segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Jumento- Ética Jornalística, Politica e o Interesse Público

Aparente suicídio: Seria pedir muito? 


Escrito por Rui Avelar Sábado, 20 Agosto 2011 13:11 
Um funcionário dos SMTUC ter-se-á suicidado, anteontem (18), sendo que, na véspera, em reunião camarária, foi invocado um caso de desvio de 600 euros, de que ele seria autor.
Quero crer que o suspeito não pôs termo à vida apenas por um vereador, com discrição, ter aludido ao episódio, numa sessão da autarquia, mas o respeito pela vítima, pai de um rapaz (menor de idade), impõe-me que não especule sobre o assunto.
Uma questão assalta, entretanto, o meu espírito: Seria pedir muito que um Jornal não divulgasse a identidade da vítima? Acho que não, sobretudo quando esse Jornal opta pela ocultação de nomes de suspeitos quando eles são portadores de determinado estatuto.


Esta notícia, que foi replicada em vários jornais da região e nacionais, merece uma reflexão profunda. A história conta-se muito facilmente. Detecta-se um aparente desfalque de 600 (seiscentos) euros num serviço da CM de Coimbra. Um vereador da oposição levanta a questão na reunião de Câmara pois acha que aqui estava um motivo fortemente político para atacar a maioria que governa a Câmara. A notícia é publicada nos jornais, um na primeira página, identificando o EVENTUAL “criminoso”.

Este, fortemente envergonhado, põe fim à vida, deixando mulher e um filho menor. 
As questões que nos devem levar a reflectir são, primeiramente, qual o papel das oposições camarárias. Devem estar lá para fazer política a todo o custo, ou antes, para colaborar no essencial e diferir apenas nos aspectos realmente políticos? Pode e deve acusar-se um presidente de Câmara ou vereador por um trabalhador num momento de desvario ter uma conduta menos própria? É esse o seu papel? É para isso que foi eleito? Um político, na oposição deve fazer tudo para reconquistar o poder? A qualquer preço?

A segunda interrogação que se pode fazer é o papel da imprensa. Deve publicar tudo? Sem critérios e confirmação da notícia? Sem respeito pela privacidade de cada um?
Todos temos a noção que, cada vez mais só aparecem notícias, principalmente nos jornais regionais, que são PAGAS. E são-no, não directamente, mas através da publicidade que lhes é atribuída. E, se não for essa publicidade, os jornais fecham. E se fecham, os funcionários vão para o desemprego. Não será isto uma “pescadinha de rabo na boca”. O “Bocassa” da Madeira é, constantemente, acusado de ter um jornal para publicitar as suas obras e a sua imagem pago por dinheiros públicos. E Coimbra, não tem? E Arganil, não tem? E Góis, não tem?
Os dois jornais de Coimbra noticiaram, nas suas edições de 2ª feira, uma pretensa violação de uma jovem durante a concentração de Góis. Terão feito algum trabalho de campo no sentido de confirmar, ou não, a notícia? Uma jovem é encontrada vestida, mas sem cuecas, sobre um “capot” de um carro, diz que foi violada e a notícia é, imediatamente, publicada. E se for mentira? Quem é o responsável pelos prejuízos que daí advêm para o Góis motoclube, para a concentração e para a imagem de Góis? Não há responsáveis?

Voltando à notícia inicial, a minha indignação é enorme. Não deveriam ser julgados o Sr. Vereador e os jornais que publicaram a notícia e identificaram o infractor por autores morais de um homicídio (sob a forma de suicídio…)?
Falta apenas dizer que o jovem que, eventualmente, se apropriou indevidamente de 600 euros, tinha 35 anos. Não teria tempo de expiar esse “crime”? Quanto 600 euros não são “desviados” diariamente pelos políticos da nossa praça, em telemóveis, ajudas de custo, almoços, deslocações, etc., etc., etc..
SERÁ QUE SOU BURRO……..OU QUEREM FAZER DE MIM BURRO?


59 comentários:

  1. Ainda continuas a duvidar que és burro mesmo, pá?! Chapado! Agora é que eu vou contar a história do Albardas... da Benfeita! MUR

    ResponderEliminar
  2. Para quem viveu antes do 25 de Abril a liberdade de expressão deve ser um valor intocável. Para os outros, que sempre viveram em Liberdade não terá, eventualmente, a mesma força. Vem esta reflexão a propósito do que se vem passando, todos os dias, neste espaço que deveria ser de convívio e de troca de impressões. Claro que sendo, por definição, um espaço de intervenções não identificadas, leva a exageros que não deverão ser valorizados. No entanto, o que vem passando ultimamente, em que uma pessoa (?) “assinando” de várias formas agride todos os participantes e suas famílias, não deve passar em claro. O que é mais estranho é que a pessoa em causa tenha merecido, até mostrar esta faceta doentia, o nosso respeito e até, porque não, a nossa estima. Poderia ser, como alguns já escreveram apenas um problema de senilidade, mas parece que extravasa essa faceta. Quando assume e refere o eventual apoio da maioria camarária, o assunto reveste-se de contornos preocupantes. Será isto possível? Será isto “encomendado”? Se assim for, para onde caminha a Liberdade em Góis? Reparem que esta postura tem, assumidamente, o propósito de impedir que se discutam assuntos importantes e vitais para o nosso futuro. Alguns participantes habituais deste espaço claramente bem intencionados, deixaram de participar pois não estão dispostos a serem enxovalhados. Eu próprio já hesitei em continuar a, humildemente, tentar contribuir para uma salutar discussão dos nossos problemas. O que passa, actualmente em Góis, é um clima de descontentamento mas, inexplicavelmente, as pessoas parecem ter medo de o mostrar. Problemas como o excesso de pessoal da CM que foi noticiado a semana passado, ou a reestruturação administrativa do País que pode pôr em causa a continuidade de Freguesias e/ou do próprio Concelho, parecem não nos preocupar. O arrastar de obras (apenas na sede do Concelho…) por tempo indeterminado (ex: Casa da Cultura, Campo de Futebol, Av. do Carvalhal dos Pombos, ETAR de Vila Nova do Ceira, Praia de Alvares, complexo Turístico do Baião, empreendimento turístico da ADIBER no Baião, abastecimento de água a Vila Nova do Ceira, obras no espaço envolvente da Biblioteca, os Estaleiros Municipais, o Mercado, etc., etc.,etc., ) deveriam levar a interrogações e a uma reflexão colectiva de todos nós. E que dizer das constantes festas a que temos assistido? Quem a s frequenta percebe que os “clientes” são sempre os mesmos e que apenas servem para promover pessoas. Góis volta a estar no Mapa e em todos os jornais, todos os dias. Mas, quanto custa? Em quanto ficou o Góis Arte, a FACIG, as Marchas e as constantes festarolas que, por cá, se promovem? A CM explora as Juntas de Freguesia: atribui-lhes subsídios diminutos e não deixa de lhes exigir contrapartidas: queres um espectáculo do Góis Arte? Então pagas aos artistas! Não interessa se concordas, ou não. É assim e pronto!
    Como em nossa casa, os orçamentos não são elásticos. Se se gasta em festas e circo, temos de cortar no pão. E este (para mim é palha…) é, francamente, mais importante que aquele. Começo a temer pela sustentabilidade económica e física do nosso Concelho. Gastando-se, como se diz por aí, mais de 15000 € em fogo da artifício e mais de 50000€ em “Sardets e Cids” está-se, claramente a escolher-se o Circo em vez do Pão. Esperemos que não tenhamos de vir a “comer” os palhaços do circo…
    Estes deveriam ser, em minha opinião, os temas que deveriam aqui ser discutidos por nós. Aliás, deveriam ser discutidos noutros espaços, aberta e francamente. Mas, é isso que não interessa e é isso que o nosso “amigo” tenta impedir, conspurcando tudo em que toca. Misturando o que há mais puro na Poesia com o mais degradante da ofensa, da má educação e da ordinarice. Não vamos deixar que ele consigo os seus intentos.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Jumento. Ainda um dia saberemos quem é. Tenho uma certa curiosidade em saber se é quem eu penso. Gostoda maneira como diz aquilo que nós pensamos e, seguindo a sua sujestão gostaria de abordar um assunto de que também já falou: o Movimento de Cidadãos por Góis. Acabou. Será que pelas mesmas razões porque deixou de escrever no Varzeense? O mesmo Polvo? Podiamos concordar ou não com as posições do MCG mas ele preenchia um espaço importante. Calaram-no? É que acaba quando os Editoriais mostravam algum desconforto perante o poder instalado. Nós sabemos que alguns personagens desta vila se serviram dele para chegar ao "poder". O que se passou. Os animadores do Movimento, que nós bem conhecemos não terão OBRIGAÇÂO de dar uma explicação?

    ResponderEliminar
  4. Ai agora estás preocupado com o Movimento Cívico? Então essa gentinha, que não passa de uma espécie autoproclamada de elite bem pensante, pura e simplesmente autodestruiu-se!!!
    Quando foram apoiantes declarados da LC e de um certo PS, perderam a independência e entregaram o ouro ao bandido!
    Afinal esta gente nunca valeu nada, sómente quiseram foi alcançar objectivos pessoais!... São de Góis, que se há-de fazer...

    ResponderEliminar
  5. Acabas, ó jumento, de passar a ti próprio o maior atestado de burrice que já vi em toda a minha vida! Por alguma razão o "Varzeense" te pôs na rua com um tremendíssimo pontapé no cu, vernaculamente falando! Agora é que eu vou contar a hilariante história do Albardas... da Benfeita Não achas, pá, que o gajo que se referiu à trágica morte da menina atropelada, em Arganil, por um médico que, sem a socorrer, se pôs na alheta, não passa de um escarro de Deus no penico em que tu também mijas? Pensa nisso, pá, antes de pôr a tua miserável língua na impoluta e suposta "pessoa" que pretendes atingir e da qual eu não passo de um humílimo mordomo. Pensa nisso, pá, caso na tua qualidade de "burro chapado" tenhas capacidade para raciocinar! TIR

    ResponderEliminar
  6. Pronto, está provado! O problema do Nunes é só um: é doente do foro psiquiatrico! Sofre de doença bipolar, com desdobramento de personalidades!...

    ResponderEliminar
  7. Até és capaz de ter razão, mas olha que eu não estou para aturar "malucos"! Cacete em cima dos costados, que é a única linguagem "séria" que eles percebem!...

    ResponderEliminar
  8. Quanto a ti, valentão do "cacete", o meu amo, o "ilustríssimo" Nunes, manda dizer que apareças, porque ele está ansioso por te tratar da cornadura! TIR

    ResponderEliminar
  9. Que se há-de chamar a um tipo que é simultaneamente ou alternadamente ser humano (?) e burro, assumido e declarado?! Tripolar?... Quadripolar? Diz da tua (in)justiça, pá, ou perdeste a língua? TIR

    ResponderEliminar
  10. Ser burro e humano ao mesmo tempo não é coisa dificil! Afinal é o que tu não passas de ser, e foi muito fácil conseguir! Bastou a tua mãe ter encontrado em devido tempo o "jumento" certo!...
    Qunato à doença bipolar de que sofres, contra factos não há argumentos1 Só remédios para minimizar os "estragos"!...

    ResponderEliminar
  11. Parece que o burro sou eu, mas quem escoicinha é o outro...

    ResponderEliminar
  12. Olha, faz jus ao nome também! Ou não sabes?...

    ResponderEliminar
  13. Generalizar?!!! Quem falou em tal?! Não não, a culpa é toda da tua mãe! Foi ela que escolheu não foi mais ninguém! Essa agora!...

    ResponderEliminar
  14. Preparem-se e ponham-se em sentido, de vassoura! Pelo tempo de resposta, vem aí versalhada do Nunes!...

    ResponderEliminar
  15. Pronto! Lá se embaralharam outra vez os dedos do Nunes com as teclas do computador! Depois só sai merda!...
    Tás mesmo taralhouco, ó Nunes!...

    ResponderEliminar
  16. Não chateies os gajos de Góis, ò DE nunes. Nós aqui em Arganil, conhecemos-te bem. Aqui, tu não declamas poemas, nem entras em Templospois podes roubar materiais...

    ResponderEliminar
  17. Oh pá, tiveste piada. Já agora podias ter dito que na CM de Arganil o Presidente e a maioria devem fartar-se de rir com estas piadas...

    ResponderEliminar
  18. Que pobres de espírito, carago! Não são capazes de articular um conceito elementar! Nem com as "novas oportunidades" estes tipos se safavam! Tòtós! TIR

    ResponderEliminar
  19. Bora lá ó Nunes! Malha-me nesses gajos! Eram súcias como tu, mas pronto, desta vez tens razão!...

    ResponderEliminar
  20. És um cobarde, pá! Tiveste medo que te fossem à mão por causa da minha referência ao Dr. Fernando Vale que, se não fosse pela intervenção do Prof. Castro Nunes, acabaria em algum presídio ou coisa similar? Tem vergonha, pá! Tem ao menos um mínimo de equidade! Estás a ficar ao nível da lama, pá! TIR

    ResponderEliminar
  21. És tão baixo que fazes alusão a uma pessoa que já morreu e que, ao contrário de ti, merece a consideração e respeito de todos nós.

    ResponderEliminar
  22. Não que eu tomo conta delass...por isso estão vivas...

    ResponderEliminar
  23. Não cuspas para o ar...

    ResponderEliminar
  24. Faço minhas as palavras! "Não cuspas para o ar", que te pode cair em cima um viscoso escarro! Endireita as costas, pá! Olha para o DE NUNES, com os seus noventa anos, lúcidos e sadios, teso como um virote! É o que dá... a consciência limpa e a reputação sem mancha! Põe ali ali os olhos... a dar para o vesgo! TIR

    ResponderEliminar
  25. Já reparaste, pá, que alguns dos teus cães raivosos se estão a virar contra ti?!... Já deram conta das tuas maquiavélicas mas frustradas tramóis... de aprendiz de feiticeiro! Um falido! Um falhado! Em toda a linha, ó "Liberdade"!. TIR

    ResponderEliminar
  26. Quando estiveres a afogar-te, ó "Liberdade", o DE NUNES deita-te uma mão, por que ele é uma pessoa de bem! MUR

    ResponderEliminar
  27. Quando a Policia prende o sr.Casimiro e srArmindo da Junta Freguesia do Cadafaz.
    Andam a estoirar dinheiro do nosso em maluqueiras de obras,pra a lavagem do negócio.
    Quem controla as horas de máquina ?
    O corte de arvores tambem.

    ResponderEliminar
  28. Então andaram a destruir a propriedade alheia e depois disseram que não tinham dinheiro para as máquinas tirarem o entulho e agora andam a estoirar nele?!

    ResponderEliminar
  29. Falas porque sabes, pá, ou porque ouviste "dizer"? Tem tento, pá! TIR

    ResponderEliminar
  30. Porque sei, porque mo disseram na cara!

    ResponderEliminar
  31. Em relação ao movimento, não sei o que se passará. Mas sei que eles foram ficando desiludidos com a Lulu, a quem forneceram informação, ideias e estudos de viabilidade económica, para não ouvirem nem "obrigado, nem recebi nem li". Em cima disto a gestão do concelho deixou-os desiludidos e como todos sabem eles foram mostrando indignação. As pessoas têm o direito de mudar de ideias e não são os únicos. Está descansado que aqueles já não precisam de nada.

    ResponderEliminar
  32. Quando to "disseram na cara", estavas com máscara ou sem ela? Não estariam a gozar contigo, valendo-se da tua menntalidade loroa e boçal? Estou em crer! JCN






    ?!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo1/9/11 02:49

    Ó Nunes tu és mesmo boçal! E muito analfabeto! Tanto defendes o PS como o PSD. Desde que seja o PODER, dedende-se sempre!!!
    Olha que "eles" estão a falar do Cadafaz e de uma Junta... "mista", sob a sigla do PSD!...

    ResponderEliminar
  34. Anónimo1/9/11 02:50

    Afinal, QUAL é a tua cor, ó Nunes?...

    ResponderEliminar
  35. Anónimo1/9/11 03:24

    castanho, cor da merda...

    ResponderEliminar
  36. Anónimo1/9/11 03:31

    ao anónimo das 19;48. Estou, básicamente de acordo consigo. No entanto, o movimento congregou pessoas que a mim, merecem todo o respeito. E é exactamente por isso que não deveria acabar sem assumir publicamente porque o faz. Ao fazê-lo desta maneira, continua a mostrar que nunca foi um movimento isento e que mais não fezque ser um dos responsáveis pelo estado a que chegou o concelho de Góis com uma gestão autárquica desmembrada e completamente autista, apenas previligiando tudo aquilo que dá promoção pessoal da sua Presidente.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo1/9/11 05:32

    O Movimento, para os mais esquecidos, tem na sua génese a tentativa de substituir o Girão pelo Cabeças, nas eleições de 2005.
    Á falta de melhor ficaram com a Lulu, que para variar, lhes mostrou quem manda, aliás como outros já tinham feito!
    De facto, na origem do movimento está uma "ideia" que só podia levar à desgraça!
    Que credibilidade tinha um grupo de goienses, mais ou menos "estrangeirados", que abdicando da intervenção política directa por diversas razões, pretendia suportar e condicionar a actuação de um qualquer presidente de Cãmara?
    Ou seja, quem "pensava" a política local eram eles, quem a executava era o pau mandado eleito presidente!!!
    Claro que a mulherzinha aceitou, porque queria ser presidente! Agora não fez nada do que o grupelho queria, porque em primeiro lugar não sabe, em segundo lugar julga e pretende fazer o seu próprio percurso!
    Obviamente que o caminho escolhido tinha de acabar numa parede, num estampanço!
    Só falta acabarem com dignidade (que não têm), pedir desculpa aos Goienses e aos ingénuos que os apoiaram e denunciar a quebra dse apoio ao actual poder!
    Isto é o que devia ser feito! Mas é pedir muito...

    ResponderEliminar
  38. A "cor" do Nunes, pá, é qualquer uma menos a tua, que é a cor dos bandalhos! TIR

    ResponderEliminar
  39. Anónimo1/9/11 07:40

    Ná!!! É mais cor de... burro quando foge!...

    ResponderEliminar
  40. Então, pá, será da cor do jumento... aos coices! TIR

    ResponderEliminar
  41. Anónimo1/9/11 10:12

    Levais sempre nos cornos, carago!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo1/9/11 12:23

    Mentira! De "todos" nós, só tu é que "levas" nos cornos! É que os outros não usam tal adereço!...

    ResponderEliminar
  43. Anónimo1/9/11 13:58

    Não os sentem, pá, porque sáo ocos, tornando-se quase imponderéis, mas vistosos. É cada "armação", pá!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo1/9/11 14:01

    Tive "conhecimento" de que tiraram
    o "PIO" ao Vitó.Só que tenho duvidas se foi a LULU ou Silvino!!

    Marreta

    ResponderEliminar
  45. Anónimo1/9/11 14:31

    Corrijo a gralha "imponderéis" por "imponderáveis", isto é, sem peso.

    ResponderEliminar
  46. O Sete de espadas1/9/11 14:42

    Informaram-te mal, pá! Quem lhe tirou o PIO foi a federação política distrital dos "sócias", pela má figura que tem feito, comprometendo o futuro do partido no concelho. O "Góis livre" foi-lhe fatal. Vai por mim, pá! E viva o De Nunes!

    ResponderEliminar
  47. Anónimo2/9/11 03:39

    Federação Política Distrital, só conheço uma: a do PS!!! Será?!!!

    ResponderEliminar
  48. O Sete de espadas2/9/11 06:29

    Não confundas, pá, "sócias" com "súcias"! Deves ser vesgo da mioleira! Vai ao dentista, pá, porque fedes pela boca... quando falas!

    ResponderEliminar
  49. Anónimo2/9/11 08:13

    Não "andes" de lado, sua mula! Tu de politica não percebes patavina! Só a que te interessa, seu súcia (sócia/socialeiro) menor!...

    ResponderEliminar
  50. O sete de copas2/9/11 10:30

    Olha que essa tem piada, pá, piada de menino tòtó! Até comprei um quilo de pó de riso... para rir à gargalhada, fazendo coro com a que estou ouvindo nos corredores dos paços do concelho! Que pasquinada!

    ResponderEliminar
  51. Ó p
    a das 08:13:

    Já mediste a minha altura?... Não me deves chegar à sola dos sapatos! Imagina! Tens de levantar muito os olhos, pá, para me alcançar a mioleira, pá! Há tanta distância ou diferença entre nos como a que vai de um pelo a um capelo! Alcanças?! TIR

    ResponderEliminar
  52. Anónimo2/9/11 13:45

    A tua "altura" tendo em conta o teu nível intelectual é fácil de medir: é rastejante!...
    E abaixo do nível do solo, que é lugar de "ratoneiros" de campas, arte sacra e outras coisas mais!
    "Alcanças"?!...

    ResponderEliminar
  53. Essa já tem barbas, pá! Arranja outra que tenha alguma piada! Estás sem munições, pá! Pólvora seca, que só faz barulho. Barulho por barulho, o Nunes manda-te um dos seus estrondosos peidos! TIR

    ResponderEliminar
  54. Anónimo3/9/11 03:00

    Força, mas não te borres! Olha e fecha a boca antes, não te volte o dito para o sítio donde veio!...

    ResponderEliminar
  55. Milagres desses, pá, ainda não se fazem! Peido saído... é peido acabado! TIR

    ResponderEliminar
  56. Anónimo3/9/11 19:28

    Mas afinal o que é que aconteceu com o Vitó ou com o PSD?

    ResponderEliminar
  57. Anónimo4/9/11 06:35

    Não sabes, pá? Alegoricamente falando... foram ao fundo: submergiram! Será que o Nunes lhes vai deitar a mão, salvando-os da fossa?! Fazemos votos! Coitados!

    ResponderEliminar
  58. Anónimo4/9/11 10:59

    Pois pois! Estão bem arranjados com a tua ajuda!
    Como é que um desgraçado completamente imerso em merda, ainda se atreve a tentar ajudar alguém?!!!
    Só mesmo tu, ó Nunes, só tu e as tuas basófias!...

    ResponderEliminar
  59. Quando tudo está perdido,
    há sempre alguém generoso
    que estende a mão ao vencido,
    nem que seja um piolhoso!

    JCN

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.