quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Jumento - Turismo de Qualidade, Oferta de Excelência

Estou de férias e este fim-de-semana resolvi ir até à Praia dês Canaveias em Vila Nova do Ceira. Devo confessar que é uma das minhas preferidas, pelo espaço, o desafogo, a relva, enfim toda a paisagem que lá se desfruta (também a humana…). 

Porque estamos no Mundo Rural, é engraçado estar na esplanada e ver aquelas lindas vacas deitadas no chão, a apanhar sol. Estou, naturalmente a referir-me aos animais que estão na margem esquerda do rio, dentro de uma cerca, e que pertencem a uma exploração pecuária local. Também o Bar “O caneco” é muito simpático e tem vindo a ser anualmente melhorado. O serviço é eficiente, profissional, atencioso e rápido, o que nem sempre se passa noutros locais. 

No entanto, pude verificar algo que me preocupou. Desde logo, o facto da praia estar cheia de gente (quase toda de fora…) mas, no Bar poucas mesas estavam ocupadas. Percebi que as pessoas, cada vez mais, trazem tudo de casa (até as “mines”…) e só cá deixam o lixo. Será, talvez, o sinal da crise, mas poderá pôr em causa a sustentabilidade destes locais a médio, longo prazo. Nada podemos fazer quanto a isso, dirão alguns, mas parece-me que num Concelho em que tanto se fala de turismo de qualidade, de oferta de excelência e outras balelas idênticas, alguns pormenores poderiam e deveriam ser corrigidos, pois poderiam lever a uma inversão de procedimentos. 

Não se percebe o que se passa com as bandeiras (a azul, a de acessibilidade para todos, etc.). Perderam-se? Não houve candidatura? Parece-me que nestes locais é, talvez, mais importante conservá-los que criá-los. Essas bandeiras tinham um significado muito preciso e a sua ausência pode contribuir para a desconfiança.
Depois, o placard informativo que se encontra à entrada da praia. A cair, nada informa. Um cartaz velho de uma campanha das Lontrinhas que só serviu para encher os bolsos de alguns. Não há, como era costume, qualquer informação sobre a qualidade das águas balneares. Porquê? Já não se fazem análises? A água não está boa para tomar banho? Sendo a porta de entrada na praia, a Câmara Municipal não poderia usar aquele espaço para publicitar o Concelho e os seus monumentos edificados e naturais? Porque não uns folhetos que indiquem o que vale a pena visitar (e há tanto que vale a pena…) no Concelho de Góis?
Depois, o parque de estacionamento. Não poderia ser melhorado? Que tal umas camadas de “toutvenan” bem regadas e compactadas que não permitisse que a falta de educação de alguns permita criar nuvens de poeira que a todos prejudicam. Mas há uma coisa que me deixou perplexo. Quem terá permitido que se montasse um “acampamento” junto ao parque de merendas? Então, em Góis, já não há regras? Qualquer um acampa como e onde quer? Não têm que ser autorizados e licenciados? Não existe fiscalização? Nem quero pensar que aquele acampamento tenha sido superiormente autorizado. E que bonito é passar na rua central da Várzea Pequena e reparar no estendal daquele “acampamento”: é um farto colorido de camisolas, cuecas, toalhas, etc., encavalitadas em cordas estendidas de tenda a tenda.
Já que falamos em turismo e em Góis temos o cuidado de falar Turismo de Qualidade, para quando um palavra sobre os eventuais investimentos na Quinta do Baião: desde logo o da ADIBER. Afinal foi escriturada a venda de parte da Quinta para ser feito um empreendimento de Turismo Rural mas, passado tanto tempo, o silêncio é total. E a outra parte que foi vendida à Naturgóis? Tenho todo o respeito e consideração pelo eventual investidor pessoa que, aliás, não conheço mas atendendo a que se trata de um empreendimento que se irá (?) concretizar num espaço cedido pelo Município e atendendo a que, segundo o próprio, já deveria ter sido iniciado há quase um ano, não deveria haver uma informação aos Goienses? Não teremos esse direito? Se houve tantas reuniões, palestras, notícias nos jornais regionais e locais aquando do seu lançamento não se justificaria agora uma palavra sobre o ponto de situação do empreendimento? 
E, já agora, a nossa imprensa regional não deveria ter uma atitude pró-activa de procurar a notícia e informar sem ser apenas através das notas de imprensa do gabinete da Câmara Municipal, por muito interessantes, actuais e isentas que elas sejam?
SERÁ QUE SOU BURRO...OU QUEREM FAZER DE MIM BURRO?
3/8/11 04:53

35 comentários:

  1. Ainda não te convenceste de que és mesmo burro chapapado, quadrúpede ao quadrado?! Arre, que és mesmo burro, carago! TIR

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/8/11 06:12

    Este tipo deve ser dos que pega de marcha a tráz ele tá sempre a pedir para tirar.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/8/11 16:00

    Já sabem as novas? Foram criados mais quatro tachos para os amigos do Zé dos leitões.Ele tinha prometido aos quatro que eram eles os que ficariam de chefes,só que o Zé de Carcavelos estava a esragar a jogada,foi quando o Zé dos leitões se lembrou que estava muito cançado e meteu baixa,e sabem para quê? Para o Zé de Carcavelos se encher de pena dele e dar ao menino o que ele queria isto é vergonhoso.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/8/11 18:37

    ...aguentem-se Zés!!!... o mesmo pessoal... (incluídos 4 chfs).

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/8/11 18:56

    COM CARAÇAS ....ESSA MREDA É sÓ TACHOS.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/8/11 01:14

    Um deles deve se o de VNC. A carrinha da CM está sempre estacionada à porta na Fonte do Soito. Será que a madrinha não vê?.

    ResponderEliminar
  7. Ouve lá esta que te manda o Nunes, ó jumento:

    Um peido dado com rima,
    de luva branca e de fraque,
    mesmo sendo uma obra-prima,
    não deixa de ser um traque!

    TIR

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/8/11 14:06

    Vai mas é p'ra Aigra!!! Gritar aos lobos!!! Lá podes-te peidar à vontade...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5/8/11 14:38

    Meu caro das 01.14 não vez que esse é apenas um criado do Zé dos leitões,os que foram para chefes são mais diplomaticos são daqueles que andam sempre de escova na mão são mais sabidos, se não sabes eu conto-te,então vamos lá temos aquele tipo que por acaso nem é de Gois que mora lá para os lados de Sepins que era bombeiro em Serpins pediu trasferêcia para Gois para assim que o meteram na Camara logo pedir demissão porque não tinha vagar para os bombeiros,seguidamente temos o mais inteligente que consseguio enfiar a familia toda na C.M. o que entre colegas é chamado de passaro o que eu acho é que ele é um passarão,depois temos os que tem de trabalhar aquele que é dos lados do Comeal e o que para os outros tivessem o tacho tinham que dar ao sobrinho do Zé de Carcavelos.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/8/11 16:47

    Caso de Policia

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6/8/11 04:23

    ...e ladrão(ões)!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/8/11 04:25

    Mas que grande "estória". E essas negociatas, não têm nomes nem nada?...
    Vai-nos "iluminando" que a gente anda muito no escuro!...

    ResponderEliminar
  13. Bem me parece, pá, que cerebralmente não passas de um quarto escuro... como breu! TIR

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/8/11 11:00

    Tás preocupado Nunes?!!! Vá p'ra Aigra sua besta!!! Gritar aos lobos, seu lambe-botas escanzelado!...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/8/11 13:26

    Então mas este burro ainda não viu que há bem pouco tempo foi explicado na imprensa o motivo do atraso da obra no Baião e na entrevista que veio no ultimo jornal do concelho de Góis também estava bem explicado...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo6/8/11 14:24

    GOIS É SÓ MERDA DA GROSSA.... A COMEÇAR PELA PRESIDENTE DO MUNÍCIPIO.TÃO EDUCADA QUE FOI NA MISÉRIA QUE AGORA DESFORRA-SE EM FESTANÇAS.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo6/8/11 18:14

    Isto em breve,vai tudo preso.
    Nem o tio Alvaro dos Sequeiros se safa.
    Esta Camara é conhecida pelo DIAP é só CORRUPÇÃO.
    No Magistério Público as queixas são muitas.
    É verdade que a C.M.Gois as obras que o Engº Diamantino,mandou executar perto das eleições a dra.Lurdes não quer pagar,aos empreiteiros.
    Estes PS são mesmo caso de POLICIA,por favor CADEIA.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo7/8/11 14:10

    Com que então estava tudo muito bem explicado no "último jornal do concelho de Góis"!...
    Estás a referir-te ao pasquim da Várzea, é?!!!
    Não vi lá nada disso, além dumas patacoadas para papalvo ler!...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo7/8/11 14:47

    ao comentário de 5.8.11 das 14.38 tem cuidado zé xou pato se eles descobrem que és tu estas feito

    ResponderEliminar
  20. Anónimo7/8/11 15:22

    Caro Jumento, parabéns por tudo o que você por aqui tem escrito.

    ResponderEliminar
  21. Já não posso com essa nojenta cara de burro de orelhas espetadas... a julgar que é gente de qualidade! Raios o partam! TIR

    ResponderEliminar
  22. Anónimo8/8/11 03:33

    Ainda não reparaste que não é uma foto, mas sim um espelho, Nunes? Não tens medo que, um dia destes um de nós se passe e te dê o que mereces, esquecendo a tua idade?

    ResponderEliminar
  23. Anónimo8/8/11 05:32

    Comparar o Tir/Nunes a um jumento é a maior ofensa que se pode fazer a um burro. Compará-lo a um percevejo, melga, pulga, chato, talvez.

    ResponderEliminar
  24. Garganta, pá, garganta... de cobarde FILHO DA PUTA! Deixa o Nunes em paz., malandro! TIR

    ResponderEliminar
  25. Ó pá, olha que o Nunes é gajo para te ir aos cornos e te pôr a espinha na vertical! Toma cuidado, pá! Não cagues... fora do penico! TIR

    ResponderEliminar
  26. Anónimo8/8/11 15:59

    H.Mourato
    O génio dos pedragulhos
    Dra.Lurdes o camarada quer é ouro,sejam medalhas ou barras.
    Eu dava umas barras,ou então uma cadeira.está haver

    ResponderEliminar
  27. Anónimo8/8/11 16:24

    Afinal onde anda a Lulu??? Fugiu?!!! Dão-se alvissaras a quem encontrar!!! A "bichinha" tem coleira, mas anda perdida, não sabe encontrar o caminho para casa!...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo8/8/11 16:36

    O silvino devia ter coragem de assumir que é um burro...

    ResponderEliminar
  29. Anónimo8/8/11 16:52

    O que é triste é estar a acontecer tantas festas nas aldeias do concelho com o esforço de centenas de pessoas e este blogue não servir para as publicitar!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo9/8/11 03:11

    Olha este anda preocupado com as festas!!!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo9/8/11 05:42

    Gois Foguetes,Pum,PUm,PUM

    ResponderEliminar
  32. Anónimo9/8/11 05:45

    QUEREM Lulas,vamos escrever no Moto Club de Góis,é uma mina.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo9/8/11 06:32

    Possivelmente se quizerem publicitar as festas neste blog, só precisam enviar a informação para o email do mesmo. Tal como diz no próprio blog.

    ResponderEliminar
  34. Estais aqui estais a levar um tremendo peido do Nunes, com rima e tudo! MUR

    ResponderEliminar
  35. Não vale a pena ó Nunes! Já por cá cheira mal o suficiente sem os teus peidos! Além disso, só te ia cheirar mal a ti, seu velhadas caquético, e tu já nem te "sentes"...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.