segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Jumento

Não invejo nada o trabalho dos autarcas de Góis. 
Acredito que tentam fazer o seu melhor para combater o flagelo da desertificação.   
No entanto, os resultados estão à vista: Góis foi um dos concelhos que mais população perdeu. E a reorganização administrativa vem aí e eu, esperando que me engane, acho que o nosso concelho corre sérios riscos de perder a sua autonomia. Não me parece que haja receitas para inverter a situação. 

Temo que o problema não esteja só nas acessibilidades como, por vezes, se faz passar. É um facto que sem investimento não há desenvolvimento, mas o que é que fará um investidor (que, legitimamente procura o lucro...) investir em Góis? 
Interessa-lhe a paisagem, o ar puro, a melancolia do espaço rural? Temo que não.

Esta reflexão tem a ver com a consciência de que não é fácil inverter a situação. Mas isso não quer dizer que não se faça um esforço e se deixe de dar tiros nos pés. 

Ora ficamos a saber que um novo projecto foi aprovado para Góis. O CLDS. Quando pensávamos que seria a Santa Casa da Misericórdia a assumir a sua coordenação, como se passa em todo o País, eis que percebemos que em Góis, essa missão passa a ser da ADIBER. Claro, em PARCERIA (como gostam de frisar...) com várias instituições do Concelho, Santa Casa incluída  E nós, crentes, poderíamos pensar: bom sempre são mais uns postos de trabalho que se criam até 2014. Mais uns jovens que por cá ficam. 
No entanto, lemos os jornais e ficamos a saber que a coordenadora do Projecto vai ser a Dra Sandra David. 
Estranho? Parece! Porquê? 
Porque ela pertence aos quadros da Santa Casa e vai gerir um projecto coordenado pela ADIBER. Mais, ela era a Directora Técnica do Lar de Vila Nova do Ceira e, julgo eu, não irá acumular (não, não vem de mula...que disso percebo eu...) os dois cargos. 

Ou seja: postos criados, nada. Não sei o que pensa o novo Provedor da situação, embora ele nos tenha habituado a uma imagem de seriedade e verticalidade. Mas, não podemos esquecer que é pai...
São estes aspectos que mostram que a linha que divide as parcerias com a promiscuidade é muito ténue. Temos um corpo volante de funcionário, muitos deles técnicos superiores, que fazem parte de uma "bolsa" que vai saltitando de instituição em instituição conforme os interesses...da instituição. Não é raro falar-se com pessoal menos qualificado que nem sabe a qual delas está, no momento, ligado. É assim que não se criam novos postos de trabalho e se tem um grupo incondicional de apoiantes sem espírito critico, sempre aptos a reagir prontamente à voz do dono.
Será que sou burro...?
1/8/11 02:19

49 comentários:

  1. Anónimo2/8/11 02:46

    Assim vai a nossa imprensa regional (retirado do site da Rádio Clube de Arganil) Vila Nova do Ceira, AINDA não faz parte do concelho de Arganil...


    FILVAR comemora 109 anos Escrito por Lurdes Gonçalves | 01 Agosto 2011

    A Filarmónica Varzeense, proveniente da Vila Nova do Ceira, em Góis, comemorou este fim-de-semana 109 anos de existência. As comemorações contaram com actuações de João Coutinho, João Navarro e da secção de “Cantares do Grupo Desportivo e Cultural da Povoa da Abraveia, Vila Nova de Poiares.





    O ponto alto das festividades aconteceu no domingo, dia 31 de Julho, com a saudação da filarmónica a todos os varzeenses, seguida de um concerto do grupo aniversariante. Nascida em Abril de 1902, a FILVAR é um dos grupos mais activos do concelho de Arganil.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/8/11 04:58

    Lá chegaremos! É só uma pequena questão de tempo!...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/8/11 04:59

    No entanto, se o concelho de Góis tem que acabar, melhor ficariamos se fossemos integrados na Lousã. Pode ser dois súcias juntos (que nunca se deram bem), façam um PSD!...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/8/11 05:14

    Essa do provedor, ó Jumento, estás a dar graxa ao cágado?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/8/11 05:58

    Pois é, o provedor tem filhos e genros...é preciso arranjar empregos para eles e tem de ser na Câmara, na ADIBER ou...na Santa Casa...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/8/11 06:30

    O provedor já anda á muito tempo nisto já é conhecido na praça ele tem aquele cartão que abre qualquer porta em Góis.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/8/11 11:53

    Gois sempre trabalhou,para os militantes do PS e restante familia.
    É só reparar,desde boas casas ,bons carros,nada falta para essa gente.
    O Lar de Vila Nova do Ceira é a Chocadeira do PS.
    Mas temos mais a Cooperativa de Vila Nova do Ceira é outra fábrica de lavagem de dinheiro.
    A direcção comprou a Quinta da Costeira por 70 mil contos,para fazer um Lar de idosos para os sócios,isto dá vontade rir.
    Será que outros Concelhos são governados assim ?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/8/11 15:50

    mas o melhor que vai acontecer é que a direcção da cooperativa vai mandar deitar abaixo 2 casas novas e grandes que lá estão no terreno,sendo o terreno enorme e se era para não aproveitar as casas então poderiam comprar um terreno sem casas lá emplantadas por um decimo do preço, mas se calhar assim não recebiam a choruda comissão.assim é facil gerir o dinheiro dos outros. será que ainda vamos a tempo de parar este negocio. Socios da cooperativa organizam-se e tirem de lá essa direção, usem os mesmos metodos que eles usaram, para ganhar as eleições,na altura usaram todos os extratagemas para ganhar as eleições, trouxeram todos os socios, era ver o bigodes e outros como ele, que foi façil convencer a fazer aquele golpe palaciano. nesse dia pareciamos que estavamos numa daquelas assembleias logo a seguir ao 25 de abril de 74.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2/8/11 17:22

    Caro anónimo é verdade,os ladrões são muitos,ninguem fiscaliza ninguem.
    O engºDiamantino até perduou ao Engº Cabaço obra paga sem obra segundo me disseram,depois ficou ao activo na C.M.Góis,isto é uma pouca vergonha.
    Chamar a Policia Judiciaria e meter na cadeia estes corruptos.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/8/11 17:41

    ooopppsss!!! Essa é muito velha... e o coitado já pagou à câmara... ninguém lhe perdoou nada... embora os políticos tenham sido os culpados... um já "pagou"... os outros... vão a "caminho"...

    ResponderEliminar
  11. O JUMENTO3/8/11 04:51

    Estou de férias e este fim-de-semana resolvi ir até à Praia dês Canaveias em Vila Nova do Ceira. Devo confessar que é uma das minhas preferidas, pelo espaço, o desafogo, a relva, enfim toda a paisagem que lá se desfruta (também a humana…). Porque estamos no Mundo Rural, é engraçado estar na esplanada e ver aquelas lindas vacas deitadas no chão, a apanhar sol. Estou, naturalmente a referir-me aos animais que estão na margem esquerda do rio, dentro de uma cerca, e que pertencem a uma exploração pecuária local. Também o Bar “O caneco” é muito simpático e tem vindo a ser anualmente melhorado. O serviço é eficiente, profissional, atencioso e rápido, o que nem sempre se passa noutros locais. No entanto, pude verificar algo que me preocupou. Desde logo, o facto da praia estar cheia de gente (quase toda de fora…) mas, no Bar poucas mesas estavam ocupadas. Percebi que as pessoas, cada vez mais, trazem tudo de casa (até as “mines”…) e só cá deixam o lixo. Será, talvez, o sinal da crise, mas poderá pôr em causa a sustentabilidade destes locais a médio, longo prazo. Nada podemos fazer quanto a isso, dirão alguns, mas parece-me que num Concelho em que tanto se fala de turismo de qualidade, de oferta de excelência e outras balelas idênticas, alguns pormenores poderiam e deveriam ser corrigidos, pois poderiam lever a uma inversão de procedimentos.
    Não se percebe o que se passa com as bandeiras (a azul, a de acessibilidade para todos, etc.). Perderam-se? Não houve candidatura? Parece-me que nestes locais é, talvez, mais importante conservá-los que criá-los. Essas bandeiras tinham um significado muito preciso e a sua ausência pode contribuir para a desconfiança. (continua)

    ResponderEliminar
  12. O JUMENTO3/8/11 04:53

    (continuação)
    Depois, o placard informativo que se encontra à entrada da praia. A cair, nada informa. Um cartaz velho de uma campanha das Lontrinhas que só serviu para encher os bolsos de alguns. Não há, como era costume, qualquer informação sobre a qualidade das águas balneares. Porquê? Já não se fazem análises? A água não está boa para tomar banho? Sendo a porta de entrada na praia, a Câmara Municipal não poderia usar aquele espaço para publicitar o Concelho e os seus monumentos edificados e naturais? Porque não uns folhetos que indiquem o que vale a pena visitar (e há tanto que vale a pena…) no Concelho de Góis?
    Depois, o parque de estacionamento. Não poderia ser melhorado? Que tal umas camadas de “toutvenan” bem regadas e compactadas que não permitisse que a falta de educação de alguns permita criar nuvens de poeira que a todos prejudicam. Mas há uma coisa que me deixou perplexo. Quem terá permitido que se montasse um “acampamento” junto ao parque de merendas? Então, em Góis, já não há regras? Qualquer um acampa como e onde quer? Não têm que ser autorizados e licenciados? Não existe fiscalização? Nem quero pensar que aquele acampamento tenha sido superiormente autorizado. E que bonito é passar na rua central da Várzea Pequena e reparar no estendal daquele “acampamento”: é um farto colorido de camisolas, cuecas, toalhas, etc., encavalitadas em cordas estendidas de tenda a tenda.
    Já que falamos em turismo e em Góis temos o cuidado de falar Turismo de Qualidade, para quando um palavra sobre os eventuais investimentos na Quinta do Baião: desde logo o da ADIBER. Afinal foi escriturada a venda de parte da Quinta para ser feito um empreendimento de Turismo Rural mas, passado tanto tempo, o silêncio é total. E a outra parte que foi vendida à Naturgóis? Tenho todo o respeito e consideração pelo eventual investidor pessoa que, aliás, não conheço mas atendendo a que se trata de um empreendimento que se irá (?) concretizar num espaço cedido pelo Município e atendendo a que, segundo o próprio, já deveria ter sido iniciado há quase um ano, não deveria haver uma informação aos Goienses? Não teremos esse direito? Se houve tantas reuniões, palestras, notícias nos jornais regionais e locais aquando do seu lançamento não se justificaria agora uma palavra sobre o ponto de situação do empreendimento? E, já agora, a nossa imprensa regional não deveria ter uma atitude pró-activa de procurar a notícia e informar sem ser apenas através das notas de imprensa do gabinete da Câmara Municipal, por muito interessantes, actuais e isentas que elas sejam?
    SERÁ QUE SOU BURRO...OU QUEREM FAZER DE MIM BURRO?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3/8/11 06:07

    A sra das calinadas que nós sabemos quem é, deve respeitar os outros e deixar de escrever "o que lhe disseram. O engº Cabaço cometeu um erro, reconheceu o erro e já reparou financeira e civilmente esse erro. Deve por isso ser respitado. Só espero que outros que vão ser julgados em breve tenham o mesmo tratamento...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo3/8/11 06:15

    ó Jumento não batas mais no ceguinho!!! Então tu não vês que eles estão metidos num "enrascanço" desgraçado por causa do Baião??? Já perderam o pio pá...
    O projecto foi chumbado... Os fundos comunitários viraram fumo!...
    E agora? Agora é gastar os 50.000 Euros que a Câmara lhes pôs nas mãos, e arranjar uma forma airosa qualquer de "sair de mansinho"!!!
    Pois...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo3/8/11 06:17

    O engº Cabaço não fez "aquilo" sózinho!!! Ele assinou o Auto, mas "alguém" passou o cheque, e não foi ele!!! Certo???!!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo3/8/11 06:39

    E tu achas que se o técnico assina o auto, o Presidente não assina o cheque? Então para que servem os técnicos?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo3/8/11 08:24

    E quem é que "manda"??? É o técnico ou é o político??? Convinha que, antes de "condenares" alguém, soubesses quem foram os "beneficiários" da marosca, qual a sua origem (Alvares, concelho de Góis) e quem é que sempre apoiaram politicamente!!!
    Depois de saberes disto tudo, podemos "falar", se quiseres...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo3/8/11 12:11

    Tal mãe tal filho ou tal filho tal mãe é tudo escumalha.O filho com a mania que é Dr. mas quando abre a boca só diz asneiras, ninguem precebe porque o vice o atura,la a presidente já se compreende, tem o rabo preso... ele sabe muita coisa há que o manter calado.já a mãe só tem conversa pensa que é alguem. como se ninguem a conheça é uma espia das socialistas é uma leva recados anda de café em café só para ouvir e ir contar cuidado com ela

    ResponderEliminar
  19. Anónimo3/8/11 12:21

    Estás a falar de quem?

    ResponderEliminar
  20. Por onde o jumento passa, largando bojardas, de sete à c'roa, só se vêem montes de cagalhões de burro! Por isso o "Varzeense" o pôs com dono! Que vá zurrar... para o diabo que o carregue! Chiça! TIR

    ResponderEliminar
  21. Anónimo3/8/11 15:56

    Góis é uma Máfia.
    O delegado de saude ,não existe.
    Quando pedi uma cópia das análises que estavam no placar do Centro de Saude de Góis,fui informado que não podia levar.
    Quando ia tirar uma foto fui impedido de fazer.
    Por isso Góis é como estarmos em Cicilia na CAMORRA.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo3/8/11 16:05

    Ó santinho, escreve-se "SICILIA".
    E tu, ó Nunes, cantas bem mas é calado!!! Vai p'ra Aigra!!! Andor...

    ResponderEliminar
  23. Anónimo3/8/11 16:33

    Mas afinal quem é o filho da mãe?

    ResponderEliminar
  24. Anónimo3/8/11 16:35

    Mas cópia de análises de quê?
    Da água do rio?
    E porque em vez de pedires cópia não tiravas logo a foto?
    Sabes que quanto mais se pergunta mais uma pessoa vê entraves.
    Delegado de saúde não tem mas médicos a ganhar milhares de euros por um fim de semana já tem. E ainda ficam chateados se os acordam ao meio da noite.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo4/8/11 03:48

    O Filho da ma~e é o Miguel Mourão... porque a Mãe é que é a espia do PS!!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo4/8/11 16:54

    Os médicos são (quase) todos mais reles que os xulos das p...tas. Para além de xularem sem vergonha doentes e o Estado, por cada um que tratam mandam 3 para a cova. Quanta saúde existiria entre os portugueses se em lugar do médico fossem à bruxa...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo4/8/11 18:08

    ...o sr. Mário do cadafaz e o sr.Fernando do colmeal não ganham dinheiro dos seus serviços prestados ao rancho com carros da câmara...pelo que ouço... HÁ quem ganhe!!!!!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo5/8/11 14:53

    Não tenhas medo dele porque quem ganha as ajudas de custa e tem as despesas pagas porque qualquer elemento do rancho normalmente come e bebe á conta das atuaçõs o que está no direito de qualquer um dos elementos esse sr de que se fala alem disso e como havia um motorista da C.M. de outra secção que fazia o serviço gratuito ele logo foi para o rancho mais a vassoura para se divertir e gozar com quem anda por amor á camisola e á sua terra.Este tipo de gente que se for preciso mata pai e mãe para ficar bem não presta.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo5/8/11 16:51

    Já deviam pedir a PJ para averiguar carros e andares pago pela ADIBER.
    Andares são na Figueira da Foz.
    Os carros está á vista do povo.
    Cadeia já,porra

    ResponderEliminar
  30. Anónimo6/8/11 08:33

    Mas esse artista não é o da Regateira?Ese é que roubou a garage ao pai e fez as obras sem licença mas como era para por o autocarro da C.M.deve ser considerado obra de bem publico.

    ResponderEliminar
  31. O "Góis livre", c'um carago! transformou-se na Praça da Putaria, onde os anónimos FILHOS DA PYTA se divertem! TIR

    ResponderEliminar
  32. Anónimo7/8/11 14:14

    Lá está o Nunes a ver-se ao espelho!...

    ResponderEliminar
  33. Anónimo8/8/11 16:41

    Deixem o Zé Da regateira roubar quem quer. Há mais por aí a fazer o mesmo e outros tantos a sonhar com a oportunidade de roubar

    ResponderEliminar
  34. Anónimo9/8/11 03:12

    És capaz de ter razão!!! Ladrões é o que mais por aí há!...

    ResponderEliminar
  35. E tu que o digas, pá, que és o bandoleiro-mor, o João Brandão de Góis! Levas a palma... ao rapazola e comandita! "Porra, senhor abade!". TIR

    ResponderEliminar
  36. Anónimo9/8/11 14:41

    Se eu fosse o João Bradão de Góis, já te tinha tirado a pele a partir do umbigo!!! Literalmente, porque tu não mereces outra coisa...

    ResponderEliminar
  37. Anónimo9/8/11 15:46

    ...a vassoura manda...o bufo manso...obedece...

    ResponderEliminar
  38. ó TIR ainda não percebeste quem é a vassoura?...tem calma pá...anda pra trás...5/8/11

    ResponderEliminar
  39. O que tu precisas, pá, é de toco de vassoura, independentemente da sua identidade! Ainda não percebeste, pàzinho? Arrebita as orelhas, como faz o jumento, pá! TIR

    ResponderEliminar
  40. ...há 1 stand na feira que tem guarda privativo...é pra não roubarem a...(s) garrafinhas!

    ResponderEliminar
  41. Deste-te por achado, pá! Pelo teu pivete, cheirou-lhes a ladráo, confundindo-te com o rapazola! TIR

    ResponderEliminar
  42. ó Nunes!!! Tu que gostas tanto do rapazola, como é que fazes agora?!!! Então a Lulu convidou-o para vir à inauguração da feira!!! E tu, népia...
    Ora toma!...

    ResponderEliminar
  43. Pois!... Fica-te bem admitir a... derrota!...

    ResponderEliminar
  44. Fica sabendo, pá, que o Nunes não vai a festas onde há convidados... que têm o cu na cabeça! TIR

    ResponderEliminar
  45. Ainda há distâncias, pá! O Nunes puxa ao fino! É só de brasões... para cima! TIR

    ResponderEliminar
  46. Não vale apagar os comentários que atacam o Nunes...

    ResponderEliminar
  47. Ainda não percebeste, pá, que o Nunes... é invulnerável?! Deves ser muita burro! TIR

    ResponderEliminar
  48. Se o Nunes não vai a festas onde "há convidados... que têm o cu na cabeça", então o Nunes não devia ir a nenhuma festa ou evento da Câmara e afins, pois o que lá não faltam são gajos que têm o dar o cu na cabeça.

    ResponderEliminar
  49. Pela maneira como falas,pá, parece que te identificas com eles! Tudo... farinha do mesmo saco! Sá que, no teu caso, tudo indica que, em vez do cu na cabeça, tens a cabeça no cu! Essa é que é essa! TIR

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.