segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Jumento - AFINAL HÁ MAIS "BURROS"...AINDA BEM


DIÁRIO DE COIMBRA,HOJE

Ainda estamos todos a tempo de mudar

Luís Santarino
A Coimbra socialista, por onde passou e continua a passar tanta e tão boa gente, defensora de valores e princípios inalienáveis, está a transformar-se numa coisa sem jeito.
A última intervenção do Presidente da Concelhia enquanto vereador do Partido Socialista não foi política. Foi de ódio pessoal. O que em política, e sobretudo na sociedade de Coimbra não se pode nem deve admitir. Só a inabilidade para um comportamento ético pode justificar tal afronta a um Partido, que não pode continuar a viver num clima de constante má educação.
Um desvio de 600 euros não poderia nem deveria ser motivo de combate político. Para quem achava que o melhor era eleger um “Princípio de Peter”, aí têm! Fizeram um belo trabalho, não há dúvida!

Como epílogo da cena protagonizada, um jovem pôs fim à vida!
O Secretariado da Comissão Política Concelhia reuniu e decidiu… que foi um mero azar circunstancial! Já nem a vida se respeita!
Em tempos que já lá vão, era uma vez um cidadão que utilizava o carro e o telemóvel de uma empresa pública para o trabalho político partidário. Isso, percebe-se – ou não – para a justiça nada vale, apesar dos milhares de euros de prejuízo. Para a ética socialista tem um valor incomensurável!
Quando a incompetência profissional é levada ao extremo de se confundir expropriações e escrituras, então o desastre ainda é maior. Só que vergonha não é palavra que exista no seu léxico, e daí se lavem as mãos como Pilatos!

Tudo somado é muito mais do que um desvio de 600 euros, que não deixa de ser grave, mas que não pode colocar um jovem numa situação de suicídio. O seu acto só demonstra que era um homem de carácter e que, só num acto de desespero se apropriou daquilo que não lhe pertencia.
O Partido Socialista deve apresentar desculpas à família. É o que faço aqui em meu nome pessoal, dos que me elegeram para a Comissão Política de Federação, pelo respeito que, em qualquer situação, deveremos ter pelo ser humano.
O Presidente da Federação de Coimbra deve assumir uma atitude forte e determinada.
A mulher de César não pode ser só séria; tem de parecer!
Vivemos na sociedade do “vale tudo”! Ainda estamos, todos, a tempo de mudar!
24/8/11 04:44



52 comentários:

  1. Algumas perguntas que os portugueses nesta altura colocam e que cada um vai respondendo, de acordo com a sua moral e angústia:

    Por que motivo um adulto menos qualificado há-de trabalhar, por conta de outrém ou por conta própria, se a sua família pode receber mais do Estado por nada fazer?
    Por que motivo um profissional que não passe recibo do que faz, seja profissão manual ou outra, há-de desperdiçar a oportunidade de solicitar rendimento social de (des)inserção, se pode complementar o seu rendimento laboral com um apoio financeiro do Estado para si e para a sua família?
    Por que motivo alguém não há-de acumular o salário do trabalho real com o subsídio de desemprego, durante o período mais ou menos longo em que o recebe?
    Por que motivo deve alguém trabalhar, poupar e arriscar, para comprar e pagar as duras prestações de uma casa se o Estado/câmara lha dá, estipulando apenas a compensação de uma renda irrisória que bairros inteiros (e água, gás e electricidade...) não pagam?

    ResponderEliminar
  2. Pelo motivo de que isto é o "salve-se quem puder"! É tirar enquanto vai havendo, porque quando estoirar, e não falta muito, pagamos todos por igual!...

    ResponderEliminar
  3. Claro ó Nunes! Quando se fala de coisas sérias lá vem o escoicear da mula sarnenta! Raio de velhadas! Mas tu, nunca mais morres ó Nunes?!...

    ResponderEliminar
  4. Oh diabo, anda por aí a tesoura! Ó Blogger tu eras bom era para ter sido PIDE. Usas o lápis azul como ninguém! Agora atura o Nunes!...

    ResponderEliminar
  5. Quem quer que entre em conversa com TIR/JCN/CBS/GOS está exactamente a fazer o mesmo que ele, ou seja a desviar a atenção das pessoas do que verdadeiramente interessa e a impedir a discussão salutar.

    ResponderEliminar
  6. Ou seja, é esse o teu conceito de liberdade! "Dirigir" a discussão e determinar o que se deve ou não discutir!!!
    O homenzinho é abjecto, mas tem direito a vir aqui dizer o que quiser! É responsabilidade dele, não é de mais ninguém! Até porque toda a gente sabe quem é!
    Agora o que tu estás a fazer é muito pior!
    E se não entendes isto, então não sabes o que é democracia, ou, talvez saibas "bem demais"!...
    Nunca gostei de moralismos bacocos ou de gente armada em "artistas iluminados"! Fico com urticária, percebes!...
    Já sei que me vais dizer que só cá vem quem quer! Tens razão!
    Passar bem...

    ResponderEliminar
  7. E mais!...
    Tu com esta atitude estás objectivamente a defender o poder súcia instalado Góis!
    Fez mais o Nunes em meia dúzia de patacoadas que por aqui deixou, para descredibilizar e denegrir a actual Câmara, do que todos nós somos capaz de fazer em anos de discusão e critica!
    Porque, através dele e do seu baixissimo nível intelectual, sobejamente aqui verificado, foi possivel aquilatar a verdadeira essência das pessoas que compõem aquela Câmara.
    Quem o quer calado não são os opositores, são os próprios súcias, obviamente.
    Por isso, quando "calas" o Nunes, estás a prestar um serviço impagável ao actual poder. Afinal foi fácil comprar-te! Tu não passas de mais um súcia desalinhado!...
    Tudo farinha do mesmo saco!...

    ResponderEliminar
  8. Apenas para dizer que concordo, em absoluto, com a postura do Liberdade. Devemos estar todos agradecidos a este espaço que ele nos proporciona e tem toda a razão relativamente ao que diz sobre o Prof JOÃO DE CASTRO NUNES que nos envergonha a todos mas, muito mais a ele próprio e a todos os que ainda viam nele uma ponta de decência e conhecimentos.

    ResponderEliminar
  9. Eh pá o velho é assim e vai morrer assim! Além disso só se ofende quem quer! Afinal que "importância" tem o individuo para nos ofender a todos?!!! Não tem!...
    Deixem-no falar as baboseiras dele! Deixem-no chatear a Lulu e mostrar-lhe a sua abnegada devoção! Também já lhe resta pouco tempo de vida, e sempre ouvi dizer que "de velho a menino"! Além disso estes amores tardios costumam acabar mal, quando contrariados!...
    De facto isto sem as bacoradas dele não tem piada! E mais, em quem é que eu vou "malhar" agora?!...

    ResponderEliminar
  10. Olha a vítima. Coitadinho do NUNES, ele que não ofende niguém...só roubou o património da lomba do canho e das minas de Góis e....como todos bem sabemos!

    ResponderEliminar
  11. Ora gaita! Tiraram o "brinquedo" ao Nunes! Não se faz isto ao velho! Coitado...

    ResponderEliminar
  12. Força, malandros! Ao ataque, sabujos! Cerram fileiras, piolhos! Tendes "carta branca" para atacar o DE NUNES, que dá água pela barba! O despeito não tem regras nem limites! "Fartar, vilanagem!". O que faz o despeito de mãos dadas com a irreprimívelinveja ante o virtuoso talento do DE NUNES, o intocável DE NUNES, que projectou Góis e Arganil para além fronteiras! Que miserável matiha de cães açulados pelo dono, sem trela nem mordaça! Ao ataque, pá, enquanto o DE NUNES não vos faz um monumental manguito à laia do zé-povinho! TIR

    ResponderEliminar
  13. O "Liberdade" mostrou-se farisaicamene indignado pelo facto de o DE NUNES se referir ao "morto" que lhe matou a filha. Pois é! E ele respeitou-lhe acaso a memória da filha "morta"? A Providência... não dorme nem morre. Cautela, pá! Não "elimines" o que não te convém, mas que já corre de boca em boca. Não foste a tempo, a começar pela gentinha da tua casa. Apavorados! TIR

    ResponderEliminar
  14. Como o texto foi "eliminado" pelo "Liberdade", volto a lembrar-te, ó jumento, que um povo que se diverte e vive em permanente estado de festa... é um povo feliz, por mais que te trinhes! JCN

    ResponderEliminar
  15. Sabias, ó pá, que antes que os "elimines" o senhor abade está a registar todos os "comentários" que navegqm por este sujo mar de lama?! Já lá está essa das netinhas que tens sob a tua guarda! Pode ser que ele, com água benta, apazigue as justas iras de Deus! Resguarda-te, pá! Que pulha!
    TIR

    ResponderEliminar
  16. "A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais.

    Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes a exprimir ideias e opiniões diferentes e até contrárias.
    Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.

    A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada, cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas.

    Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

    A liberdade de expressão é um direito fundamental e funciona como um verdadeiro termómetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário.

    A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivida."

    Os artigos aqui publicados pretendem provocar uma reflexão sobre os mesmos.
    Acontece que o dialogo tem sido substituído por um monologo decrépito que impede e restringe a liberdade de expressão de todas as outras pessoas que por aqui passam, que se vêm enxovalhadas. A discussão deixa de ser de interesse público para ser de carácter pessoal e do interesse de um grupo apenas (os que se sentem ameaçados por este espaço), numa clara tentativa de suprimir e restringir o diálogo, para logo a seguir desvirtuarem o espaço acusando-o de propagandear uma falsa liberdade.

    Ora a partir do momento que alguém tira proveito da democracia e da liberdade para se apoderar violentamente dela, que é o que o TIR/CBS/GOS/JCN/etc. tem feito, ambos os conceitos deixam de existir.

    Quero relembrar ainda que todos são avisados do que não é permitido neste espaço "Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não dá o direito a alguém de ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele."

    Se os comentários são livres é porque fundamentalmente acredito no Ser humano e na sua capacidade de Ser social, Ser pensante e de gerir a sua liberdade, ao contrário do que o sistema quer! Se nada disto existir será muito mais fácil manipular as pessoas.

    ResponderEliminar
  17. Aprendeste a lição, pá? Tem presente que foste tu próprio que começaste por trans formar este espaço num fedorenta latrina, fazendo do Nunes o alvo preferido das tuas provocatórias invectivas! Foste precisamente que me fizeste deixar de acreditar no Ser humano, que obviamente tens deixado de ser. Olha pelas tuas netinhas, pá, e deixa-te de tretas!

    JCN

    Nota - Se apagares, volto a pôr tantas vezes quanto as precisas: democraticamente! JCN

    ResponderEliminar
  18. O Problema, ó "Liberdade", é que não há "meias liberdades"! Ou cortas literalmente tudo quanto saia dos "teus" Cânones democráticos, ou deixas publicar tudo! Cortar só uma parte não vale nem é possível em democracia!
    Limpar uma parte do que o Nunes escreve, simplesmemnte não é exequivel! Ou limpas tudo, ou deixas o Nunes espalhar-se à vontade!
    Assim, o que fazes é manipulação espúria e tacanha e não leva a lado nenhum, como aliás acho que já percebeste!...

    ResponderEliminar
  19. Ontem deloquei-me Casa do Povo de Vila Nova do Ceira,para ver uma noite de fados de Coimbra e Tocadores de viola de Vila Nova do Ceira.
    Foi um autentico banho socialista que levei quando cheguei a casa estava todo de vermelho.
    Um guitarrista começou a mandar areia para os olhos,que agora é que Góis vai bem na Cultura já dá medalhas de ouro a pintores e empresários,a dra.Lurdes até cresceu água na boca,o José Rodrigues com o rabito abanar,eu até julgava que isto era uma sessão de exclarecimento do PS.
    Os vareadores do PS
    O Motorista da dra
    Realmente como ainda andamos atrazados.
    Vou tentar não cair na mesma ratoeira.

    ResponderEliminar
  20. Pois, só cai quem quer! Mas ouvi dizer que quem organizou a "coisa" foi o Zé do Café!...

    ResponderEliminar
  21. O Zé do café e sr.Filisberto.
    Só dá escravelhos

    ResponderEliminar
  22. Caro comentarista das 11:43, o seu conceito de democracia está de tal forma deturpado, que só posso sugerir que se esclareça em alguma enciclopédia. Os vossos argumentos são desconexos da realidade do GóisLivre. Nem o Nunes, ou lá quem seja, se pode queixar de ser vítima, nem a VIOLÊNCIA dos seus comentários cabem neste espaço porque vão contra esta pequena regra, que pode ler antes de deixar um comentário, que legitimamente dá o direito de apagar o que não estiver de acordo com a mesma.

    Aqui a única manipulação é vossa; qualquer um pode ver que vocês não querem que as pessoas pensem por si nem reflictam sobre coisa nenhuma.

    Os 2 últimos textos têm um imenso valor humano e ainda assim o seu autor foi atacado, o vosso comportamento é de tal forma TOTALITÁRIO e AGRESSIVO que acaba com qualquer democracia e liberdade, porque não acreditam nelas.

    O JCN/CBS/TIR/GOS ou PQOP é pura e simplesmente SPAM!

    ResponderEliminar
  23. O pá das 11:56:

    Olha que a arte... não tem cor! Tu é que não tens olhos para a ver nem alma para a sentir! Como dizem os brasileiros, és um bocó! TIR

    ResponderEliminar
  24. Sim,eles gostam de ludibriar o povo. Já na campanha organizaram um encontro de juventude, a juventude inocente e distraída apareceu julgando ser algo do seu interesse e totalmente apartidário, chegaram lá e levaram com um comício.

    ResponderEliminar
  25. Ao das 17:21, bem, esse comentário ou é de alguém muito burro ou como o Jumento diz, e muito bem, quer fazer dos outros. A discussão deve ser obviamente em torno do texto publicado e os comentários devem remeter para o texto. Mas isto aprende-se na primária.

    Depois, é responsabilidade dele não. Este espaço é da responsabilidade do administrador,por isso é que existe o cargo. hahaha
    É um espaço público e tem os seus contornos.

    Ele há cada um?!

    ResponderEliminar
  26. Ó pá, o comentário das 17:21 foi "suprimidade, pá! Deixaram-te a foder em branco! Que gajos! Só libertinos! Querem o forno só para eles! Grandes filhos da puta, que os parisse a todos... bem paridos! Fizeram-te fazer figura de parvo, carago! TIR

    ResponderEliminar
  27. Corrijo a gralha "suprimidade" por "suprimido". O "liberdde", em tesouradas, não tem mãos a medir! Dava para barbeiro. Também, com os estudos que, que nais havia de pretender! JCN

    ResponderEliminar
  28. Por que suprimiste, ó "liberdade", o meu comentário ao teu SPAM ? Deu-te algum "espasmo", ficando com a boca ao lado?.. Olha que a Providência não forme! Cuida das tuas netinhas, pá! Olha o que aconteceu à filha do Nunes, a cuja memória faltaste ao merecido respeito! Não te "espasmes"! JCN

    ResponderEliminar
  29. Anónimo1/9/11 03:23

    Ó das 19:29, tu não ENTENDES o que está escrito, pois não?
    Logo vi que és demasiado burro para perceber determinados conceitos!
    Olha que há por aí muita escola!...
    Que não te falte a vontade!...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo1/9/11 03:26

    o que aconteceu à filha do Nunes, foi triste mas, para ela, teve a vantagem de não se3 aperceber do nojento pai que teve...

    ResponderEliminar
  31. Anónimo1/9/11 03:45

    Ainda bem que falam dos fados na Casa do Povo de VNC. Também eu lá estive e senti-me violentado. Gostei do espectáculo mas não deve haver aproveitamento político do evento. Até por respeito ao público. Não se percebe porquê discursos de guitarristas e, muito menos, da Presidente da Câmara que fez um comício em vez de, se fosse caso disso, meia dúzia de palavras de incentivo. E que dizer da oferta do ramo de flores a sua Exa? Patético. Quem é de VNC, não estranha. Conhece o lambe-botas que está frente da Direcção e percebe que outros jovens militantes do PS (catarina da TOca e rafael dos porcos...) também batem palmas na direcção. A primeira já tem emprego e o segundo quer transferir a pocilga. É assim que as instituições vivem. Da CM e para a CM. Viva os lambe-botas den VNC (O escriba tasqueiro (já só falta reformar o canário pois ele, a mulher e a filha já estão), o artista dos pequenos almoços de contos de reis na esplanada por conta da CM no Góis Arte e seu filho mongoloide, os manos dias, os infelizbertos,os casi e amigo(a), etc., etc., etc.
    Para mim, enquanto isto continuar, acabaram os espetáculos na Casa do Povo, nova sede do PS onde se fazem comícios, bebícios, fstas de Natal para a família, votações políticas, etc. ...... infelizbertamente!!!!!!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo1/9/11 05:17

    Apoiado "camarada"! Bota sola cardada nos rabiosques dessa cambada! E o presidente da Junta também lá esteve? Ou esse, como é do PSD, não foi convidado?...

    ResponderEliminar
  33. Ó "liberdade", o JCN é tão "violentamente" SPAM como tu e os teus cabotinos cães de fila sois uma récue de frustrados e deprimidos invejosos! Vai-te ,coçar, pá! JCN

    ResponderEliminar
  34. E, já agora, ó pá das 03:26, acrescenta: e da impunidade do respectivo assassini, que só não foi para a cadeia graças à generosa intervenção do pai junto das instâncias judiciais. Para ficar tudo completo, pá! TIR

    ResponderEliminar
  35. Anónimo1/9/11 06:35

    Isto aqui em Vila Nova do Ceira,tem uns camaradas muito jeitosos.
    O José do Café,assim que se fala na LULU até fecha o café para lember as botas.
    O Filisberto é o BOBO da CORTE SOCIALISTA.
    O Mario e sogro são os anti-fascista da treta,Abreu dá o meu.

    Viva Portugal

    ResponderEliminar
  36. Anónimo1/9/11 06:37

    oh pá olha que andas mesmo cego ou és tão mentiroso que agora até dizes que foram apagadas coisas que não foram. hehehee que fraco sois carago!

    É ridículo esta falta de independência politica de toda a actividade cultural. A mulher está pior que Salazar.

    ResponderEliminar
  37. Melhor, querias dizer, pá, mas a língua... não te chegou! TIR

    ResponderEliminar
  38. Anónimo2/9/11 08:17

    Mas chegou a tua!!! E cheia de merda, como de costume!...

    ResponderEliminar
  39. Viva o feliz, pá! Onde tu não chegas... chego eu! És curto... demais! Não sei se me entendes!... TIR

    ResponderEliminar
  40. Anónimo2/9/11 13:41

    Entendo, entendo! Por exemplo, pela lei da vida vais chegar muito rapidamente ao covato, aliás já lá tens os dois pés!...
    "Não sei se me entendes"!...

    ResponderEliminar
  41. Dás-me um grande novidade, pá! JCN

    ResponderEliminar
  42. Anónimo3/9/11 02:58

    À borlix, Nunes! Não precisas de agradecer!...

    ResponderEliminar
  43. Anónimo3/9/11 04:46

    Os goienses deveriam fazer uma estátua ao Nunes e plantá-la no Pombalinho. Homenagem mais que justa.

    ResponderEliminar
  44. Deixem lá a "estátua", Amigos; o Nunes contenta-se com um caloroso aperto de mão. Podem crer! TIR

    ResponderEliminar
  45. Anónimo3/9/11 05:22

    Reparem na discrição, na modéstia! Grande Homem!
    Até me vêm as lágrimas aos olhos...

    ResponderEliminar
  46. Anónimo3/9/11 05:23

    Mas o Nunes já tem estátua em Góis!!! É a dos "paneleiros", em frente aos bombeiros!...

    ResponderEliminar
  47. Olha que essa, rapazola, deve ser a do teu pai! Tem todos os traços, carago! TIR

    ResponderEliminar
  48. Anónimo3/9/11 13:55

    Não nos confundas! Tanto eu como o meu pai, gostamos é de mulheres! Homens é contigo!...

    ResponderEliminar
  49. À falta de mulheres, pá, sempre vais dando um jeito, a exemplo do teu pai. Já te esqueceste do Arnaldo?... Tens todo o ar! TIR

    ResponderEliminar
  50. Anónimo4/9/11 12:15

    Patacoadas, ó Nunes, só patacoadas!...

    ResponderEliminar
  51. Estás-te a reconhecer, pá?! Até parece!... TIR

    ResponderEliminar
  52. Quando o Nunes tem na frente
    um bandalho a chateá-lo,
    manda-lhe um peido valente
    para não cantar de galo!

    JCN

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.