domingo, 17 de outubro de 2010

Deputado Vítor Baptista implica secretário de Estado em alegada tentativa de suborno

Parlamentar socialista pede demissão de André Figueiredo, secretário nacional e chefe de gabinete do líder do PS

Depois da publicação, em dois jornais de Coimbra, de um artigo no qual acusa André Figueiredo, secretário nacional adjunto do PS, de lhe ter oferecido um lugar numa empresa pública, o deputado socialista Vítor Baptista pediu ontem a demissão de Figueiredo, também chefe de gabinete do secretário-geral do partido. "[André Figueiredo] não tem condições políticas" para se manter no Secretariado Nacional, "não tem isenção, nem honorabilidade", afirmou Baptista, que perdeu no passado fim-de-semana a presidência do PS/Coimbra (Mário Ruivo venceu por dois votos). 


À Lusa, Figueiredo desvalorizou: "Sinto-me perfeitamente tranquilo e com a noção de dever cumprido, pois sempre pautei as minhas atitudes por princípios de transparência, rigor e isenção", disse. E admitiu vir a accionar um processo judicial contra Vítor Baptista, caso entenda que foi alvo de "difamação, falsidades e injúrias". 

Mas o parlamentar foi mais longe: implicou o secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, na alegada tentativa de provocar o seu afastamento da federação socialista. "Há coincidências", disse, referindo que Campos e Figueiredo associaram-se para operar aquilo que designou como "tramóia". As divergências entre Baptista e Campos não são novas. O mais recente diferendo aconteceu quando o secretário de Estado, em entrevista ao Diário de Coimbra, acusou o deputado de "dividir para reinar" no PS/Coimbra. "Vítor Baptista não tem políticas à altura de José Sócrates", explicou. 

A "tramóia" em causa terá consistido numa sugestão de Figueiredo para Baptista ocupar um "lugar de gestor público no Metro, na CP ou na Refer, com um vencimento de 15 mil euros mensais", escreveu o deputado no artigo, intitulado Na calada da noite. Em troca, teria de abdicar da sua recandidatura à presidência do PS/Coimbra. A publicação do texto aconteceu depois de Baptista ter sido derrotado por Mário Ruivo nas eleições federativas, no passado fim-de-semana. 

Mal encerraram as urnas, o deputado, que se candidatava a um quarto mandato, alegou irregularidades. "A tramóia passa por emitir mais de meio milhar de papéis, fotocópias, designados "gestão de quotas" e que gestão! Sem numeração, a que pretendem chamar recibo de pagamento de quotas de militantes, esquecendo os requisitos legais para a emissão de facturas ou recibos", explicou. "Para o pagamento de quotas é preciso cumprir o Regulamento de Quotas, e este não prevê a possibilidade de pagamento colectivo", acrescentou.

O episódio foi ainda comentado pelo líder do CDS, Paulo Portas, no debate quinzenal com o primeiro-ministro. Portas pediu a José Sócrates uma reacção às acusações de Baptista, mas o primeiro-ministro não respondeu. Fê-lo mais tarde, contudo. À saída do hemiciclo, afirmou que a direcção do partido "nunca se mete nas questões de eleições internas das federações". Mas, logo a seguir, tentando encerrar a polémica e enviando um recado implícito para Baptista, disse: "Aconselho todos os dirigentes e militantes do PS a saberem ganhar e saberem perder."

Ontem, à hora de fecho desta edição, prosseguia uma reunião da Comissão Nacional de Jurisdição do PS, que, face à intenção de Baptista de repetir as eleições em Coimbra, terá decidido que apenas os órgãos nacionais têm capacidade estatutária para convocar actos eleitorais nas distritais. Entretanto, o PSD exigiu uma investigação criminal do caso. "O Estado não pode ficar cego, surdo e mudo a esta denúncia do titular de um órgão de soberania, ainda por cima tratando-se de um crime de tráfico de influências, que é um crime público", afirmou Fernando Negrão. "É fundamental que a Procuradoria-Geral da República abra um inquérito crime e investigue". com N.S. e L.B.
in Publico 16/10/10

27 comentários:

  1. Incitar, por todas as formas, a população a desrespeitar o poder local democraticamente eleito e legitimamente constituído, como porcamente vem fazendo o "Góis livre", não é também uma tremendíssima "tramóia"? Julgue quem souber! JCN

    ResponderEliminar
  2. Ó Nunes vai à merda! Então eles fazem as asneiras todas e o Góis Livre é que tem culpa?! Tu precisas é com um cacete no cabedal!...

    ResponderEliminar
  3. Não fiquei indignado nem estou surpreendido.
    O PS é um partido político "à portuguesa". É uma quadrilha de xicos-espertos, gente desprezível, incompetente e sem dignidade. Caso tivessem de procurar emprego no mercado de trabalho, seriam sempre uns zé-ninguéns. Odeio aquela gente.

    ResponderEliminar
  4. Lá está este a chutar para canto! Sr. Administrador faça o favor de barrar os comentários a esta coisa, pois já estamos fartos de tanto versejar sem sentido e sem qualidade!

    ResponderEliminar
  5. Este VB é um traste! Não tenho dúvidas de que lhe aplicaram uma vigarice de todo o tamanho! Nada que ele já não tenha feito antes! Ou seja, ser vítima do próprio veneno já não tem piada! Vai daí, em total desespero, vem denunciar as negociatas internas do PS. E não o fez antes porquê? Não tinha percebido?
    Atenção às pessoas que se colaram a ele nesta candidatura! Tipo Lulu e companhia!
    Porque ou apostam tudo no abandono do Sócrates, ou têm os "dias" contados!...

    ResponderEliminar
  6. Se lerem a carta "Na calada da Noite" que o Vitor Batista mandou aos seus colegas do parlamento, poderão ler:" Mas tenho outras coisas para esclarecer, por exemplo: na secção de Vila Nova do Ceira em noite das eleições indicaram 18 votos para VB, reafirmaram-nos no Domingo, mas a acta na COC apresenta 17". Isto quererá dizer que, também em Góis (VNC) houve trafulhice e eventual adulteração de uma acta. Este facto enxoválha-nos a todos. Se se faz isto numa eleição entre camaradas do mesmo partido, o que se fará nas eleições Autárquicas, legislativas ou Presidenciais? É que quem está nas mesas é indicado pelos partidos, os delegados, são dos partidos logo, os trafulhas sõ os mesmos...

    ResponderEliminar
  7. Lembram-se quando o Diamantino e a Helena Moniz vieram dizer que o Vitor Batista os tinha tentado aliciar com lugares de destaque para que não concorressem pelo PSD? Afinal, era verdade e é procedimento comum no PS. Quantos e com que é que a Lulu terá aliciado nestas eleições? Por isso é que o Miguel Mourão diz o pior possível dela. Pudera, nunca mais é assessor. E o Carlos Santos da Várzea? Idem. Eles aprenderam todos pela mesma cartilha. Mas ganham eleições...porque continuamos a votar neles. Eu também fui enganado.

    ResponderEliminar
  8. AHAHAHAH! Este PS é o máximo! Do descaramento, da falta de vergonha, da vigarice!...
    É verdade o que diz acima o comentador acerca das mesas eleitorais. Tenho absoluta certeza que já houve eleições em Góis, nomeadamente nas mesas de Alvares, Ponte Sótam e Góis, onde se fez vigarice da grossa! Votam mortos, ausentes, abstencionistas, etc.
    Em Alvares, nestas últimas, os principais vigaros já pagaram as favas ao dono! Ou seja pagaram-lhes na mesma moeda.
    Nos outros sítios, vamos a caminho do mesmo, é só saber esperar!...

    ResponderEliminar
  9. As eleições transformaram-se num comércio rendoso! É verdade que foram oferecidos cargos a muita gente, não foi só ao Diamantino e à Helena! Mas também só é aliciado... quem o quer ser! Só que o votante faz o mesmo, vende o voto! Por quase tudo, desde obras, benesses, tratamento privilegiado, empregos para a família e amigos, etc.
    Vocês já se perguntaram como é que determinadas pessoas aparecem empregadas em determinados sítios? Pela competência nunca foi! Aliás como a Lulu diz à boca cheia do pessoal da Câmara.
    Mas teve (e tem) que fazer o mesmo, claro, pois doutra forma não ganhava eleições!
    A culpa disto tudo é do povo! Daquele que faz e do outro que deixa fazer!...

    ResponderEliminar
  10. Isso da Várzea deve ter a ver com o Mário Garcia que está á frente da Secção. Ele dizia que apoiava o VB mas, para quem o conhece sabe que se ele disse isso...fez ao contrário. O Monteiro estava com o Mário Ruivo, logo deve ter havido tachada nos votos...

    ResponderEliminar
  11. Venha o FMI, venha um novo Salazar, e depressa. É necessário correr com os incompetentes do PS e do PSD para TODO O SEMPRE.
    Foi essa gente, a maioria uns absolutos vigaristas e aventureiros, que levou o país à ruína.

    ResponderEliminar
  12. O que levou o País à ruina não foram os políticos! Esses dançam conforme a música!
    O que rebentou com as finanças públicas foram funcionários púiblicos a mais e trabalho de menos!
    Até aqui gozaram os empregados públicos. Agora para pagar a conta, parece que vão pagar todos. "Parece", porque de facto não é verdade, porque os funcionários públicos continuam a não fazer nenhum, não podem ser despedidos, só se lhe mexe nos ordenados e pensões em último caso, etc.
    Sabem como é que isto vai acabar? À pancada pois, só pode!...

    ResponderEliminar
  13. Com jogadas destas como pode um país avançar?
    Infelizmente (por enquanto) ainda temos de viver com eles mas lá chagará o tempo que "vão levar para contar".

    O povo não está sempre adormecido. De vez em quando acorda e faz a sua lei. Pena que esteja a demorar tanto.
    Antes era a ditadura que nos tirava a liberdade.
    Agora é a democracia que nos tira o sustento e a riqueza do nosso trabalho.
    Razão tinha o Zeca Afonso: ELES COMEM TUDO.

    ResponderEliminar
  14. Ah pois não, ó Nunes! Estás borradinho de todo!...
    De facto "eles comem tudo", mas o Zeca Afonso não tinha razão! É que ele falava dos "comilões" da ditadura! Vai-se a ver e os "ditos" estão é na democracia!
    Engraçado que já há mais de 20 anos eu ouvia dizer aos idosos que isto ia acabar mal!...

    ResponderEliminar
  15. Que tristeza este País vai caminhando para a Fome e Miséria.
    Quem não conheceu o fascismo não sabe onde vamos cair,nas mãos do Grande Capital e deixem lá Nunes.

    Quem tem coragem de andar com esta seita

    ResponderEliminar
  16. E qual é o outro caminho, meu caro?! Este País, vai caminhar para o assumir da responsabilidade. Isso significa deixar de gastar o que não se tem e ter-se que trabalhar de dia para poder comer à noite! Qual é o problema?!
    Eu sei que é grande, mas qual é a alternativa?
    Emigrar? Para onde?
    É melhor prepararem-se, ir comprando umas enchadas, aprender a semear umas batatas e umas couves, etc.
    Isto vai ser bonito!...

    ResponderEliminar
  17. ..."Este país vai caminhar para assumir a responsabilidade..." mas a responsabilidade têm só alguns os que depois de 4 anos de governação com maioria absoluta se afundou com o pouco que já havia e mesmo assim ainda votaram nesta cambada.De quem é a responsabilidade? de todos os que são e votam no Partido Socialista os que o fizeram enganados que me desculpem mas já tinha dado para se perceber com o Engenheiro(este é mesmo) Guterres.Cavaco Silva deixou o país bem entraram uns cobres com a UE e vai daí e constroem-se auto estradas de borla, nós , estado, pagamos e alguém por lá passa.Agora lembraram-se de que auto estradas e borla não dá.Olhe se eu fosse lá residente também não me agradaria nada, mas o facto é que vivendo noutra zona do país não tenho de pagar para quem lá mora.Bem este é um furinho no buraco das nossas desgraçadas finanças.E quanto não gastam as autarquias e as entidades por elas criadas, por exemplo em viaturas novas cada mandato?outro furinho
    Pitunisa

    ResponderEliminar
  18. Não não! Responsabilidade temos que ter todos! Que remédio! Culpa é que só têm alguns: O PS, os governos dele e quem neles votou!
    Já sei que agora que a coisa está preta, "ninguém votou", só que alguém foi porque os votos apareceram!...
    Como é óbvio agora pagamos todos, os culpados e os outros que nenhuma culpa têm! Mas é isto a regra das maiorias...

    ResponderEliminar
  19. Sopunhamos que Portugal se afunda mesmo, deixando de pagar reformas, ordenados, motins nas ruas, etc.
    Será que se deve deixar os PSs partirem para os paraísos tropicais, onde estoirarão a massa gamada e colocada em off-shores?
    Por mim, no mínimo, vão presos, colocados em celas com "Arnaldos". Mas se os fuzilarem não serei eu a lamemtá-lo.

    ResponderEliminar
  20. No "Goislândia" vos espero,
    seus sacanas do carago:
    Com meu carácter sincero,
    para todos... eu me cago!

    JCN

    ResponderEliminar
  21. UJD (Um Jovem Desesperado)20/10/10 17:38

    Já Emmanuel Kant dizia, "Por meio de uma revolução poderá talvez levar-se a cabo a queda do despotismo pessoal e da opressão gananciosa ou dominadora, mas nunca uma verdadeira reforma do modo de pensar. Novos preconceitos, justamente como os antigos, servirão de rédeas à grande massa destituída de pensamento." Pelo que vemos foi o que aconteceu com Portugal. Uma revolução da treta, a forma de pensar é a mesma!

    ResponderEliminar
  22. Acabou a saga Victor Baptista. Foi declarado vencedor Mário Ruivo. Agora, hà que sarar as feridas. Perdeu por 2 votos. Ele que pense quem o atraiçoou. De certeza que serão muito menos do que aqueles que apunhalou pelas costas...

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente, é tão mais fácil culpar quem quer que esteja no governo por uma crise que todos sabemos ser mundial e causada por aqueles que verdadeiramente fazem a economia girar. Espero que todos estejam cientes de que o papel de Portugal nessa economia é de mero espectador. Logo, estamos aqui para sofrer as consequências porque não somos jogadores directos.

    Penso também que qualquer um que tenha usufruído de subsídios destinados a planos de desenvolvimento e não os aplicou bem e os aproveitou para um verdadeiro desenvolvimento da economia local e do país, É CULPADO da nossa situação;
    Qualquer um que tenha andado a tirar cursos técnico-profissionais e não aplicou esses novos conhecimentos É CULPADO da nossa situação;
    Qualquer um que tenha andado a usufruir de apoios sem verdadeiramente precisar deles, É CULPADO da nossa situação;
    e por aí fora.
    Infelizmente estes comportamentos não são uma tendência de um partido
    mas de um povo!

    Resta-me relembrar-vos que a entrada para a CE foi com o PSD e com essa entrada começaram os nossos problemas:
    deixamos de puder produzir a nossa terra;
    Passamos a ter que importar produtos estrangeiros;
    Deixámos de puder pescar o nosso mar;
    Passamos a importar mais peixe, muitas vezes ilegalmente pescado nas nossas águas.
    Começamos a ter fábricas que se instalam no país enquanto houver benefícios concedidos para tal, para depois se mudarem para outros países, portanto passa-lhe a ser mais vantajoso a rotação pela Europa.
    E por aí fora! Quem não sabe destas coisas?!

    ResponderEliminar
  24. Pelo teu raciocínio, os únicos que não são CULPADOS são o Governo e José Sócrates...

    ResponderEliminar
  25. "E por aí fora! Quem não sabe destas coisas?!". Tu não sabes!
    Desde logo, quem pdiu a adesão à CEE, foi Mário Soares em 1978, como PM do 1º Governo Constitucional após o 25 de Abril. Depois quem asinou a adesão, foi o mesmo MS, PM do governo do Bloco Central em 1985! Quem geriu as primeiras verbas comunitárias foi de facto o PSD, através do PM Cavaco Silva. Que entregou o país em boa situação financeira em 1995. Não te lembras?!
    Quem geriu o 2º e 3º QCA foi o PS (Guterres e Sócrates). Pelo meio houve 2 anos e picos do Barroso, que na altura já denunciou a triste situação em que o País estava com o discurso da tanga! Não te lembras?!!!
    Mas os autistas do PS apregoavam que não, que era tudo mentira e ganharam, fraudulentamente duas eleições seguidas, porque mentuiram descaradamente ao povo!
    Agora, quase 10 anos depois, os mesmos palhaços vêm dizer que está tudo uma desgraça e que nos vão esfolar a pele. Tudo para manter um Estado mastodôntico, impossível de ser suportado por uma economia tão débil como a nossa!
    E é só para começo de conversa! Está atento aos próximos episódios!...

    ResponderEliminar
  26. Poupa-nos aos outros "episódios", pá, metendo-os no olho do cu! Que falta de originalidade! Conversas de penico, à laia da Pitunisa! JCN

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.