava 2 minutos pela sua madrinha!
    Aliás,nem era preciso esperar;porque o tempo que o Sr Rui Sampaio esteve a fazer a apresentação da marcha de Góis era mais que suficiente para ela se ter deslocado para o seu lugar de madrinha!

    E agora pergunto eu:
    -Foi para não aplaudir a dita marcha?
    -Foi para se fazer notar?
    Se foi para se fazer notar,claro que o conseguiu pela sua falta de respeito e de educação pelos representantes da marcha da Varzea Pequena!

    29 de Junho de 2010 15:59

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/7/10 16:03

    ...os fatos vem do baú,uns são velharias,outros são rechonchudos,etc,etc.
    A presidente é mal educada!
    E tu é so quê?
    Top model ou escanzelado?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/7/10 17:07

    Quero a Fibra òptica

    ResponderEliminar
  7. Que falta de nível... têm estes anónimos comentadores! Uma nojeira! De baú... precisam eles. Uns bons mariolas! UJC

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/7/10 20:16

    Nota, os fatos novos não foram pagos pela CM. Foram pagos pelos marchantes e patrocinadores, a CM foi muito clara quanto ao tipo de despesas, seriam mínimas e nunca fatos novos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3/7/10 01:27

    Esta é uma vil mentira- Quem pagou os fatos foi, de facto, a CM...Já agora, quem são os patrocinadores?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/7/10 04:11

    Então os patrocinadores são: Câmara Municipal de Góis, CMG, Câmara, Câmara de Góis, Comissão Festas de Góis , etc.....

    ResponderEliminar
  11. Que gralhas! Parece um bando de comadres... a falar da vida alheia. Foi nisto que deu o "Góis livre". Rasquice! UJC

    ResponderEliminar
  12. Anónimo4/7/10 02:14

    Não gostas de ver as verdades escritas. Prefere enterrar a cabeça na terra...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo4/7/10 09:05

    A Câmara Municipal de Góis pagou os fatos a quem? Soube que uma empresa de Poiares pagou os de S.Paulo.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/7/10 02:48

    Já agora qual a empresa? Acho estranho uma empresa de Poiares financiar as marchas em...Góis. Sabes que quando se mante, tem de se mentir bem...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/7/10 03:03

    CONTRASTES: Hoje, Correio da Manhã: Câmaras cortam na animação:V R Santo António, Portimão e Albufeira gastam menos 2,15 milhões de euros. Ontem, Princesa do Alva: Góisarte - pirotecnia marca presença.
    Eu, também tenho culpa....

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5/7/10 03:08

    Acho que sim, isto é motivo para abrir um inquérito e p'ro ano não há marchas e quem participou pode estar a ser alvo de uma severa investigação por parte do NAC (Ninhada de Amigos do Contra)
    Viva ao NAC, não interessa nada o que interessa é estar contra ;)

    ResponderEliminar
  17. Anónimo5/7/10 04:46

    Há quem não queira mesmo perceber. Os recursos da CM são escassos. Tudo é uma questão de opção e se gastas em festas, nalgum lado vai faltar.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo5/7/10 06:41

    Mas quais festas! Então tu tens + de 250 goienses de diferentes orientações clubistas, religiosas, politicas etc., em que a única coisa que os une é Góis! Com um orçamento inferior a qualquer festa de aldeia mediana! E vêm-me aqui falar em recursos escassos e opções!?
    Há quem não queira mesmo perceber... lá isso é verdade!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo5/7/10 09:20

    10 meses. quase 1 ano...será muito tempo? o que mudou? pelo menos temos que pedir desculpa aos "outros".

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5/7/10 09:59

    Chatos, as verbas já vêm repartidas. O que vem para a cultura, não pode ser colocado no alcatroamento tresloucado, por exemplo. O mal de Góis são as mentes pequenas, fechadas e quadradas e é com certeza por causa delas que os jovens não se radicam cá.

    Tais pessoas, vêm tudo com muitas limitações e não são nem deixam ser os visionários que as sociedades de hoje necessitam para que se criem postos de trabalho e se crie movimento e inovação.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo5/7/10 16:54

    Com quue então as verbas já vêm repartidas?! De facto mente-se muito por estas bandas...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo6/7/10 04:38

    As verbas já vêm repartidas...santa ignorância destes defensores da causa!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo6/7/10 05:21

    Por aqui canta-se e dança-se! Que lhes faça bom proveito! Falemos de coisas sérias!
    Há bem poucos dias vinha para Góis, ao fim do dia, e resolvi passar pelo interior da Várzea. Primeira impressão "positiva": o "cheirinho" da pocilga inebriou-me. Ao passar no Nogueiro novo ataque às minhas narinas: aquilo no aviário está intolerável. Chego a Góis, junto à GNR e afundo-me no mais nauseabundo odor a merda de que me lembro: a ETAR está como quem a gere, cheira a trampa a léguas de distância!
    Depois digam que Góis é a capital do Ceira e que o nosso futuro é o turismo... Cheira a rosas Senhor! São as rosas podres do PS, mas ainda assim são rosas...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo6/7/10 18:22

    Como é possivel tomar banho nas Canaveias a água está suja.
    Agora fizeram uma Ilha para depois porem umas estátuas.
    Aquilo deve ser ideia do dito Dr.Mário Garcia.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo6/7/10 21:09

    Pior só a praia só Santo António nem salva-vidas, nem balde do lixo tem. O resultado esteve à vista este fim de semana. É ver crianças a pegarem em lixo da areia e meter à boca. é o turismo, é biodiversidade, mas limpar que é bom, nada.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo7/7/10 02:19

    a Rua junto ao rio desde a Ponte ao cerejal está com algum lixo,vi junto ao contentor de lixo, lixo na margem do rio, certo é que algumas pessoas não tem nenhuma educação nem civismo. enfim mas a camara tb não se preocupa, ou então é a falta de varedores, são tantos nos quadros da camara mas rua NÃO se vê nenhum.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo7/7/10 02:56

    Não sei de quem foi a ideia. Também não sei quem autorizou, ou se autorizou (ministério do ambiente). Agora "fazer" uma ilha imediatamente antes de um açude, só mesmo de alguém que não pensa. Quando vierem a sprimeiras cheias, onde se vai depositar todo aquele material? Junto ao açude que, assim, deixa de funcionar. E para o ano, caso ele se aguente, voltamos a meter uma máquina para desassorear o açude e fazer uma nova ilha? Se, conforme é natural o material tiver a tendência de se depositar no centro do açude, a água passará pelos lados e as margens...logo se verá.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo7/7/10 05:46

    Aquele açude (Canaveias) já tem um historial de desgraças, tudo por falta de cuidado nas intervenções. Já há alguns anos as propriedades vizinhas foram todas f... com a água.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo7/7/10 05:54

    E ninguém vê no açude da penada os ferros do cimento à vista? Estão à espera que algum turista lá fique preso e dê chatice a sério para depois os cobrirem ou cortarem. Aquela m... deve ser dificil de resolver. Com tanto eng., encarregado, chefe disto e daquilo, coordenadores, fiscais, vereadores e colaboradores na câmara será que ninguém vê?
    Tanto dinheiro mal empregado em vencimentos e pouco produzem!
    E então as casas de banho junto do lagar só abrem na concentração????
    Tanta parra e tão pouca uva...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo7/7/10 08:57

    O que seria se fosse no tempo do Girão...

    ResponderEliminar
  31. Anónimo7/7/10 15:07

    Claro que está tudo de "pantanas"! Mas que outra coisa seria de esperar? É que eles não sabem fazer nada! Então e ninguém sabia que ia ser assim?!... Sabiam, claro que sabiam, mas votaram assim mesmo!...

    ResponderEliminar
  32. Anónimo7/7/10 15:07

    Quanto ao lixo...pois são as pessoas que são porcas,não é?
    Pois claro que não se vê ninguém a limpar o lixo,mas se procurarem bem o"barredor" ha-de andar por ai encostado a alguma sombra á espera que o lixo vá ter com ele!
    Já repararam que todos os dias o homem faz que barre a rua principal da vila(da praça da Republica até à Rotunda da escola),mas só tenta limpar o alcatrão(só e mais nada)!
    Há ruas nesta vila que se passam anos que não são limpas!
    Se os chefes desta gente andassem a pé apercebiam-se que estas merdas estavam mal,mas como andam de carro passas-lhes ao lado!
    Estou a pensar seriamente em não pagar a contribuição autarquica e promover um movimento para tal!
    Ai é só pagar só pagar?
    Ai só temos deveres?

    ResponderEliminar
  33. Anónimo7/7/10 15:48

    Como a sra.Presidente pode fiscalizar as limpezas se anda toda fadista de salto alto pela rua com os seus bobos da corte

    ResponderEliminar
  34. Anónimo8/7/10 03:01

    Já observaram como estão as ruas?
    as margens do rio? o fundo rio? OS JARDINS ? ver para crer, depois querem ter pessoas a visitar Gois e a dizerem bem. Góis é bonito não há duvida mas tem de ser cuidado.
    tanta gente nos quadros da camara que não fazem para aquilo que ganham ao final do mês!!! ao menos justifiquem o ordenado

    ResponderEliminar
  35. Oh senhor das 15.07h,o senhor não deve fazer este comentario sobre o sr. Barredor ,esta a ser injusto,nunca o viu a varrer a esplanada dos Srs. Figueiredos? pois ande com mais atenção porque e todos os dias!!!
    AhAhahah! SO VISTO!
    Em Gois cada um e tratado de maneira diferente meu caro comentador das 15.07!!!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo8/7/10 17:31

    Pois...tá lá sombra,né?
    E há lá qualquer coisita pra beber né?
    Podera...
    Olha que a minha rua não o vê não!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo8/7/10 18:34

    Tem razão sim senhor...
    só varre onde há sombra...e gaijas.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo8/7/10 18:35

    Este relógio dos comentários não está certo com o Big Ben.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo9/7/10 04:51

    Vocês são mesmo maldosos. Então agora têm um varredor da Várzea que até cansa só de olhar para ele. Mis uma promessa eleitoral...

    ResponderEliminar
  40. Sem dúvida, pelos vistos o dito papel deveria dizer "volta MONTEIRO, pelo menos analises ás águas mandavas fazer". Este elenco "inteligente" que tanto criticou ou outros nada faz que se aproveite!!!!!

    ResponderEliminar
  41. Ora toma, e vai-te coçar! De facto para se verem as "habilidades" de cada um, não há nada como ter o "c.." cá dentro! Falar é fácil...

    ResponderEliminar
  42. Mas em Góis bebemos água muito boa,tipo pedras salgadas.
    No Inverno até parece café muito boa,nós aqui temos muita sorte

    ResponderEliminar
  43. Atenção,a água que estamos a beber em Góis, está a causar a ida de varias pessoas ao cento de saúde!

    ResponderEliminar
  44. Aqui em Vila Nova do Ceira,nunca os comerciantes venderam tanto garrafões de água.
    Pedem a Deus que esta politica,é muito boa.

    ResponderEliminar
  45. Já percebeste porquê da qualidade da água em VNC não já?

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.