quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Curta-metragem sobre a sobrevivência de uma bombeira rodada em Góis

A curta-metragem sobre a luta pela sobrevivência de uma bombeira, do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Góis, que durante um combate a um incêndio cai num buraco do qual tem dificuldade em sair, já começou a ser preparada no Concelho de Góis, pela realizadora Mariana Nogueira Ramos, numa produção da produtora o “Som e a Fúria”. O argumento deste projecto teve a sua génese numa experiência vivida na infância da realizadora durante um grande incêndio que rodeou a Vila de Góis.
Com esta curta-metragem é desejo de Mariana Nogueira Ramos transportar para o cinema nacional o interior de Portugal e as suas particularidades e com elas representar Portugal em festivais de cinema internacionais.
Este projecto, além de ser comparticipado pelo Instituto de Cinema e Audiovisuais e da RTP, conta também com o apoio do Município de Góis, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis e da Santa Casa da Misericórdia de Góis.

in RCA 20/10/10

70 comentários:

  1. Só não apoia esta acção
    de grande alcance moral
    quem não possui coração
    ou prefere o pantanal!

    JCN

    ResponderEliminar
  2. Sabes muito. Quem realiza? Mariana NOGUEIRA RAMOS. Pois é, ha que pagar a factura sra Presidente. Que grande Mov. de Civ temos em Góis...

    ResponderEliminar
  3. O JCN é o maior virus dste blogue. Se fosse pastar no tempo que perde a teclar, ficava este bloguq mais respirável.

    ResponderEliminar
  4. Acham normal que uma reunião política precedida de jantar seja feita numa casa do povo? Pois é o que vai acontacer num fim de semana destes. Presidente da Assembleia de sócios, Mário Garcia. Vereador da CM, o mesmo. São aó coincidência da nossa praça...

    ResponderEliminar
  5. Se a Casa do Povo cobrar aluguer já concordo. Porque não ? À borla é que não porque é com o dinheiro de todos nós. E por estas e por OUTRAS que estamos como estamos.

    ResponderEliminar
  6. Que grande elogio, pá, essa... do vírus! JCN

    ResponderEliminar
  7. És um mesquinho, pá! Deixa-os lá ocupar a Casa do Povo... à borla! Não vês, carago, que
    é por Góis e para Góis? Deves ser dos tais batráquios... do contra tudo e contra todos. Prefiro o cantar dos rouxinóis ao coaxar dos sapos! De longe! JCN

    ResponderEliminar
  8. SABEM QUEM REALIZA? Está tudo dito. Se realiza algo merece apoio venha de onde vier seja quem for.

    ResponderEliminar
  9. Uma Casa do Povo é constituida por sócios. Logo, tudo aquilo que for interdito aos sócios é ouro abuso.

    ResponderEliminar
  10. sou natural do concelho de Góis, e por motivos profissionais estive afastado durante algum tempo. Como tal gostaria que alguem me explicasse algumas coisas, por ex. quem é o Castro Nunes de que tanto se fala, e se ele é natural de Góis ou se trabalha lá, se tem familia lá etc.
    Outra coisa que me deixou intrigado foi a presença da Policia Judiciaria nas festas do Concelho em Agosto, que queria contactar com a organização do evento e com o responsavel pela segurança.
    se alguem me elucidar agradeço.

    ResponderEliminar
  11. Como é que é?!!! A PJ nas festas municipais!!! Não sei de nada! Ora diga-nos lá o que sabe...

    ResponderEliminar
  12. Não sei muito mais sobre a ida da P.J. a Gois, mas que esteve lá,esteve, coincidiu com uma das poucas vezes que eu fui ao recinto e vi por acaso os inspectores a identificarem-se perante funcionarios da Câmara e apercebi-me da conversa.
    mas tambem lhe digo que não me convenceu a conversa da empresa de segurança pois as mesmas são fiscalizadas pelo Ministerio da Administrção Interna (que emite as licenças) atraves da P.S.P. ou G.N.R.
    Vi também um senhor que conheço só de vista e penso chamar-se Catarino, bastante embaraçado com a situação. Admira-me que não soubesse disto porque os poucos dias que estive em Góis depois disso ouvi alguns comentarios (sussurros) entre os funcionarios que estiveram a trabalhar no recinto.

    ResponderEliminar
  13. Tu ouviste foi uma merda, foi o que tu ouviste, se cá estás poucos dias, deixa de cá vir!!!! fdssssssss só sabem dizer mal, arranjar intrigas e ainda pensam que com esta conversa do "os poucos dias que estive em Góis", ainda conseguem convencer alguém que não são algum ou alguma com dor de corno por terem levado um "banho", fez dia 11 deste mês um ano. VAI-TE ENCHER DE MOSCAS MEU MERDAS...DESAPARECE DE VEZ!!! Montes de merda que não conseguem dar a mão à palmatória e admitir que a outra candidatura não tinha nem metade do valor desta, nem conseguiria fazer nos 4 anos o que esta já fez neste 1º ano. BURROS IGNORANTES!!

    ResponderEliminar
  14. Sbre a curta metragem, quem vão ser os famosos actores ? e as duplas da protagonista, serão algumas das bombeiras de Góis que se pavoneiam com a farda mas nunca a sujam? que andam maquiadas como se fossem para uma festa? é que para algumas ser Bombeiro dá um certo estatuto social ou emprego na Câmara, como uma certa advogada que era ferranha do P.S.D. virou a casaca e agora se apresenta como o braço direito da presidente (que já não faz nada sem a consultar, segundo ela e familiares)e no Verão nunca se sabe se está a ganhar dinheiro dos bombeiros ou da câmara (ou dao dois lados).

    ResponderEliminar
  15. È pá..... não te enerves tanto, mas já deu para ver que sabes muita coisa sobre aida da P.J. se não não estavas com essa furia toda.

    ResponderEliminar
  16. mas já agora sr. indignado tem a coragem de desmentir que a P.J. esteve em Góis?

    ResponderEliminar
  17. o sr. indignado possivelmente é algum dos que foram contactados pela P.J. mas se não deve não tema eles não comem ninguem. Mas já agora e como já toda a gente viu que o sr. sabe contenos lá o que é eles foram aí fazer.

    ResponderEliminar
  18. Vieram beber um copo e fazer umas perguntas sobre uns muros e caminhos alcatroados, não sabiam que a gerência tinha mudado...

    ResponderEliminar
  19. HUMMMMM!!! Talvez sim, talvez não! Não vejo a PJ a dar passos perdidos por tão pouco! Alguma coisa foi e boa não é de certeza!...
    Ao da dor de corno: a mim não ne afecta, mas diga-nos lá, que tanto sabe, o que foi que esta gente já fez, de facto, este ano! Não me venha falar de festas, nem da conclusão das obras que vinham de trás, porque isso era só a obrigação...
    Para além disso, fizeram o quê?!!!
    Se não sabe eu digo-lhe: bloquearam completamente o funcionamento da câmara (pergunte aos funcionários), suspenderam a devolução da quinta do Baião para ajudar a Adiber, ou seja a eles próprios, que andam por lá "atravessados" até às orelhas, e venderam ao desbarato o resto da Quinta do Baião a um aldrabão que por aí apareceu a vender a banha-da-cobra! E ainda lá meteram 50.000 Euros a fundo perdido, mais uma loja de borla na praça.
    Se isto é fazer muito vou ali já venho! Mas se ainda quiser saber mais do que fizeram, pergunte que há por aí gente mais qualificada que eu para responder!...

    ResponderEliminar
  20. a P.J. só foi a Góis, porque não tem mais que fazer e então lembraram-se de aí mandar dois inspectores da directoria de Lisboa (sim porque eram de Lisboa), na companhia de mais dois de Coimbra (que não sairam do Beira Rio e talvez tenham bebido o tal copo), da unidade de combate ao crime de branqueamento de capitais e gestão danosa.

    ResponderEliminar
  21. Parece que houve alguem impotante na estrutura da câmara que estavv de ferias na altura da visita da P.J.
    Não houve problema passados uns dias deslocou-se novamente uma brigada da P.J. a Gois (estes de Coimbra), e ouviu a referida pessoa no posto da G.N.R.

    ResponderEliminar
  22. gostava que alguem fala-se ao anonimo das 01.43 sobre o sr. Castro Nunes pois eu tambem gostava de ficar a conhecer melhor o sr.
    pode ser o proprio a falar sobre si.

    ResponderEliminar
  23. Não se façam passar por mim, "o tal indignado". Eu repito: VÃO-SE ENCHER DE MOSCAS... CAMBADA DE INVEJOSOS, PERDERAM!!! NÃO SE MANCAM: PERDERAM, PERDERAM, FDSSSSSS PERDERAM. Não tenho paciência para vos aturar mais. NÓS GANHAMOS, VOCES PERDERAM, POR ISSO: RABINHO ENTRE AS PERNAS E SIGA...VÃO-SE ENCHER DE MOSCAS! Já ninguém vos quer aturar mais, daqui a 3 anos levam mais uma. Esta foi a primeira e última vez que tiveram direito a resposta, não tenho por hábito perder tempo com derrotados… tristes!!!
    VIVA A LURDES CASTANHEIRA

    ResponderEliminar
  24. Sr. indignado para uma pessoa do seu nivel intelectual(?), não fica bem essa furia toda, então as boas maneiras que lhe ensinaram na faculdade, e as maneiras tão delicadas que aprendeu num certo bar em Leiria (orientação sexual á parte).

    ResponderEliminar
  25. Nós Ganhamos!!! Olha que isso é muita gente, e pelo jeito tu não passas de um indigente!...

    ResponderEliminar
  26. Estava de férias?!!! Quem esteve de férias nessa altura foi o Mário Garcia!!! Não me digam que... ?!!!...
    Mau, que o caldo começa a entornar-se!...
    Será que esta história tem a ver com o tal empreendimento da Quinta do Baião!...
    Aquilo sempre me cheirou a esturro, mas daí a ser um negócio desses, nunca me passou pela cabeça!!!....

    ResponderEliminar
  27. Se acso quereis saber
    quem o Castro Nunes é,
    não me encontro de maré
    para dar meu parecer!

    ResponderEliminar
  28. então e ninguem fala sobre a curta metragem.

    ResponderEliminar
  29. A Advogada???? que sabes tu? é das poucas bombeiras que restam no quartel! Ferranha do PSD???? Como muitos outros que ate eram militantes do PS e entregaram o cartao para ir na lista do PSD

    ResponderEliminar
  30. Em vez de andarem com tretas em blogs e ajudassem era os bombeiros é que era lindo!

    ResponderEliminar
  31. Oh gente infeliz! Góis sem bombeiros aqui ainda a dizerem mentiras! Se têm duvidas dos ordenados dos bombeiros venham as assembleias e nao andem com jogos!

    ResponderEliminar
  32. Só vem para aqui pessoas cobardes, porque se aproveitam do anonimato para andar a denegrir a imagem das pessoas! Seja da presidência ou ate da oposição e ate ja de bombeiros! Deixem-se disso e ajudem gois mas com ideias construtivas!

    ResponderEliminar
  33. A presidente da Camara sabe bem tudo o que se passa a sua volta!Sorte de quem vai para a camara! è so invejosos! continuem aqui com conversas que o mundo la fora vai girando!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  34. Ele não tem paralelo
    e com suas gargalhadas
    mete os sapos num chinelo
    em duas quadras rimadas!

    ResponderEliminar
  35. As suas quadras são bombas
    prontas sempre a rebentar
    nos focinhos ou nas trombas
    de quem o queira afrontar!

    JCN

    ResponderEliminar
  36. tenham vergonha e deixem os Bombeiros em paz, se ser bombeiro dá estatuto e dinheiro, porque não vão para lá? possivelmente têm medo, ou preferem estar na esplanada enquanto os Bombeiros andam a bater mato.
    No entanto quando precisam, estes criticos da m... é só elogios.
    Tive a honra de pertencer a essa corporação, e só saí porque trabalho e resido em isboa, no entanto quem foi Bombeiro é para toda a vida. Quanto ao dinheiro, durante os anos que servi essa causa nunca recebi um tostão, mas quando regressava ao quartel, tinha a satizfação do dever cumprido.
    Em 1988, quando entrei para os B.V.G., o então Comandante disse uma coisa que por ironia do destino me acompanha na minha profissão:"numa fracção de segundo, passa-se de bestial a besta", mas besta, besta, é quem critica e nada faz.

    ResponderEliminar
  37. Girando?! É memo cara? Que pena que ele /(mundo) gire mais nuns sítios do que noutros.

    ResponderEliminar
  38. E afinal ninguem explica quem e o Castro Nunes

    ResponderEliminar
  39. Ó pá, é o JCN. Lê as merdas que o gajo escreve que ficas logo a saber quem é!

    ResponderEliminar
  40. Caros amigos os bombeiros merecem todo o nosso respeito e é pena que algumas pessoas que tem respomsavelidade não dão credeblidade á instituição que prometeram ajudar e dignificar

    ResponderEliminar
  41. Quando se é estrangeiro o que é que queres o lema dos bombeiros é vida por vida só que eles traduziram mal

    ResponderEliminar
  42. Não simpatizava com a pres. da camara de Góis. Agora já simpatizo um pouco.
    De fonte fidedigna soube que a dita Sra. não gosta dos inúmeros calões que "trabalham" na câmara.
    Cara Sra., continue por esse caminho que vai muito bem.

    ResponderEliminar
  43. E quem são os "calões"? Apoiantes da Lulu, ou contra? É que os maiores calões são os que lhe andam a lamber as botas! Toda a gente na Câmara sabe!...

    ResponderEliminar
  44. Caro amigo,tente lamber botas e verifique o quanto isso custa. É extenuante! Sempre com receio de se ficar mal visto pela demoiselle, sempre com um sorriso de orelha a orelha, sempre à procura de "novidades" para intrigar junto da Exma., sempre a ser criticado pelos não graxistas, sempre a andar pelos corredores à pressa, com papeis na mão, a fingir que se trabalha...
    Dá muito menos trabalho trabalhar de verdade do que ser-se calão graxista, acredite!

    ResponderEliminar
  45. Bem...e quando a dita não repara em nós apesar do esforço e mesuras? até nem se dorme de noite!
    Há alguém que trabalhe a sério na Câmara (eu sei que são raros, mas acredito que exista um ou outro)que não durma bem de noite?
    Não critiquem à toa, que só vos fica mal. Respeitem os graxistas por favor.
    Se todos na Câmara trabalhasem, não sobrava trabalho para 1/3 do pessoal. E os outros 2/3? Iam para a rua? O desemprego combate-se na função pública com graxistas e calões! Deviam de lhes erigir estátuas em frente a todas as câmaras municipais do país!
    Vivam os calões e graxistas da função pública!
    Abaixo os que trabalham, pois são maus colegas, que só pensam neles e se esquecem que não há trabalho na função pública para tanta gente!

    ResponderEliminar
  46. Bem vista essa tua "visão" do assunto. De facto se todos trabalhassem não havia trabalho para todos!!! Então é importante tentar não fazer nada! Assim, estamos a arranjar "trabalho" ao vizinho, ao "afilhado" da 1ª dama, etc.
    Só que, de tanto "praticar", o calaceiro aprende mesmo a... não trabalhar! E vai chegar um dia, que não deve demorar muito, em que, para salvação de todos nós, o calaceiro vai parar ao meio da rua.
    Sem apelo nem agravo!...

    ResponderEliminar
  47. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que despedir-se os 2/3 dos funcionários da câmara de Góis que estão a mais.
    Esta é a verdadeira frase bíblica. Com os tempos a frase alterou-se para qualquer coisa sobre os ricos e o céu.

    ResponderEliminar
  48. Ah sim?!!! Então fia-te nisso. Se entrar por aí o FMI vais ver o que acontece!...

    ResponderEliminar
  49. Se vier o FMI, os sindicalistas exigirão que se roube os pobres, que se prostituam as donzelas, que se matem os velhos, que se venda o Algarve aos camones, que se entregue Portugal a Castela. Mas nunca um funcionário público poderá ser despedido, muito menos os graxistas e calões.

    ResponderEliminar
  50. Pois não, pois não! No Reino Unido são só 500.000!!!

    ResponderEliminar
  51. Comparar os dirigentes políticos do Reino de Sua Majestade (sim, foram eles, sem FMI, que decidiram despedir 400.000 funcionários públicos)com a escumalha que nos (des)governa é comparar...bem...não se encontra nada tão grotesco na galáxia para servir de comparação.

    ResponderEliminar
  52. Não, não comparo nada! Só políticas! Foram os Trabalhistas (Labor) que andaram 15 anos a enganar o povinho inglês! E são os Conservadores (Tories) que vão ter tomates para pôr esta gente na rua! E não são 400 mil, são 490 mil!!!
    Aqui não foi muito diferente! Só faltam os "tomates", mas não se preocupe que eles aparecem, é só uma questão de tempo. Se olhar para a história, sempre assim foi!...

    ResponderEliminar
  53. Conversas de batráquios... ao redor do mesmo pantanoso charco! JCN

    ResponderEliminar
  54. Ó Nunes, não ponhas as patas sujas em Góis! Desta vez levas umas murraças nesse focinho de porco que nem sabes de onde elas vêm!...

    ResponderEliminar
  55. O filme que esta a ser rodado nos bombeiros é uma curta-metragem porque é sobre os bombeiros porque se fosse sobre a direção dos bombeiros teria de ser uma longa-metragem ou então seria uma serie e poderia ser rodada com os directores atuais é que alguns são cá uns artistas

    ResponderEliminar
  56. Quem vai levar as murraças,
    com certeza serás tu,
    ó sacana do caraças,
    meu grande cara de cu!

    JCN

    ResponderEliminar
  57. O Renato grande bombeiro.
    Apaga os fogos sem mangueira.
    Um grande mágico faz milagres é como a Rainha Santa converte o dinheiro em pão para os pobres

    ResponderEliminar
  58. Renato:profissão director - curso:malabarista.
    tu não querias que ele na profissão dele não ganhasse um belo ordenado.Ganha mais ele que qualquer funcionario que tem de fazer pelo menos doze horas diarias.

    ResponderEliminar
  59. O ordenado e não só e as compras para a messe é do tipo 1 para a messe 1 para casa.

    ResponderEliminar
  60. O que te vale é seres anónimo, pá; caso contrário, JÁ TINHAS AS TROMBAS ESBORRACHADAS! JCN

    ResponderEliminar
  61. Ó Nunes, és um retardado!...

    ResponderEliminar
  62. Depende do que entendas por "retardado"!... Por sinal, em certo sentido, não sou nada precoce; antes pelo contrário: faço render bem o peixe! Elas que o digam! JCN

    ResponderEliminar
  63. PFFFF!!! Gabarolas monte de esterco!...

    ResponderEliminar
  64. Muito bem pensado, sim senhor; só é pena... o português ser tão mau! UDP

    ResponderEliminar
  65. O português foi de propósito.
    Apareçam os palhaços a quem a carapuça serve.
    Garotos é o que há mais em Góis...
    Realmente só disto ou tesos a pedir dinheiro em tudo o que é lado para andarem a coçar o cu mas cadeiras de café.
    Nºao têm que fazer, trabalhem, nem mesmo que seja de ser no voluntariado.......

    ResponderEliminar
  66. É curioso e sontomático como toda a garotada se juntou no "Góis livre"!. "Similes cum similibus". Parece, realmente, um congresso electrónico de badamecos ao serviço da libertinagem camauflada de liberdade... vista pelo avesso. "Água-benta, senhor abade!". Há que exorcizar esta pandilha! UDP

    ResponderEliminar
  67. Porque será que ninguém vê o que se passa com as forças de segurança, GNR, que fazem com que cada vez mais se viva amedrontado em gois.
    será que descobriram alguma mina de ouro na Qunta do Baião e na zona de Bordeiro.
    É que eles não saem dali, raro é o di que ali não estão.
    Gois parece o Texas, senão é no Baião é em Bordeiro ou na Regateira.
    Porque nã vão até a Vila Nova do Ceira, ou até mesmo à zona da Ponte de Sótão, é que assim ficavam as entradas da vila todas barradas.
    Que vergonha para a vila, miseráveis.
    sra Presidente ponha mãos nisto que eles vao por Gois na miséria.As pessoas andam amedrontadas e evitam de vir a Góis.Não se vê isto em lado nenhum.
    Comentem, isto é só uma achega.

    ResponderEliminar
  68. Esses tipos quando são chamados para alguma desacato so aparecen 2horas depois só para ver se ha algum carro mal estacionado ou se alguem bebeu um copito que é para fazer o teste do balão. Mas se alguns deles fizessem o teste no fim das petiscadas que fazem com os amigos dentro do posto era lindo

    ResponderEliminar
  69. Tens toda a razão o anónimo das 15:40, muita coisa se pssa que os comandantes de companhia deveriam saber, é que segundo se sabe a GNR , nºao nasceu para corta as unhas a ninguém nem para fazer passar fome muita gente..............

    ResponderEliminar
  70. Essa é verdade ainda não foi há muito tempo que se passou uma cena bo café do Beira Rio, foram e chamados e demoram tempo demais, pode ser que agora fiquem contentes vão ter um bar nocturno quase junto ao posto, assim não têm desculpa porque até a pé podem vir......

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.