terça-feira, 20 de julho de 2010

A inauguração na rotunda de Vale Dama, foi um dos momentos altos do GóisArte

Foi com um espectáculo piromusical na praia fluvial da Peneda, que encerrou o GóisArte 2010, mostra internacional de arte que decorreu em Góis, e que contou com cerca de uma centena de artistas.
Numa organização do município de Góis em parceria com o município de Oroso (Galiza-Espanha), com o qual a autarquia estabeleceu um protocolo de geminação, este certame decorreu sob o signo da "Biodiversid'Arte: Arte e Biodiversidade", associando-se às comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade.
A inauguração do Monumento a Oroso, na rotunda de Vale Dama, em Góis, foi um dos momentos altos da 14.ª edição do GóisArte, para além da abertura da exposição colectiva, nas Galerias da Casa do Artista, patente até ao próximo dia 31 de Julho.
Relativamente à inauguração do monumento a Oroso, na rotunda de Vale Dama, a autarca explicou que se pretendeu "perpetuar o relacionamento entre os dois municípios e deixar uma marca que perdure no tempo". "Constitui uma enorme honra para todos os goienses dedicar a rotunda da principal entrada da vila a toda a comunidade de Oroso, baptizando-a como "Rotunda de Oroso". Deixando um agradecimento aos artistas que "ao longo das últimas semanas souberam traduzir numa escultura notável o sentimento de amizade que une os dois povos", Lurdes Castanheira esclareceu que a presença da água na rotunda simboliza "o elemento congregador e identificador dos dois municípios e a força que se quer imprimir ao relacionamento".
Segundo a presidente do município, o objectivo nas próximas edições do GóisArte passa por "dignificá-lo" e "trabalharmos no sentido de lhe conferir mais qualidade, incorporando-lhe novas componentes que diversifiquem a oferta cultural, atraindo novos públicos e novos criadores".
in Diário As Beiras,20/07/10

72 comentários:

  1. Realmente parece as Torres Gemeas

    Agora o penedo ao meio das Torres
    deve ser obra de Henrique Mourato

    ResponderEliminar
  2. O monumento não é particularmente polémico. Não é feio, nem bonito. O que era importante era saber em quanto ficou, uma vez que me parece que de arte, pouco tem...

    ResponderEliminar
  3. Esta terra está cheia de críticos sem bases nenhumas para o fazerem. Gostava de vos levar a dar uma voltinha pelos melhores museus de arte moderna, só para ver qual era o vosso encaixe.

    ResponderEliminar
  4. lol. Não me digas que há merdas destas no Moma?

    não passei nessa sala.

    ResponderEliminar
  5. Nem nessa nem em nenhuma sala, vives da fantasia, escondes a tua ignorância e futilidade atrás da arrogância que atiras aos outros. Fazes de conta que conheces e estiveste lá. És daqueles que fala, fala, fala mas no fundo não tens nada para oferecer.

    Sabes o que é que o Moma tem?, um cagalhão do próprio artista dentro de uma lata. Esta obra, quer tu queiras ou não vale milhões.

    ResponderEliminar
  6. claro, mas o Manzoni quando meteu os seus dejectos nas latas, ou o seu ar em balões, fê-lo com uma postura conceptual, com ideias a transmitir, não o fez a pedido de uma Câmara Municipal a troca de uns euros na carteira.

    Percebes a diferença?

    Claro que não.

    ResponderEliminar
  7. na entrada principal da vila????
    tem graça....

    ResponderEliminar
  8. Olha que o tipo que fala do "cagalhão" tem razão! Se em vez dos calhaus, lá têm posto um monte de merda era capaz de ser mais consentâneo com a realidade disto tudo. Além de ser, obviamente, muito mais artistico. Assim puseram lá, na mesma, um monte de merda, mas é feito de pedra e chamam-lhe outras coisas! LOL

    ResponderEliminar
  9. Não, o Sr. é que parece não perceber mesmo nada. Deve ser por estare aí enfiado, se tivesse a oportunidade de ver exposições com regularidade saberias mais um pouco para além do que pode rapidamente ler na net para vir aqui escrever tolices.

    O amigo é tão fútil e oco que não vê que as obras de arte foram sempre encomendadas por autoridades ao longos dos tempos e que foram essas mesmas autoridades que tiveram o papel de mecenato, tão imprescindível à sobrevivência da arte e do artista.

    O Sr. é que é capaz de não perceber da "arte conceptual", e a verdadeira mensagem, também conhecida no meio como "não arte". Os seus objectivos passam mais por ataques ao mercantilismo da arte e a banalização da mesma.
    Está posto que não sabia.

    Olhe, vá lendo umas coisas em condições.

    ResponderEliminar
  10. Ao burro das 8.50, devemos informar-nos antes para falar, formular opiniões realmente legitimas. Pode não estar a seu gosto, mas é mais do que óbvio que tem ideias a transmitir e que foi esse o único propósito da sua encomenda, a geminação com Oroso, a ponte entre estes dois concelhos e os factores que tem em comum como a água, etc.
    Vê aposto que não conseguia fazer uma leitura tão simples como esta e ainda vem falar de arte conceptual.

    ResponderEliminar
  11. Leitura simples como essa basta lê-la no discurso da Lulu. Entrelinhas é que essa obra não tem.

    ResponderEliminar
  12. E quem fala da não arte deveria saber que é feita para o ser, não é como isto que tem pretensões a ser obra de arte e é o que é. Veja-se a estátua na rotunda da AERG.

    Aquilo não está assim por puro manifesto, está assim porque é uma merda.

    Paciência.

    ResponderEliminar
  13. Uma treta para si, não o é para mim.
    O seu discurso é totalitário, não admite diferença de opiniões e de gostos. Mas deixe-me dizer-lhe que me parece que o seu pensamento está cheio de má formação. Modernices de quem quer aparentar mais, do que sê-lo.

    ResponderEliminar
  14. Aquilo está assim...da mesma forma que o lagar ao pé do rio agora também está todo riscado, segundo a sua analogia, deve ser por ser uma m..... Realmente...

    ResponderEliminar
  15. "Não arte" porque é exactamente feita por pessoas que já atingiram um grande estatuto de artistas (através de obras não conceptuais e apreciáveis), que lhes permite fazer qualquer porcaria que depois acaba por não ser considerada arte, porque não o é. É esse o gozo desses artistas conceptuais. Poderem fazer pouco de fúteis como tu que dão o c´, com muita dor, para terem marcas. É um manifesto contra o mercantilismo da arte.

    ResponderEliminar
  16. Primeiro não falei da estátua pintada, falei da forma em si.

    A não arte não tem que ver com nenhum estatuto, tem a ver com um manifesto. É diferente.

    Quando a estes escultores não podem ser comparados a isso, porque não atingiram estatuto nenhum.

    ResponderEliminar
  17. Primeiro não falei da estátua pintada, falei da forma em si.

    A não arte não tem que ver com nenhum estatuto, tem a ver com um manifesto. É diferente.

    Quando a estes escultores não podem ser comparados a isso, porque não atingiram estatuto nenhum.

    ResponderEliminar
  18. Qual é o mal da forma?

    A "não arte", tem tudo a ver com o estatuto já adquirido, da mesma forma que um rico também se dá ao luxo de fazer disparates porque sabe ter dinheiro para os tapar ou estatuto para calar as pessoas. É básico, como já foi explicado.

    Quantos aos escultores, devia o Sr. informar-se melhor quanto aos seus nomes para poder pesquisar as suas obras, prémios e internacionalidade. Eles são é muito humildes, e é isso que o faz dizer estas baboseiras. Possivelmente o Sr pertence aquele grupo de pessoas que só venera o inalcançável.

    ResponderEliminar
  19. Vou acrescentar algo "Possivelmente o Sr pertence aquele grupo de pessoas que só venera o inalcançável" porque tem baixa auto-estima.

    ResponderEliminar
  20. não. já pesquisei e não encontrei nada a não ser uma corrida de autarquia em autarquia atrás de euros.

    é que não são os louvores públicos que me convencem.

    agora prémios de entidades com relevância na arte, diga me um que eles tenham ganho.

    ResponderEliminar
  21. Não sei quem pesquisou, nem se pesquisou, mas eu encontrei registos que passam França, Englaterra, Espanha, Alemanha, U.S.A., muitas grandes instituições nacionais (muito acima das CM).

    Podia estar aqui a listar, mas, pessoalmente sou muito mais do que isso. Gosto porque gosto! Não preciso de ninguém a dizer-me o que deve ou não deve ser gostado ou deve ser arte. Tenho em mim todas as capacidades para o fazer.

    E porque conheço bem o mundo das artes e dos prémios , deixo as entidades com relevância para os influenciáveis.

    ResponderEliminar
  22. em inglês é England mas habitua-te ao português. Inglaterra.

    ResponderEliminar
  23. em inglês é England mas habitua-te ao português. Inglaterra.

    ResponderEliminar
  24. Obrigado pala correcção. Copiei de um site do autor essa lista e troquei as terminações. Mas como pesquisou, também se deve ter cruzado com essa informação.

    ResponderEliminar
  25. claro, claro.

    se copiou meta aspas e indique a fonte.

    é o minimo.

    ResponderEliminar
  26. O Sr. não passa de um pivete mal educado.

    Está claramente a mentir, desconhece o nome de qualquer um dos artistas, não fez pesquisa nenhuma, enfim. Dê-me um nome que tenha pesquisado.

    ResponderEliminar
  27. Armando Martinez.

    não o pugilista, mas o outro.

    ResponderEliminar
  28. Pois esse Armando Martinez devia ser expulso de Góis, uma vez que VANDALIZOU o monumento junto dos bombeiros escrevendo com uma rebarbadeira a palavra CABEZAS após a inauguração do mesmo. Este é um verdadeiro "artista". Devia era ser corrido (a pontapé...) de Góis, se os Goienses ainda tivessem uma ponta de orgulho. Chulou a Alice Sande e agora chula a Lulu.E ainda nos goza, dizendo que somos um concelho de atrazados.

    ResponderEliminar
  29. não diga isso que ele tem aqui fãs. ainda é censurado.

    ResponderEliminar
  30. Também pesqisei e afinal é verdade. basta ir a armando martinez para aparecerem inúmeras notícias do "artista".Fiquei a saber que é cubano e boxer...

    ResponderEliminar
  31. e é musico tambem.

    do escultor descobri que é o que tem mais obras em locais publicos em portugal.

    será essa a garantia de qualidade pregada pelo artista aí de cima?

    ahahah

    ResponderEliminar
  32. o que não faltam aqui são artistas, cada um à sua maneira, com o seu estilinho muito próprio. estes, mal ou bem, ainda vão deixando.

    agora o que eu gostaria de saber é se destes críticos de arte é se têm obra feita? há alguma coisa por aí que possamos ver? já deram algo ao concelho ou não passam disto blablabla

    ResponderEliminar
  33. http://santoscarvalho.com.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  34. Santos Carvalho. Que curriculo impressionante.

    Um prémio em Castro Verde e dois do Cascais Shopping. Só falto ser ordenado membro da Ordem Da Infante Lulu.


    Vénia.

    ResponderEliminar
  35. Não percebo o que é que tens tão contra a Drª Lurdes. Se é ela a presidente que tipo de cidadãos somos nós estando sempre contra a nossa própria equipa? Uma coisa é manifestar a nossa opinião e não ter que estar sempre de acordo outra é estar constantemente do contra. Com essa postura só enfraquecemos o nosso próprio concelho.

    ResponderEliminar
  36. O que tu queres é que te façam a vénia a ti, mas não tens conteúdo para isso. Aliás, a julgar pelos teus comentários não tens conteúdo para m.... nenhuma.

    Obrigado por terem deixado o endereço dessa página, só a abertura já mostra bem a qualidade do artista nem me perdi com leituras.

    ResponderEliminar
  37. ahahah.

    agora um artista com um site bom é um bom artista.

    adoro.

    ResponderEliminar
  38. só gostava que a ave rara que falou do prestigio destes escultores viesse mostrar provas.

    ResponderEliminar
  39. Mostra tua as tuas se é que algum dia as vais ter.

    ao das 15.27:
    - realmente quando queremos encontrar e apontar problemas, isso é a única coisa que conseguimos ver à frente. Eu não elogiei o site, eu gostei foi das esculturas que passam em slide show. Tu provavelmente nem precisas de ir a museus, arte para ti são os currículos. Tens tanta falta de discernimento que tens a necessidade que te digam o que é que deves gostar, e como já reparaste que não podes confiar em ti arranjaste uma ou duas entidades que referencias. Tudo o que for fora disso não presta. Alternativo para ti também não, tu gostas é de massificação.

    ResponderEliminar
  40. claro.

    se as obras são feias, sem nenhum tipo de conteúdo ou mais valia, é necessário ir ver os currículos. se os currículos também não acrescentam nada de novo, vamos defender o indefensável? ganha juízo.

    ResponderEliminar
  41. És um déspota! O que tu não percebes desde o inicio, é que tens todo o direito à tua opinião, mas não podes pensar que essa opinião é totalitária e absoluta.
    Pode não ter conteúdo para ti e ter imenso para mim , às vezes até pela sua ausência... afinal o artista reproduz a realidade na sua perspectiva.:-p

    Para mim não és ninguém atrás de quem ir, percebes?! Não és uma referência, não vi o teu currículo, mas a julgar pela forma como pensas, não deve impressionar nada.

    ResponderEliminar
  42. Mais valia na arte??????????????????
    A arte é pura representação e o culto do belo.

    Mas por acaso esta até tem mais valia: -embelezar a rotunda, representar a geminação entre Oroso e Góis e homenagear Oroso.

    ResponderEliminar
  43. primeiro vamos desfazer os equívocos.

    eu não disse que ninguém podia gostar. vocês podem todos adorar a estátua. apenas me vieram falar na qualidade e reputação dos escultores. foi isso que pus em causa, e ninguém me provou o contrário.

    depois a arte não se resume à parte estética. uma obra de arte não é apenas um objecto de decoração, senão que contratassem um decorador e ele que lá metesse um bibelô, era mais barato.

    ResponderEliminar
  44. Ou então ele podia lá colocar uma estátua destes gajos, ou podia chama-los para fazer o mesmo, ou...

    Eu encontro nos trabalhos do Santos Carvalho, que vi no site, o belo antigo, a beleza formosa, bonita, canónica, clássica, solar, luminosa, serena, harmónica e transcendente. Gosto!

    ResponderEliminar
  45. Eu poderia argumentar acerca dos valores estéticos de cada um, mas vou antes divagar levemente sobre os valores estéticos da modernidade.

    Segundo muitos autores, é o Feio que comanda os discursos estéticos da modernidade,tornando-se na realidade mais significativa das artes mais recentes, o conceito hegemónico da mais recente axiologia estética, patente tanto em leituras da aparência, como ao nível da essência.

    O Feio em sentido subjectivo manifesta-se notoriamente na aversão genuína, exteriorizada na reacção de "estranhamento" que provoca sempre, invariavelmente, o novo, na larga, atávica, conservadora e reaccionária comunidade de leigos e recuados da arte.

    Indefensável?

    ResponderEliminar
  46. Claro que é indefensável porque o "FEIO" não é o objectivo manifesto da rotunda.

    Ainda não percebeste isso?

    ResponderEliminar
  47. Claro que é indefensável porque o "FEIO" não é o objectivo manifesto da rotunda.

    Ainda não percebeste isso?

    ResponderEliminar
  48. Não, não percebi isso, percebi outras coisas que tu também pareces não ter percebido.
    Viva a diversidade!

    ResponderEliminar
  49. se não percebeste não te vou explicar outra vez. volta á escola e está atento.

    ResponderEliminar
  50. hahahaha, quanta prepotência!!!!

    ResponderEliminar
  51. Pelo que vejo, anda por aqui gente "entendida" na matéria... Quen serão? Olhem façam um fórum e no fim uma votação!

    ResponderEliminar
  52. aquilo é feeeeiiiiiiooooooo e prontos.

    ResponderEliminar
  53. é pronto. não prontos.

    mas sim, é feio.

    ResponderEliminar
  54. Já agora qual é a sua sugestão? Deixa-se de fazer Góis Arte porque não se tem dinheiro para mandar vir os artistas de referência como o sr diz, sendo que esses não viriam de qualquer maneira.

    ResponderEliminar
  55. Ninguem põe em causa os artistas, mas sim o espectáculo que é demasiado caro para a época que atravessamos. Chama-se despesismo

    ResponderEliminar
  56. não há dinheiro?

    sabe quanto receberam esses gajos?

    e ainda com pensão completa.

    ResponderEliminar
  57. Não, mas gostava de saber.

    ResponderEliminar
  58. 19.14 És um gajo sem ideias, passivo, mas com muita garganta e sem a menor noção de ti próprio.

    ResponderEliminar
  59. claro, claro.

    mas as teias de aranha estão em ti.

    ResponderEliminar
  60. "Grandes mentes discutem ideias, mentes medianas discutem eventos, mentes pequenas discutem pessoas."
    - Eleanor Roosevelt

    ResponderEliminar
  61. Quem?! Mas essa senhora é referência para alguma coisa?!

    ResponderEliminar
  62. Aquilo foi feito agora, é sem dúvida contemporâneo, e pertence sem à estética da modernidade, o Feio-belo.

    ResponderEliminar
  63. da bela merda

    ResponderEliminar
  64. Tenham calma!!!! Quem não tem não pode dar!!! A pobre não peças e a rico não devas, Artistas conheço muitos - Saramago (Escritor), Dias Loureiro ( Empresário), Dr.Jose Cabeças (Associativista), Drª Dita ( Autarca),José Duílio (Pequeno empresario),e, porque não, Dr.Mário ( Ambicioso comerciante).

    ResponderEliminar
  65. Olha que ainda faltam uns quantos! Ora vê lá melhor...

    ResponderEliminar
  66. Vamos alertar os bombeiros na Regateira na Firma Alvaro & Filhos estão duas cisternas cheias de gasoleo.
    Se uma explosão se dar a Regateira vai desaparecer.
    A Camara deve saber e GNR o perigo que está naquele local.

    Moro na raposeira e tenho medo

    ResponderEliminar
  67. Então, mas ainda à pouco estavas a dizer que foi lá a GNR e agora estás a pedir aos outros para fazerem o alerta?!

    ResponderEliminar
  68. Ah pois é! Se aquilo rebentar nem o santo "PS da Lulu" nos ajuda! Vamos todos pró ginjal! Ou seja ficava tudo arrasado e era uma sorte porque assim ficava o trabalho de limpeza feitinho! Mas deixem-me ir embora primeiro, Ok?

    ResponderEliminar
  69. Para o morador da Regateira:oh homem não lhe dê ideias se a sra se lembra que aí fica bem outro monumento de gosto mais ou menos duvidoso(a arte é para ser assim) mas..com custos ainda mais elevados para os contribuites e ganho de uns"amiguitos"...Gastar o que é dos outros é muito fácil e muitas vezes é feito sem o minímo dos escrúpulos e com toda a disfassatez.
    Pitunisa

    ResponderEliminar
  70. Ainda te "disfasso", ó Pitunisa!...

    ResponderEliminar
  71. Anónimo3/8/10 12:50

    Olha que não
    Já escrevi a M.Público a corrupção que vai em Góis mas para os lados da Regateira é pior.

    São vidas quew estão em jogo com isto não se brinca

    ResponderEliminar
  72. Anónimo4/8/10 02:55

    Então escrevestes ao sítio certo! Mas espera sentada! Lírica!...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.