quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Góis - Casa da Cultura espera visto do Tribunal de Contas

É uma obra estruturante para o concelho de Góis e ambicionada há muito. Falamos da Casa Municipal da Cultura, cuja construção deverá arrancar em breve, estando unicamente dependente do visto do Tribunal de Contas. Uma diligência que o executivo liderado por Lurdes Castanheira entende necessária, dadas as verbas envolvidas e o esforço financeiro que a obra exige.

Em causa, de acordo com a presidente da Câmara de Góis, está um investimento na casa do milhão e setecentos mil euros (sem equipamento), que tem garantido financiamento do Programa Operacional Regional do Centro. A assinatura do contrato de financiamento foi efectuada no final do ano e representa o desfecho de uma candidatura do município, através da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte e constitui a «efectivação material de que o projecto vai ser financiado», sublinha a presidente da autarquia.

A Casa Municipal da Cultura «é uma obra estruturante para o concelho de Góis», sublinha Lurdes Castanheira, considerando que vem «colmatar um lacuna com mais de uma década», uma vez que «há mais de uma década que a Associação Educativa e Recreativa de Góis, a nossa banda, a escola de música e o futebol lutavam por instalações que estivessem à altura dos muitos jovens e menos jovens que servem». Lurdes Castanheira recorda que a Associação Educativa e Recreativa de Góis é a principal parceira deste projecto, uma vez que em causa estão as instalações, um velho edifício, onde há décadas funciona aquela colectividade e as diferentes valências que possui. Edifício que, de resto, vai ser demolido, para dar lugar a um novo espaço, concebido para dar resposta às necessidades actuais das colectividades e associações, mas também do concelho, uma vez que vai poder receber os mais diversos espectáculos, congresso ou seminários. Trata-se, sem dúvida, da futura “sala de visitas” de Góis, uma espaço que Lurdes Castanheira considera fundamental. «É uma obra estruturante para o concelho», enfatiza, adiantando que a sua construção, mais do que necessária, «só peca por tardia».

A presidente da Câmara de Góis “herdou” o projecto do anterior executivo e sempre se mostrou «solidária com ele», o que não significa que, e uma vez que passou bastante tempo, Lurdes Castanheira não sinta necessidade de acautelar algumas situações. Assim, e uma vez que o projecto de arquitectura foi aprovado há dois anos, «numa postura pró-activa e preventiva, pedimos um parecer externo a um arquitecto, no sentido de validar tudo o que foi feito e ver se está de acordo com os imperativos legais de uma obra pública», refere, admitindo que possa ter havido alterações às quais importa dar a resposta, evitando quaisquer desajustamentos.

Acompanhamento sistemático
Mas, para além da “actualização” do projecto da Casa Municipal da Cultura, Lurdes Castanheira quer também «que a obra tenha um acompanhamento sistemático», de forma a evitar o mais possível situações de «trabalhos a mais», por exemplo. Aliás, este acompanhamento e fiscalização da obra é um princípio de gestão que Lurdes Castanheira vai imprimir ao seu executivo, em nome do bom andamento da obra, mas também de uma boa aplicação das verbas. Recorda, a propósito, que para além do financiamento do Programa Mais Centro, a obra envolve também verbas da Câmara de Góis, que obrigaram a recorrer à contracção de um empréstimo junto da banca. «Temos uma responsabilidade acrescida na gestão dessas verbas», faz questão de referir.

Aliás, o «rigor» com que a autarca quer pautar o seu trabalho levou-a a avançar com a proposta de remeter o processo ao Tribunal de Contas, «tendo em conta os valores envolvidos». Uma proposta que, diz com visível satisfação, colheu a unanimidade do executivo.

Aliás, a empreitada está adjudicada (pelo executivo anterior) e a obra vai arrancar assim que o Tribunal der “luz verde”. «Penso que não vai haver qualquer problema», diz a autarca, que sublinha o investimento de um milhão e setecentos mil euros, referente apenas à construção da obra que, com equipamento, deverá rondar os dois milhões e meio de euros.

Câmara cumpridora exige cumprimento
A obra tem um prazo de execução de 15 meses e Lurdes Castanheira promete «atenção ao cumprimento dos prazos», uma vez que a «Câmara de Góis sempre foi muito cumpridora nos pagamentos e vai continuar a ser, mas se somos cumpridores para com os nossos prestadores de serviços, também vamos ser exigentes com aqueles com quem contratualizamos», remata.
in Diario de Coimbra 19/01/10

8 comentários:

  1. Isto é uma cambada de tesos armados em ricos. Gastar meio milhão de contos nisto é uma barbaridade. Podia-se fazer uma obra mais adequada e mais barata...

    ResponderEliminar
  2. O ex-presidente da camara da pampilhosa da serra também fez lá uma PISCINA AQUECIDA,não foi?
    Pois foi,mas está fechada porque o municipio não a consegue sustentar!
    Então porque é que gois não ha-de ter um "estádio"e uma casa da cultura?

    ResponderEliminar
  3. Bem esta presidente faz cada afirmação nos seus discursos que não podemos deixar de nos rir!
    "Camara cumpridora exige cumprimento".
    "Rigor para gerir o orçamento!"
    Bem,acho que a dra Lurdes Castanheira continua a fazer pouco da nossa inteligência.
    Não vou falar no TIC!
    Mas todas as empresas de que ela tem feito parte a gestão é miseravel,é desastrosa,etc!
    - Camara municipal:presd dr ,vice presd dra Lurdes Castanheira,a sua gestão foi a falencia!
    - Adiber e Santa Casa Misericordia,o resultado da sua gestão pelo que parece é também a falencia!
    Por isso dra Lurdes,seja mais comedida nos seus discurssos,não faça pouco de nós sff!
    Porque já todos sabemos que daqui a alguns anos,certamente vão estar os carros da EDP,CTT,etc,á porta da camara para cortar esses bens que todos nós precisamos e que ficamos sem eles se não pagarmos!

    ResponderEliminar
  4. É! Agora é só rigor e mais rigor! Até parece que os números é que são culpados da incapacidade e das asneiras dos decisores. Mas atenção isso do rigor é só com os outros, porque "connosco" mantém-se a mesma bandalheira do costume. Querem ver: a Câmara decidiu reverter o negócio da Quinta do Baião em 26/9/2009 (vejam a acta), mas esta Câmara que já lá está há três meses ainda não fez cumprir a decisão. Até foram dizer para a Assembleia que não sabiam de nada porque nem acta da reunião lá havia!!! Sabem porquê? Ora adivinhem...

    ResponderEliminar
  5. Então é a lei de Sócrates!

    ResponderEliminar
  6. Pois o Zé Augusto na Pampilhosa mandou construir uma piscina e está fechada,em Poiares ha uma piscina a funcionar com agua quase fria para para poupar!

    ResponderEliminar
  7. Pois o Zé Augusto na Pampilhosa mandou construir uma piscina e está fechada,em Poiares ha uma piscina a funcionar com agua quase fria para para poupar!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/2/10 15:12

    Em Poiares temos a piscina quente,eu levei a cana de pesca e apanhei um robalo já cozidinho.
    Uma maravilha.
    Em Gois ainda não temos estas modernidades.
    Temos as Pizas da Seara com o suor do Abel bem boas.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.