sábado, 30 de janeiro de 2010

A Política Explicada

FEUDALISMO: Tens duas vacas. O teu senhor fica com algum do leite.

SOCIALISMO PURO: Tens duas vacas. O governo pega nelas e mete num celeiro com as vacas de toda a gente. Tens que tratar de todas as vacas. O governo dá-te todo o leite que precisas.

SOCIALISMO BUROCRÁTICO: Tens duas vacas. O governo pega nelas e mete num celeiro com as vacas de toda a gente. São tratadas por ex-tratadores de galinhas. Tens que tratar das galinhas que o governo tirou aos tratadores de galinhas. O governo dá-te o leite e os ovos que a legislação diz que precisas.

FASCISMO: Tens duas vacas. O governo fica com elas, contrata-te para tratar delas e vende-te o leite.

COMUNISMO PURO: Tens duas vacas. Os teus vizinhos ajudam-te a tratar delas, e vocês dividem o leite.

COMUNISMO RUSSO: Tens duas vacas. Tens que tratar delas e o governo fica com o leite.

COMUNISMO CAMBOJANO: Tens duas vacas. O governo fica com elas e dá-te um tiro.

DITADURA: Tens duas vacas. O governo fica com elas e recruta-te para o exercito.

DEMOCRACIA PURA: Tens duas vacas. Os teus vizinhos decidem quem fica com o leite.

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: Tens duas vacas. Os teus vizinhos elegem alguem para decidir quem fica com o leite.

DEMOCRACIA IRAQUIANA: Tinhas duas vacas. Os americanos mataram-nas com uma bomba, mas por engano.

BUROCRACIA: Tens duas vacas. O governo começa por regulamentar o que lhes podes dar de comer e quando as podes ordenhar. Depois paga-te para não as ordenhares. Depois tira-te as duas, mata uma, ordenha a outra e deita o leite pelo cano abaixo. Finalmente obriga-te a preencher papelada a pedir satisfações pelas vacas desaparecidas.

ANARQUIA PURA: Tens duas vacas. Ou vendes o leite a um preço justo ou os teus vizinhos matam-te e ficam com as vacas.

CAPITALISMO: Tens duas vacas. Vendes uma e compras um touro. 

  • CAPITALISMO IDEAL: Tens duas vacas. Vendes uma e compras um boi. Eles multiplicam-se , e a economia cresce. Vendes a manada e aposentas-te. Ficas rico!


  • CAPITALISMO JAPONÊS: Tens duas vacas. Redesenha-as para que tenham um décimo do tamanho de uma vaca normal e produzam 20 vezes mais leite. Depois crias desenhinhos de vacas chamados Vaquimon e vende-los para o mundo inteiro.

  • CAPITALISMO BRITÂNICO: Tens duas vacas. As duas são loucas.

  • CAPITALISMO HOLANDÊS: Tens duas vacas. Elas vivem juntas, em união de facto, não gostam de bois e 'tá tudo bem.

  • CAPITALISMO ALEMÃO: Tens duas vacas. Elas produzem leite regularmente, segundo padrões de quantidade e horário previamente estabelecido, de forma precisa e lucrativa. Mas o que tu querias mesmo era criar porcos.

  • CAPITALISMO RUSSO: Tens duas vacas. Contas e vês que tens cinco. Contas de novo e vês que tens 42. Contas de novo e vês que tens 12 vacas. Páras de contar e abres outra garrafa de vodka.

  • CAPITALISMO SUÍÇO: Tens tem 500 vacas, mas nenhuma é tua. Tu cobras para guardar as vacas dos outros.

  • CAPITALISMO ESPANHOL: Tens muito orgulho em ter duas vacas.

  • CAPITALISMO HINDU: Tens duas vacas. Ai de quem tocar nelas.

  • CAPITALISMO PORTUGUÊS:
    Tens duas vacas.
    Uma delas é roubada.
    O governo cria O IVVA- Imposto de Valor Vacuum Acrescentado.
    Um fiscal vem e multa-te, porque embora tu tenhas pago correctamente o IVVA, o valor era pelo número de vacas presumidas e não pelo de vacas reais.
    O Ministério das Finanças, por meio de dados também presumidos do teu consumo de leite, queijo, sapatos de couro, botões, presume que tenhas 200 vacas
    E para te livrares do sarilho, dás a vaca que resta ao inspector das finanças para que ele feche os olhos e dê um jeitinho.

    SURREALISMO: Tens duas girafas. O governo pede-te que aprendas a tocar concertina.

    Goiense

    14 comentários:

    1. "SURREALISMO"


      Bem me parecia que alguns que andam aí a tocar concertina era por alguma razão!

      ResponderEliminar
    2. Anónimo1/2/10 03:17

      Já puz vários comentários no site do Movimento de cidadãos que não foram publicados. Estão no seu direito, mas é importante que todos tenhamos conhecimento da situação. Nunca fui mal educado, apenas diferi das opiniões ali expressas. A última foi manifestar a minha repulsa pela hipocrisia demonstrada no texto do último Editorial. O MCG foi, até às ùltimas eleições, um braço armado da candidatura do PS´, anti-Girão. Foram várias as vezes que atacaram descaradamente o Sr Girão e a sua gestão. Por vezes, os ataques foram pessoais e vergonhosos. Repare-se que, sob a capa do "apartidarismo", tudo fizeram para apoiar aquela candidatura. Reparem, por exemplo, que um dos seus elementos mais activos, o Dr Paulo Silva, o tal que não se metia na política, aparece como deputado da AM e até já é lider de bancada. Para quando o fim deste MC tão rasteiro? Deveria ter acabado ao mesmo tempo do Blog Gois vivo. Ambos já cumpriram a sua missão: entregar os destinos de Góis a acusados por fraude na administração de fundos públicos...

      ResponderEliminar
    3. Anónimo1/2/10 03:21

      Mais uma história revoltante: A morte do sr Girão, Presidente da Câmara em dois mandatos e autarca mais de 30 anos, manifestamente um Bom Homem, mesmo para aqueles que com ele por vezes divergiram, NÃO MERECE UMA ÚNICA MENÇÃO NO SITE DA CÂMARA MUNICIPAL. É uma vergonha...

      ResponderEliminar
    4. Anónimo1/2/10 03:24

      Mais uma mentira. O Cabeças a afirmar que o sr Girão foi o seu vice-Presidente. Nunca o nomeou, tratou-o sempre de uma forma ignóbil e, quando abandonou a CM até o seu gabinete deixou fechado à chave, apoiado na sua Adjunta:Lurdes Castanheira. Como é que se consegue mentir tanto e ser tão hipócrita?

      ResponderEliminar
    5. Anónimo1/2/10 04:59

      Estamos entregues a politiqueiros profissionais que não olham a meios. E apoiados por interesses dos mais esconsos e rasteiros da nossa praça. Mas atenção que a verdade nestas coisa vem depressa ao de cima. Note-se aquela expressão muito conhecida de que: pode-se enganar todos pouco tempo, alguns durante algum tempo, mas nunca todos todo o tempo.

      ResponderEliminar
    6. Todos sabem que o Jose Manuel de Jesus Costa(ze Doilio) não pode prestar serviço a C.M.Gois,mas ate ai o menos mal,agora cobrar os seus trabalhos duas vezes e que ultrapassa todos os limites da pouca vergonha,isto e caso de P.Judiciaria.
      Mas a Sra. Pres. tem que lhe pagar alguns votos que ele lhe COMPROU!!!
      Estavamos todos bem melhor se o nosso patrão todos os meses multiplica-se o nosso ordenado por DOIS,NÃO ACHAM?
      E a SUCATA que o genro do Doilio VENDE da C.M.GOIS??????'
      Passem nos Caselhos e VEJAM

      ResponderEliminar
    7. Anónimo1/2/10 13:23

      ao 3.17
      Mas ainda vai ao site Mov Cid?!
      Não vá,não vale a pena!
      Só lamento o Tó da CCAgricola se ter metido com essa seita!
      E só agora percebeu que o Blogois era de algém do MC?
      Pela censsura que faziam via-se logo de quem era!
      E pela campanha que fizeram a favor de Lurdes Castanheira,parece que só conseguiram um cliente certo,que foi o sr Serra!

      ResponderEliminar
    8. Anónimo2/2/10 05:20

      caro(a) 13:23
      Tem toda a razão. De facto, o MCG tem vindo a perder toda a credibilidade, o que é pena. No entanto, conheço uma "mão cheia" de colaboradores que me merecem consideração e respeito e continuo a achar a ideia interessante se não se tivesse tornado em movimento tendencioso dominado por algumas mentes anquilosadas que se "masturbam intelectualmente" com "posts" e Editoriais pseudo-intelectuais que, a maior parte das vezes só eles e os seus pares percebem. É por isso que os comentários são sempre (ou quase sempre...) abonatórios e, quando o não são, não os publicam. Os que os assinam (colocando iniciais...) são quase todos personalidades que nada fizeram por Góis. No entanto, para quem não está por aí, tem tendência a visitar os Blogs para saber notícias. Faz muita falta o Blogois mas, também esse, apenas existiu, enquanto este "PS" não foi poder em Góis. Um abraço ao Administrador(a) deste Blog pela iniciativa de preencher uma lacuna. Parece ser pessoa com pouco tempo para dedicar a ele mas, sempre é melhor pouco que...nada

      ResponderEliminar
    9. Anónimo2/2/10 14:56

      Sim, o administrador não deve ter muito tempo,mas é mais honesto que o blogois.
      Pelo menos é um blog sem censura,que os comentários são directos,e fico muito grato ao administrador,porque é um espaço que nos faz falta!

      ResponderEliminar
    10. Anónimo2/2/10 16:59

      Deve ser por não ter tempo que o dono do blog convida todos os interessados a contribuir. Porque não o fazem.

      ResponderEliminar
    11. Anónimo5/2/10 15:31

      Onde se lê "SOCIALISMO BOROCRÁTICO" deverá ler-se "SOCIALISMO BUROCRÁTICO".
      Assim se fala em bom português!

      ResponderEliminar
    12. Ora aqui veio oum intlectual da coisa!
      Só foi capaz de corrigir,mas escrever algo de novo,nada!

      ResponderEliminar
    13. Gostava de saber se é verdadade :

      Que a senhora Lurdes Castanheira mandou comprar umas botas de biqueira de aço,para dar outro aspecto assim como operário tipo Nody
      Outra é verdade que o patrão de carrapito da Transserano quer montar um Circo entre o Ginásio e GNR ?
      É verdade que vão reparar a barca beirã que o Dr.Cabeças comprou ao Machado de Coimbra para navegar Gois-Vila Nova do Ceira com dois cais .
      Agora isto vai ser um concelho moderno até dá gosto.
      O bar ténis vai passar para escola de higiene e cultura noturna bestial sinto-me orgulhoso ter nascido em Freixo de Espada á Cinta

      ResponderEliminar
    14. Já podem dar o nome na Camara de Gois para receber fibra óptica eu pedi 50 metros.
      O dr.Mario trata do assunto.
      Podem escreverem-se ate Dezebro 2050 D.C.

      ResponderEliminar

    Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
    Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.