sexta-feira, 23 de julho de 2010

Góis Arte - Biodiversid’Arte: Arte e Biodiversidade

Várias formas de artes exaltaram a natureza. Pela primeira vez, o cinema fez-se presente.

"assinalar com arte e com a cultura a diversidade da natureza viva é um modo diferente de divulgar e promover o potencial natural do concelho"
Lurdes Castanheira

DIANA DUARTE
Peixes, fruta, água, borboletas, árvores, campo, aspectos da vida rural, dominaram este ano as obras de arte da 14.ª edição do GóisArte, dedicado ao Ano Internacional da Biodiversidade, que se está a assinalar. Sob a forma de pintura, escultura, fotografia e, pela primeira vez no
certame, cinema, de 16 a 18 viveu-se a arte no concelho, com a exibição de curtas-metragens, de jovens goienses, espectáculos de dança, de multimédia, de música e o conjunto artístico nas Galerias da Casa do Artista, patente até dia 31 de Julho.

Inaugurada após a sessão solene do certame, naquele espaço as obras são de facto demonstrativas que o tema foi levado à letra pelos artistas, como o quadro de pintura, em acrílico, intitulado "Biodiversidade-me, biodiversidade-te, biodiversidade- nos" de Carlos Inácio. Esta é uma das cerca de cem obras, entre 57 que foram seleccionadas e as de um grupo de 15 artistas convidados.

Reportando o tema do evento ""Biodiversid'Arte: Arte e Biodiversidade" ao próprio evento, a presidente da Câmara Municipal, Lurdes Castanheira, considerou que "assinalar com arte e com a cultura a diversidade da natureza viva é um modo diferente de divulgar e promover o potencial natural do concelho de Góis". Assim, pretendeu-se "demonstrar que o Homem para viver e alcançar uma melhor qualidade de vida, soube moldar-se ao meio em que está inserido e tirar partido do que de bom a natureza lhe proporcionou."

O signo serviu, deste modo, para exaltar características do concelho, nomeadamente "o facto da Natureza se apresentar neste território em todo o seu esplendor, com uma riqueza extrema que deve ser valorizada e preservada em toda a sua plenitude".
Dado o tema, o presidente da Assembleia Municipal, José Carvalho, alertou para o facto de ser imprescindível preservar o ecossistema e aumentar a biodiversidade, função que deve ser extensiva a todos. E exemplificou com Góis, ao falar da truta e das necessárias águas límpidas para se desenvolver.

Rotunda de Oroso perpetua convénio
A rotunda ValD'Ama é agora uma rotunda dedicada ao Município de Oroso, À entrada da vila, do lado de acesso à Lousã, figura um monumento, da autoria de cinco o alcaide de Oroso, Manuel Mirás f e o representante do Governador ( escultores, portugueses e galegos, como forma de homenagear o concelho que tem uma alameda com o nome de Góis. A escultura foi a prova da gratidão da autarquia goiense pela acção dos autarcas espanhóis e o reconhecimento pelo convénio entre os dois Municípios. Uma forma, portanto, de "perpetuar o relacionamento entre os dois municípios e deixar uma marca que perdure no tempo", cuja presença da água na rotunda simboliza "o elemento congregador e identificador dos dois municípios e a força que se quer imprimir ao relacionamento", disse Lurdes Castanheira. No momento de inauguração deixou uma palavra de homenagem a José Girão Vitorino,
dado que foi o autarca que iniciou o contacto com as entidades oficiais do concelho espanhol. "Hoje temos aqui os frutos desta relação de amizade".

Manuel Mirás Franqueira, alcaide de Oroso, mostrou-se surpreendido pela "importância" do Monumento. "Enche-nos de orgulho o ícone de Oroso representado de maneira tão digna. Está num lugar emblemático, está em Góis e feito
por artistas excepcionais".

Mais exigência
Machado Lopes, júri do certame, representou o colega José Manuel Carneiro e o Movimento Artístico de Coimbra no dia da abertura do GóisArte, Aquele, num texto lido por si, alertou para a necessidade de se trabalhar; em esforço, para além da superficialidade. "O júri apela a trabalho exigente", disse, "onde o artista se supera a um trabalho maior".

Na cerimónia solene da abertura do GóisArte, Lurdes Castanheira fez um "exercício de memória", aludindo a José Cabeças e José Girão Vitorino. Do primeiro enalteceu e reconheceu o "espírito visionário e empreendedor" o qual, nas suas palavras, teve a coragem de criar em Góis uma nova centralidade no panorama cultural do país. Sobre o falecido autarca, vincou que soube continuar a, introduzir-lhe novos motivos de atracção e internacionalizá-la.
in Jornal de Arganil, 22/07/10

19 comentários:

  1. Ningém posta ao fim de semana?
    Foi tudo de férias?
    Isto está morno.

    ResponderEliminar
  2. Gostei de var as Torres Gémeas,no Val Dama

    ResponderEliminar
  3. Sempre vi o sítio descrito como "Valdama"! Agora já se grafa de outra maneira?! Quanto ao "monumento", que coisinha mais feiosa! Também para quem é, bacalhau basta!...

    ResponderEliminar
  4. Está tudo pago.Os Espanhois já deixaram Góis.O "artista" do MONUMENTO já levou o dele e não foi pouco. A Câmara pouco paga ( espera-se que a Inspecção ou melhor o senhor Inspector esteja atento )pois os Programas "Progride" e "Amostas!!!" ainda ^teem "SALDOS"

    ResponderEliminar
  5. Que é iso da Inspecção? Conta lá...

    ResponderEliminar
  6. Está uma inspecção na CMG. Decerto que não encontram nada do que deviam encontrar! E há por lá muito para ver! Vai uma aposta?...

    ResponderEliminar
  7. Diz que quem anda cagadinho de medo é o Mario garcia. Pudera com as trapalhadas que fez com o pessoal...

    ResponderEliminar
  8. Ó meu, quem não deve não teme. Qual é o problema da inspecção?
    Todos os municípios são alvo de inspecções de 5 em 5 anos.
    Qual é o stress?

    ResponderEliminar
  9. Há sim!!! Mas esta Inspecção de rotina....ainda só está a analizar "queixas" e "pedidos de esclarecimento" depois se vê.

    ResponderEliminar
  10. Por falar nisso, onde nos podemos queixar e pedir esclarecimentos acerca dos serviços da CM?

    ResponderEliminar
  11. Eh pá, quweixa-te à presidenta! Mas leba cópia da carta e manda carimbar! Por via das dúvidas! E dos esquecimentos na gaveta!...

    ResponderEliminar
  12. Para fazer queixa dos serviços das Câmara Municipais, caso não consiga falar com um responsável, é melhor queixar-se ao provedor da justiça:
    http://www.provedor-jus.pt/

    ResponderEliminar
  13. Seus bandalhos! UJC

    ResponderEliminar
  14. Olh'ó espelho!...

    ResponderEliminar
  15. Ó UJC
    Tem paciência. Quem com ferros mata com ferros irá morrer.Livra-te do BEM que praticas e verás a quantidade de MAL que provocas.

    ResponderEliminar
  16. Para fazer queixa dos serviços das Câmara Municipais, caso não consiga falar com um responsável, é melhor queixar-se ao provedor da justiça:

    http://www.provedor-jus.pt/

    ResponderEliminar
  17. Anónimo4/8/10 12:28

    Ó UJC
    Tem paciência. Quem com ferros mata com ferros irá morrer.Livra-te do BEM que praticas e verás a quantidade de MAL que provocas.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo7/8/10 00:47

    Sou dos que ainda acreditam na politica autarquica quando exercida por naturais ou residentes nas suas áreas de vivência. Se aqui estou a dar esta minha opnião é porque, nesta altura, o concelho de Góis está a ser o reflexo da má governação do "Moçambicano". Que fez? Deu o seu nome ao recinto desportivo e a uma avenida na sede do concelho e aceitou, por troca, uma medalha municipal. Assim; como querem agora estar a "massacrar" a maioria socialista na Câmara Municipal se a mesma está a fazer o trabalho politico da oposição á politica PS de trinta anos!!!!

    ResponderEliminar
  19. Vão ser expulsos do PS 100 militantes.
    Até o Narciso Miranda vai ser expulso.
    Aqui ainda niguem foi expulso deixa-me rir.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.