sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VAMOS BRINCAR À CARIDADEZINHA, FESTA, CANASTA E BOA COMIDINHA


O Banco Alimentar distribui alimentos fora de prazo mas que estão em condições de serem consumidos, afirma Isabel Jonet, presidente da instituição.
"Todos os alimentos que saem do Banco Alimentar são objecto de controlo de salubridade por parte da Alicontrol, empresa certificada, e estão em condições de serem consumidos, apesar de alguns já terem ultrapassado o prazo de validade", disse ao CM a responsável, acrescentando: "Agora, por exemplo, estamos a distribuir arroz que está fora do prazo. Entregamos às instituições que recebem os alimentos certificados de salubridade".

A primeira citação e´, como saberão pelo menos os mais velhos, de uma canção de José Barata Moura e a segunda de uma notícia que li no Correio da Manhã.
Vem isto a propósito do que vejo ser usual no nosso concelho. A ajuda que se preconiza é DAR algo. Como se isso chegasse. Como se a esmola não fosse uma forma de aliviar a nossa pesada consciência. Como se dar esmola não seja transformar um pobre ... num pedinte. Não, não damos a cana para que o faminto pesque e, muito menos, o ensinamos a pescar. Nós, damos o peixe para que, quando ele acabar, nos voltem a pedir e assim nos sintamos importantes e influentes. 
E aqui, o problema não é só dos políticos. É também das organizações religiosas, nas instituições de solidariedade social, etc. É um problema que nos toca a todos. Quantos de nós não conhecemos famílias que vivem de e para as "esmolas"? Quantas delas realmente têm de facto, necessidades? Quantas delas, depois da primeira ajuda, levantaram a cabeça e iniciaram uma nova vida?
E isto não deveria ser suficiente para invertermos o nosso procedimento? Quando vamos perceber que o nosso papel na sociedade tem de ser outro? Quando vamos perceber que a nossa consciência não pode ficar aliviada com este constante "brincar à caridadezinha"?
Quando perceberemos que, por determos o poder político e institucional para ajudarmos uns e não todos os que precisam e não o fazemos criteriosamente, em vez de ajudarmos os primeiros (que eventualmente não necessita de ajuda) estamos, isso sim, a prejudicar os segundos...

12/8/11 0

19 comentários:

  1. Porra para as "reflexões" do jumento! Por que não vai largar os cagalhões para o "Varzeense"? Arre que o gajo é chato que se farta! "Porra, senhor abade!". TIR

    ResponderEliminar
  2. "Nós, damos o peixe para que, quando ele acabar, nos voltem a pedir e assim nos sintamos importantes e influentes."...
    Não é nada disso...
    Damos o peixe para transformar o individuo num "dependente" da nossa esmola!...
    Transformamos uma pessoa que devia ser livre numa marioneta manipulável para conseguir os nossos interesses, nomeadamente o seu voto...
    O jumento às vezes fica um pouco aquém...
    Será medo?...
    Ou não sabe mais?...

    ResponderEliminar
  3. Ó pá, que há-de fazer um burro senão zurrar?! TIR

    ResponderEliminar
  4. Aqui vai uma chamada de atenção ao sr.dr.Mário Garcia,e sra.Presidenta,que nas Cruzinhas no desvio para a Varzea Grande,devia estar uma tabuleta a indicar Coimbra,assim vai contribuir para menos desastres,como aquele na sexta-feira de noite,com uma motar.

    ResponderEliminar
  5. E morreu gente.

    ResponderEliminar
  6. É... parece que um... "foi"...

    ResponderEliminar
  7. "foi" ou "foi-se", pá? TIR

    ResponderEliminar
  8. Por acaso foi a moça... coitada...
    Mas está mal!... Tinha sido muito melhor "serviço" se tivesses sido tu, ó Nunes!...

    ResponderEliminar
  9. AHAHAHAHAHA!!1 Em resposta, só te "saiu" isso da mona!... Fraquinho, fraquinho... Estás arrumado!...

    ResponderEliminar
  10. Fia-te nessa, pá! Por onde queres que te "entre" a próxima?... TIR

    ResponderEliminar
  11. Não morreu nem ele nem ela.
    As melhoras para os dois.

    ResponderEliminar
  12. Afinal o que é que se passou no balcão único da câmara há dias?
    Parece que havia um munícipe que queria bater em alguém.
    Até a presidenta foi chamada para ver o que se passava e resolver o assunto!!!

    ResponderEliminar
  13. Se calhar ele queria era "bater" nela!!!... Por isso chamaram a pessoa certa...

    ResponderEliminar
  14. Eis o que se chama uma conversa... de patetas! TIR

    ResponderEliminar
  15. Sim sim... logo que entras a meter a colher, isto fica logo tudo "pateta"!... Á tua imagem e semelhança!...

    ResponderEliminar
  16. Até que enfim, pá, que lá chegaste! Até que enfim que te deste conta de que, com duas penadas, vos reduzo a "patetas"... ao quadrado! Missão cumprida, senhor abade! TIR

    ResponderEliminar
  17. Anónimo4/9/11 16:15

    Neste seu post você consegue ser mesmo burro.Deveria V.Exa ter-se informado 1º sobre o que pretenderia escrever.A validade dos produtos fornecidos pelo Banco Alimentar é regulada pelos serviços de salubridade.Talvez se o sr se desse a esse trabalho descobriria algo tão simples como por ex:iogurtes.Por lei são obrigados a mencionar uma data de validade muito inferior áquela que o produto suporta.Consumir de preferência até, não diz que o produto não está em condições.Tenho imensa pena de si. Pobre jumento .Mas conviduo a visitar o Banco Alimentar que queira, entre e peça para ser esclarecido sobre tudo, sobre o seu funcionamento,contas,tudo.Será recebido é sem chá.Embora o chá que não tomou em pequeno lhe faça falta.Você é dos tais esquerdalhas que defende:Todos pobres todos iguais.Eu prefiro uma sociedade em que possamos tentar ser todos ricos.Não esperava tanta falta de conhecimentos da sua parte Jumento.Qunado falar do Banco Alimentar por favor lave a boca porque deste modo suja-lhe o nome.O sr demonstra aqui ser rançoso e mais uma vez lhe digo:que dó!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo4/9/11 16:16

    Corrijo: convidu-o.

    ResponderEliminar
  19. Aprende a lição, jumento! Aprende e agradece, se tens estaleca para tanto! Deixa, por um instante, de zurrar e raciocina, pá! TIR

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.