domingo, 11 de julho de 2010

Comunicado de Imprensa

Janela Indiscreta Produções

GóisArte 2010

Aproveitando as noites quentes  e as excelentes condições proporcionadas pelos espaços abertos e verdes que Góis possui, a Janela Indiscreta Produções associou-se ao GóisArte na celebração da biodiversidade, trazendo ao seu programa Jazz, projecções na rua, cinema ao ar livre e uma tarde de animação para os mais novos, num auditório refrescante. O evento exibe várias curtas e duas longas-metragens,   terminando com uma festa com DJs  e projecção no âmbito do vídeo arte. Tudo isto de sexta a sábado, entre 16 e 17 de Julho. A entrada, desta vez, é gratuita.
As projecções são parte de uma tendência crescente, o romance e a natureza colectiva de ver cinema ao ar livre é algo que vamos ver cada vez mais e um movimento ao qual temos a ambição de dar continuidade. O ambiente dá ao filme um enquadramento único e as pessoas também adoram o facto de este movimento recriar a magia de ir ao cinema. A informalidade com que se pode ver um filme e trazer um piquenique, uma bebida refrescante, a sua cadeira de jardim ou uma manta,   torna a noite muito especial. Mergulha-se numa atmosfera comunal, semelhante ao ir ver uma grande banda num festival.
A crescente demanda por sessões ao ar livre é também uma reacção à natureza insular da cultura iPod e download, dos avanços da tecnologia e da era digital. As pessoas ainda querem unir-se e compartilhar uma experiência, o que é um impulso muito humano.  
Esta iniciativa tem como principais objectivos despertar as consciências para o meio audiovisual enquanto forma de arte e instrumento poderoso na educação do cidadão, na construção de um pensamento crítico, trazer as pessoas para a rua, valorizar as estruturas existentes e contribuir para o convívio através de meios que agradam a todos: o cinema e a música.


Programação da Janela Indiscreta Produções:
16 de julho, Sexta-feira (após as bandas filarmónicas da Associação Educativa e Recreativa de Góis e Progresso Pátria Nova de Coja  no Pombal)
   
   23.00 Curtas e Boas na Rua do Celeiro (do Pombalinho)
·    Actuação da Banda Jazz Third Ear
·    Exibição de curtas-metragens subordinadas ao tema da globalização e interculturalidade enquanto actividade da espécie humana, interrogando as suas possibilidades e os seus limites. Alguns destes filmes, cantam a história de um objecto, figura, prática artística ou cultural. Neste conjunto insere-se também o documentário Visita Guiada de Tiago Espanha

“Visita Guiada”concorreu à Competição Nacional de Curtas do IndieLisboa 2008, começa no Castelo de Guimarães "o berço da Nação" e acaba em Sagres "o fim do mundo", ilustrando o modo como nos olhamos a nós próprios. Este filme é sobre o modo como essa identidade é construída e interpretada. Estamos em território conhecido, mas a história que ouvimos aqui - e que é a mesma história de sempre, de Afonso Henriques à adesão à União Europeia, passando ainda além da Taprobana por Vasco da Gama, Dom Sebastião e Oliveira Salazar - agora fala polaco, coreano, espanhol, húngaro, alemão, italiano, japonês, francês, holandês, russo e inglês. Portugal, para inglês ver, segundo aquele guia de guarda-chuva. Vamos atrás dele.
17 de Julho, Sábado
15.30 Tardes Mágicas - Cinema de Animação no Auditório da ADIBER 
·         A Maior Flor do Mundo de José Saramago realizado por Juan Pablo Etcheverry
A Maior Flor do Mundo é um texto de rara beleza, recheado de símbolos e de enigmas onde há mensagens, uma para as crianças (a descoberta, a valentia, o altruísmo) e outra para todos os homens e mulheres que se interrogam sobre o seu lugar no mundo.  Produzido em 2007, o filme ganhou o prémio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival, participou em vários festivais além de ter obtido numerosos prémios, dos quais se destaca o Prémio Mestre Mateo 2008 para melhor curta de animação e a nomeação para os Goya de 2007 na categoria de melhor curta-metragem. Saramago aparece no filme, como narrador e como personagem.

·          A Viagem de Shihiro de Hayao Miyazaki
A maneira alternativa de olhar o mundo  da animação japonesa A Viagem de Chihiro traz enorme prazer, especialmente para aqueles que ainda não se tenham cruzado com o director Hayao Miyazaki. Descrito como uma versão asiática do Alice no País das Maravilhas, esta aventura cheia de magia, traz-nos um mundo dos conto de fadas de dragões, bruxas e deuses, e conta a história de Chihiro uma menina de 10 anos de idade, a quem é permitida a estadia neste mundo estranho enquanto ela suceder na caça a uma bruxa má chamada Yubaba, e desistir de ser uma humana. É o conto de uma menina tentando encontrar-se a si mesma e, possivelmente, de toda uma sociedade a fazer o mesmo.
23.30  Cinema ao Ar Livre no Parque da Peneda (após o Grupo de Bailado de Coimbra)
·         Exibição Dot.com, uma comédia de Luís Galvão Teles
"Dot.com" é uma comédia lúdica, deliciosa, que possui paralelos com obras dos mestres Fellini e De Sica, sobre o impacto da Internet numa pequena aldeia do interior de Portugal. A sua proposta é discutir, através da chegada da globalização a uma aldeia que nem consta no mapa, a dificuldade que o ser humano tem em se relacionar com o seu semelhante. Essa discussão, entretanto, é carregada de leveza e graça. Está nas mãos dos aldeões gerir uma questão de identidade nacional perante a «invasão» espanhola. Um guião forte, com actuações apaixonadas mostram como o dia-a-dia dos habitantes de Águas Altas é encantador, permitindo que o espectador entre na aldeia, causando inevitável empatia pelos seus personagens. Um filme que faz o espectador deixar o cinema feliz.
1.00  Set de DJs The Ruquettes na Fazenda da Avó Thomásia  com projecção no âmbito da vídeo-arte.

32 comentários:

  1. Ai as bandas não interessam?!

    ResponderEliminar
  2. Pois, as bandas é só para encher! Não vêem que isso é popularucho e esta Câmara é só gente com cabedal cultural elevado ao quadrado (da burrice!). Isto é só gentinha "in", quer lá agora os "filarmónicos"! Fazem parte da festa mas não fazem parte do programa! Or toma, e vai-te coçar! É das pulgas...

    ResponderEliminar
  3. pelo que me parece este programa nao interfere com o programa do gois arte. Logo há oportunidade de ver as bandas filarmonicas e depois as curtas..
    Não sejam broncos.. tenham a mente aberta para novos espectaculos culturais.. A banda temos todo o ano.. qua alias uma das melhores..

    Parabens á janela indiscreta pela inicitiva e pela camara municipal por mais um GoisArte.

    ResponderEliminar
  4. mas quem é que disse que as bandas não interessam?

    ResponderEliminar
  5. Já temos Banda Larga e ADSL Banda de Além.
    A Fibra Òptica
    A Banda do Casaco
    Isto agora vai CAMARADas

    ResponderEliminar
  6. se as pessoas viessem a este blog fazer alguma coisa de jeito, agora não fazem nada, e quando alguém se levanta do café para fazer alguma coisa, so criticam.

    o zé povinho é tão triste.

    ResponderEliminar
  7. Para quem não percebeu ó das 2.17, este programa é só das actividades organizadas pela janela indiscreta, o programa do Góis arte tem tudo. és mesmo burro pá!

    ResponderEliminar
  8. O Zé povinho é que sofre
    A politica é uma POrca com muitas tetas,são muitos a mamar.
    Em Góis expliquem o que fizeram em 30 anos de poder Socialista.
    Mais população Não
    Mais escolas Não
    Mais saude Não
    Mais fábricas Não
    A C.Municipal é o Maior Parão do Concelho,temos familias inteiras enfiados lá dentro a gastar o nosso.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Então se sabe e sabia fazer melhor, onde é que andou até agora?
    Não me diga que esperou 30 anos para dizer que tinha razão!?
    E diga-nos lá quais foram as alternativas apresentadas pelo PSD a Góis, desde há 30 anos… Diga lá, só p’ra gente se rir!

    ResponderEliminar
  10. As alternativas foram muitas e variadas. Uns melhor, outros pior, mas se tivesem ganho as eleições tinham feito melhor de certeza. O problema é que em Góis não se pode vestir uma camisa lavada. A dor de cotovelo é muita, enfim é uma terrinha bem pequena. Daí que os de fora "são sempre melhores" do que os de cá. É a vida, mas é triste. Ainda há bem pouco tempo o anormal que ganhou em Alvares veio dizer que santos da terra não fazem milagres. De facto não, o homenzinho tem razão...

    ResponderEliminar
  11. Deixem-se de tretas pá, já repararam que quem está à frente da Janela Indiscreta são dois goienses?! Pelos vistos há santos que até tentam fazer milagres...

    ResponderEliminar
  12. Ah sim? E quem são então os tais goienses que ninguém ouviu falar?...

    ResponderEliminar
  13. O problema é que mesmo que alguém faça alguma coisa de jeito, só vêm é reclamar.

    ResponderEliminar
  14. Ai é?!
    Também estou curiosa!
    Digam cá digam cá quem são os 2 goienses????
    Será que um é quem eu estou a pensar...

    ResponderEliminar
  15. Os de Gois nasceram para serem mandados pelos de fora,não tenham duvidas tanto faz PS ou PSD.
    È um concelho muito pobre de ideias,senão eu não ganhava tanto dinheiro eu não estou em crise gosto de Gois,o povo é sereno.
    Dra. Lurdes força você nasceu para mandar nos goianos.
    Eles arrastam - se a seus pés.

    ResponderEliminar
  16. vão trabalhar, cabrões.

    ResponderEliminar
  17. os goienses têm tantas ideias como os outros.

    o problema é que para uma ideia ser posta em prática é preciso andar a escamotear essa gentalha toda.

    a lulu tá no poleiro, e tem so merda atrás dela. não é que ela valha muito, mas os outros ainda são piores.

    é ir à câmara e ver o que lá se arrasta.

    para alguém ir cagar é preciso preencher um oficio e esperar um mês para obter uma resposta a dizer que ainda nao sabem se autorizam. entretanto ja se borraram todos e as ideias que saem sao de merda. o que querem?

    ResponderEliminar
  18. Ora aí está toda a verdade!

    ResponderEliminar
  19. Mas ainda vai ser pior

    ResponderEliminar
  20. pior é dificil.

    ResponderEliminar
  21. O anónimo(a) de 13 de Julho das 13:10 até falou bem e disse umas verdades.
    Esse pessoal se não andar controlado é um festival de vaidades a passear por aí. Mas se os controlam muito, há boicote ao serviço e já dizem que trabalhem eles (quem quer controlar).
    É disto que temos que levar.

    ResponderEliminar
  22. Ó 12:03

    Tem coragem e não sejas anónimo mas identifica-te como fazes nos jornais - Membro da Assembleia Municipal de Góis -.

    ResponderEliminar
  23. Espectacular as projecções na rua do pombalinho com o jazz, foi uma bela combinação parecia que estávamos no bairro alto.

    ResponderEliminar
  24. Mas qual é a semelhança! Não me digas que são "as meninas"!...

    ResponderEliminar
  25. que meninas? a semelhança foi ver uma rua cheia de vida. foi essa a semelhança

    ResponderEliminar
  26. Acho isso dificil! Como é que um morto como tu consegue descobrir vida e logo na rua do Celeiro? Deves ter uma sociedade qualquer com os tasqueiros!...

    ResponderEliminar
  27. Foi uma noite diferente e com muita qualidade sim senhor. Nunca tínhamos visto nada assim. Grande abertura!

    ResponderEliminar
  28. Eu achei uma porcaria!
    Fizeram aquilo numa zona de passagem.
    Pelo menos tinham feito noutro sítio.
    E depois ainda andavam lá a enxotar as pessoas.
    Francamente...

    ResponderEliminar
  29. Zone de passagem... se fizeres um arraial no terreirinho, vais estar a ocupar zona de passagem, quando fazem as procissões na rua ocupam uma grande zona de passagem, quando fizeram o fogo de artificio cortaram a luz en grande parte da via pública, quando andam por aí esses palhaços na rua fazem-no em zona de passagem, tu és é do contra e obsoleta. estamos fartos de ideias quadradas que nem nos animam nem nos levam a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  30. Então prontos! E agora já andas mais animado? Ou será "enfrascado"! Aliás deves é estar deslumbrado porque tu a olhar para as projecções deve ser pior que um boi a olhar para um prédio!...

    ResponderEliminar
  31. A rua é liiiinda!

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.