segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia Mundial dos Avós

Centenas de iniciativas de Norte a Sul do país assinalam hoje o Dia Mundial dos Avós, que se comemora a 26 de Julho por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Este dia pretende sublinhar a importância dos avós nas famílias, numa época em que o aumento da longevidade transforma alguns idosos em pilares importantes das estruturas familiares.
Um exemplo disso são as idosas que cuidam dos netos e bisnetos mas também dos seus próprios pais, uma situação "transitória" que se deve ao envelhecimento da população mas que se vai extinguir porque a mulher é mãe cada vez mais tarde.
O coordenador do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa, Villaverde Cabral, explicou à agência Lusa que os casos de coexistência de quatro gerações (tetravós, avós, netos e bisnetos) são "pontuais" e "absolutamente transitórias".
O sociólogo explicou que "isso é uma situação absolutamente transitória, mesmo do ponto de vista demográfico: as mulheres vivem mais mas também têm vindo muito notoriamente a atrasar a sua maternidade".
"A percentagem de mulheres a ter o primeiro filho depois dos 40 anos é cada vez maior e é evidente que essa pessoa não vai ter filhos contemporâneos dos bisavós", exemplificou.
Entre as iniciativas que hoje assinalam este dia, está o Congresso Internacional 'A Voz dos Avós: Migração e Património Cultural', em Lisboa, organizado pela Pro Dignitate, e que contará com a presença de diversos especialistas em temas relacionados com a família.
in DN 26/07/10

5 comentários:

  1. Parabéns a todos os vovôs e vovós pelo seu dia!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Então e não fizeram mais uma festa?!!!

    ResponderEliminar
  3. Achas?!
    A presidente ainda não é avó!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. E pelo jeito...

    ResponderEliminar
  5. Para fazer queixa dos serviços das Câmara Municipais, caso não consiga falar com um responsável, é melhor queixar-se ao provedor da justiça:

    http://www.provedor-jus.pt/

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.