sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Foi presidente da câmara entre 2002 e 2009 - Último adeus a Girão Vitorino

O anterior presidente da Câmara Municipal de Góis, Girão Vitorino, faleceu na última madrugada vítima de doença prolongada.

A notícia chegou logo pela manhã. José Girão Vitorino despediu-se durante a madrugada do “mundo dos vivos”. Internado há alguns dias no Serviço de Cuidados Paliativos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, o antigo presidente da Câmara Municipal de Góis acabou por não conseguir combater a doença que o tinha obrigado a não recandidatar-se ao cargo e, principalmente, a estar mais afastado do que ele gostava, a gestão diária do executivo goiense.
Nascido a 1 de Novembro de 1947 em Santo Varão (Montemor-o-Velho), era casado, tinha dois filhos e a sua habilitação literária era o curso industrial de “montador electricista”. Antes de iniciar a carreira autarca e política, o que aconteceu no ano de 1977, Girão Vitorino foi funcionário da Companhia Eléctrica da Beiras / EDP na Lousã, Ourém e Góis com o cargo de chefe de departamento desde Fevereiro de 1966 até 1 de Fevereiro de 1990. Para além do período entre 1977 e 1979, a sua experiência autárquica começou em 1983, onde foi eleito vereador em permanência tendo a seu cargo o pelouro das obras e urbanização. Depois, e até 2002, ainda ascendeu à vice-presidência do município. Nesse ano, foi o cabeça-de-lista do PS e ocupou a presidência da câmara até ao ano passado.
Para além do município, foi também presidente de direcção da Casa do Povo de Góis, tendo participado em elencos directivos da Associação Educativa e Recreativa de Góis, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Góis e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis. O falecimento de Girão Vitorino levou a que a presidente da Câmara, Lurdes Castanheira, tenha declarado luto municipal por dois dias – que termina hoje – e o encerramento dos serviços municipais a partir das 12H00 de hoje.
O corpo está desde ontem em câmara ardente no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Góis, e o funeral realiza-se hoje, pelas 15H00, para o cemitério local.

discurso directo

Lurdes Castanheira
Presidente da Câmara de Góis
“Sinto que Góis perdeu um dos seus cidadãos exemplares. Fico a dever-lhe muito do que sei hoje”

José Cabeças
Ex-presidente da Câmara de Góis
“Foi meu vice-presidente durante seis anos. Era um homem com H grande. É uma grande perda para o concelho”

Horácio Antunes
Deputado do PS
“Um homem muito digno, um socialista convicto e um autarca que dignificou o PS e muito lutou para contribuir para o desenvolvimento do concelho”

Jaime Soares
Presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares
“Perdi um grande amigo e o concelho um grande autarca. Um homem que pautava a sua vida pelos valores e pela dignidade do exercício da função dedicada às populações”

Diamantino Garcia
Vice-presidente da Câmara de Góis entre 2002 e 2009
“Foi um privilégio enorme trabalhar com ele. Queria aqui destacar a qualidade humana e a preocupação com as pessoas que sempre teve na forma como geriu o concelho”

Victor Baptista
Presidente da Federação
Distrital do PS
“Perdi um apoiante de sempre. Foi notável o esforço que ele fez para levar o segundo mandato até ao fim. Sempre com espírito de sacrifício mas, também, de serviço público. Ainda na segunda-feira estive com ele e convidou-me a ir jantar a Góis. Nunca pensei que partisse tão cedo. Era um homem simples e bom”
in, Diario as Beiras 29/10/2010

1 comentário:

  1. Anónimo2/2/10 16:25

    Palavras para quê?
    Não há palavras que possam descrever tal acontecimento!

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.