quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mário Ruivo derrota Victor Baptista com 1% de diferença

Image
Depois de derrotado há dois anos, as posições entre candidatos invertem-se e Mário Ruivo mereceu a preferência de 50,50% dos militantes socialistas do distrito
Mário Ruivo derrotou ontem Victor Baptista nas eleições para a Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista por uma diferença de 46 votos. O candidato da Lista A conquistou a preferência de 2340 eleitores contra 2294 do até então líder distrital. Ao longo da noite, numa altura em que o director da Segurança Social de Coimbra já festejava a vitória com os seus apoiantes no Hotel D. Inês, chegava a indicação que a diferença de votos seria apenas de cinco votos.
Os dados facultados ao Diário de Coimbra revelam que Mário Ruivo ganhou em 10 concelhos e ainda nas secções sectoriais, enquanto Victor Baptista alcançou vitória em oito. Os resultados mais expressivos a favor do candidato da Lista A foram alcançados em Arganil – com 107 contra 37 -, na Lousã – com 137 contra 29 -, Oliveira do Hospital – 207 contra 94 – e também em Coimbra – 727 contra 571. Aliás, neste concelho, Ruivo ganhou em quase todas as secções de voto, com a freguesia de Botão a destacar-se pela afluência às urnas. O vencedor da noite destacou-se ainda em Cantanhede, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Tábua.
Em contrapartida, foi em Penacova que os militantes socialistas revelaram um maior apoio ao candidato da Lista B, com 234 votos contra 45. Em Soure, Victor Baptista alcançou 221 votos e Mário Ruivo 84, em Mira e Góis, a diferença foi, igualmente, expressiva: 159 contra 75 e 107 contra 43, respectivamente. O líder da Distrital nos últimos anos ganhou também em Condeixa-a-Nova, Pampilhosa da Serra, Penela e Vila Nova de Poiares.
Ao início da madrugada, o Departamento Nacional de Dados do PS avançava com a vitória de Mário Ruivo com valores provisórios de 50,50%, ficando Victor Baptista a um ponto percentual (49,50%). Aliás, pouco depois de chegar ao Hotel D. Luís, o director do Centro Distrital de Segurança Social recebeu uma chamada telefónica do primeiro-ministro José Sócrates.
A noite foi de nervos para os apoiantes quer de uma candidatura, quer de outra. Na sede da Rua Oliveira Matos, a maioria dos militantes era afecta a Victor Baptista. Quando se começaram a conhecer os resultados de Coimbra, muitos já não acreditavam na vitória, mas havia quem fosse lembrando que o deputado perdeu várias vezes na sede de distrito.
Às 23h00 – uma hora depois do encerramento das urnas -, as contas estavam praticamente feitas e meia-hora depois Mário Ruivo chegava ao Hotel D. Inês, acompanhado da esposa e do filho. Entre aplausos e abraços, gritou-se PS, por «mudança» e pelo nome do vencedor, que teve a seu lado o secretário de Estado Paulo Campos e o mandatário Ricardo Castanheira.
Num discurso emocionado, Mário Ruivo reconheceu que há «uma expectativa muito grande de mudança». Na hora da vitória, recordou Fausto Correia, António Bronze e António Amaro, todos falecidos, acrescentando que o percurso «foi difícil», mas é resultado do contributo de todos.
A Paulo Campos agradeceu «o empenho, coragem, determinação e solidariedade» e sobre o seu opositor, que o havia derrotado há dois anos, disse que, «durante algum tempo, teve um papel importante na Federação». Agora, continuou, é tempo de «tentar reunir esta família tão desavinda, aceitar os camaradas que estiveram do outro lado […] Conto com eles e podem contar comigo, porque, a partir de hoje, é [o PS] um único partido».
Terminada esta batalha, Mário Ruivo concluiu dizendo que a primeira vitória tem de ser nas Presidenciais, com a eleição de Manuel Alegre.
No dia de ontem, as eleições para o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Coimbra deram vitória a Adelaide Soares, que derrotou Lurdes Castanheira. Houve ainda eleição dos delegados ao Congresso. l
Victor Baptista vai impugnar as eleições
Vítor Baptista recusava, ao início da madrugada, atirar a toalha ao chão. Pouco depois da meia-noite e meia, ao Diário de Coimbra, garantia estarem em causa «apenas cinco votos» uma vez que as suas contas apontavam para 2267 para Mário Ruivo e 2262 para a sua lista. «É meu entendimento que terá de se aguardar pela COC (Comissão Organizadora do Congresso)», referiu o presidente recandidato, numa altura em que ainda estava a proceder a algumas recontagens e à verificação de números.
Por outro lado, Baptista revelou ter-se deparado, ontem durante o acto eleitoral, com uma «situação surpreendente» que o leva a pedir a impugnação do acto eleitoral. Segundo nos explicou, «apareceram dezenas de militantes do PS a votar com um documento supostamente emitido pela Direcção Nacional, com um carimbo do PS, a dizer que os militantes tinham pago as quotas. Mas nem era um recibo, não estava numerado, nem dizia se o pagamento era em cheque ou em dinheiro e alguns foram emitidos fora da hora de expediente. Há que apurar a veracidade destes documentos cuja utilização nunca esteve prevista», referiu o também deputado socialista, garantindo que em diversas mesas de voto esta questão foi levantada.  Mais, acrescenta Baptista, eram pessoas da mesa de voto que entregavam o documento ao militante que se aproximava para votar e não era o próprio que o trazia.
Suspeitas que vão conduzir a um pedido de impugnação do acto eleitoral, por parte da candidatura de Baptista, que terá de ser dirigido à COC num prazo de dois dias após a afixação da acta por parte da Assembleia Eleitoral. A Comissão Organizadora do Congresso terá, depois, um máximo de dois dias a contar a partir do fim do prazo de recurso para tomar uma decisão, segundo o regulamento eleitoral do PS.
Da decisão da COC pode, qualquer um dos candidatos, num prazo de 48 horas, apresentar recurso para a Comissão Federativa de Jurisdição, que terá três dias para deliberar. Finalmente, desta instância cabe ainda recurso, num prazo de 48 horas, para a Comissão de Jurisdição Nacional que terá, tal como a estrutura distrital, de decidir em três dias.
Tendo em conta a curta diferença de votos e todo o ambiente pré-eleitoral é certo que o processo eleitoral de Coimbra vai correr todos estes trâmites pelo que uma decisão final só deverá ser conhecida em meados de Novembro.
in Diário de Coimbra edição electrónica 

24 comentários:

  1. Julgo que seria interessante o administrador publicar todas as noticias dos mesmos jornais sobre este assunto. Que falam das trafulhices que constituiram estas eleições, também em Góis (secção de Vila Nova do Ceira) que é citada na carta "Na Calada da Noite" que está publicada em vários jornais (JN) e em que o Vitor Batista acusa o Chefe de Gabinete de Sócrates de o ter tentado comprar com lugares em empresas públicas e ordenados de 15000 euros mensais. Este PS está podre e no Distrito de Coimbra, já fede. Quem pode confiar nesta gente? E se houve trafulhice nas eleições deles, não terá havido nas delas? E é esta gente que nos Governa? Nacionalmente, Distritalmente e Localmente? Quem era a mesa das eleições em Vila NOva do Ceira que alterou os resultados? E não venham dizer que é má lingua: é o próprio Vitor Batista que o diz e escreve...

    ResponderEliminar
  2. Uma vitória alcançada
    por meio da trafulhice
    deve ser considerada
    um acto de canalhice!

    JCN

    ResponderEliminar
  3. Desde logo porque parece que a diferença "real" é só de 5 votos!!!
    Incluindo trafulhices e tudo!...

    ResponderEliminar
  4. Já foi decidido que as eleições irão ser repetidas em algumas mesas, onde houve irregularidades manifestas! Desta vez, até ao lavar dos cestos...

    ResponderEliminar
  5. Eh pá! Esta notícia tem uma semana de atraso! Ó Sr. administrador isto é manipulação descarada!...

    ResponderEliminar
  6. hehe agora vejam a carta do victor baptista no arganileu.
    é só trafulhas!

    ResponderEliminar
  7. Ó Nunes de merda! Quando chamares FDP a alguém compra um espelho, OK?
    Como é o filho duma cabra que teve 7 filhos e nenhum conheceu o pai, tem o desplante de vir chamar isto aos outros! És mesmo o filho do limpa-chaminés, porque na altura a fome era tanta que qualquer borra-botas servia!...

    ResponderEliminar
  8. Não transfiras o teu caso pessoal... para os outros, seu filho de cabrão e puta velha, ou seja, coirão, vulgo cróia! Quany
    tos irmãozinhos tivestes, consoante a cróia? Confessa-te, homemm que eu não divulgo! Sou como o padreca que te baptizou, mas se esqueceu de te dar nome, ficando apenas registado com um qualquer filho de puta! JCN

    ResponderEliminar
  9. As minhas quadras são bombas
    que ao rebentar fazem dano
    quando rebentam nas trombas
    de qualquer gajo ou fulano!

    JCN

    ResponderEliminar
  10. mas a castanheira ganhou ou perdeu? na publicação anterior diz que ganhou, neste diz que perdeu. decidam-se

    ResponderEliminar
  11. Pela primeira vez, concordo contigo ó Nunes! De facto a Câmara gerida pela Lulu não passa de uma bandalheira, e esta história do ganha/perde é mais um labéu!
    Mesmo sendo verdade, só não percebo de que lado estás!...
    És um figurão! Na primeira oportunidade, faca nas costas!...

    ResponderEliminar
  12. Isto é uma grande trapalhada

    Dr.Lurdes votou Vitor Batista.
    Vitor Batista o mesmo que queria lançar Eng.Diamantino concorrer a Pre.Camara de Góis,contra a vontade da Concelhia de Góis.
    Nessa altura tambem prometeram ao Eng.Diamantino o lugar ao Sol para desistir.
    Agor é Vitor Batista que vai desmascarando o braço direito de Socrates.
    O PS entrou para a História Portuguesa.

    ResponderEliminar
  13. Bem visto, pá! Então é o PS mais os boys! A maior cáfila de ladrões que alguma vez governou um país, que por acaso é Portugal! Se isto fosse um país e um povo a sério, sei bem qual era o seu destino!...

    ResponderEliminar
  14. Parece que estais a jogar à cabra-cega, seus comentadores do carago! Cada qual... mais obtuso! Estais a pedir... Arnaldo, para vos ir ao cu! Quanto a ti, ó anónimo das 10:19, deves ter o cerebro virado do avesso: entendes tudo ao contrario! Confundes tudo, pá! Pões o labéu na ponta da piça, quando devia estar no rego do cu; e, quanto à bandalheira, andas à nora: não atinas com o pau da bandeira! E, depois, dizes que sou eu que ando baralhado, seu filho da puta! Olha que o Nunes... ainda tem tesão para fazer frente a qualquer parlapatão! Vou fazer quadra. JCN

    ResponderEliminar
  15. Tenho uma arma poderosa
    que se chama a poesia:
    só quem tem categoria
    lhe faz frente, usando a prosa

    JCN

    ResponderEliminar
  16. O "Góis livre" já não sabe
    a quem tirar o chapéu:
    quer livrar-se do labéu
    na confusão que lhe cabe!

    Tudo o mais é bandalheira
    em que o "Góis livre" é modelo
    sem sombra de paralelo,
    dela fazendo bandeira!

    Nenhum dos seus servidores
    um grão tem de inteligência:
    com tão maus comentadores
    depressa vão à falência!

    São todos curtos de vistas,
    curtos de tudo, afinal:
    não são mais que saudosistas
    do poder municipal!

    JCN

    ResponderEliminar
  17. Quanto mais levanta a grimpa
    o "Góis livre" mais apanhqa:
    é cada bruta castanha
    que nem da merda se limpa!

    JCN

    ResponderEliminar
  18. Do "Góis livre" os servidores
    mudaram todos de disco:
    acabou-se-lhes o isco
    dos chavões anteriores!

    Mil voltas à mioleira
    dão agora os salafrários,
    procurando nos armários
    uma qualquer ratoeira!

    Como essa do tribunal
    foi à viola entretanto
    acoimarem-me de santo
    era ideia... genial

    JCN!

    ResponderEliminar
  19. Não Muito Obrigado

    Socialismo de Miséria não alinho.
    A politica é uma PORCA todos querem mamar nas tetas dela.


    Já dizem que o culpado desta situação foi D.Afonso Henriques.

    Como o estado pode dar regalias ao povo.
    Se já vendeu parte da Galp.
    Se já vendeu parte EDP
    Se já vendeu parte C.G.D
    está na fila a TAP e ANA
    Falta os edificios e terrenos já vendidos em aste publica que eram do tempo do Fascismo.
    Falta o ouro que o velhote deixou no Banco de Portugal.
    Falta o dinheiro que a CE nos enviou eu não tenho mas alguem comeu tanto que agora estamos em banca rota iminente.
    O nosso Papa Figos queria TGV e um aeroporto e nova ponte sobre o tejo.
    Ficamos por aqui

    ResponderEliminar
  20. Pois é o governo vendeu tudo o que era do povo... melhor o que estes socialistas têm feito é muito interessante sobre o ponto de vista histórico,(infelizmente muito triste) em 75 roubaram empresas aos seus donos,sanearam-nos e trataram-nos como bandidos, anos mais tarde já mais cientes que estas nacionalisações eram um atentada á democracia pagaram umas quantias ridiculas aos seus propriatários , para os calarem e calarem os tribunais europeus , agora vendem-nas por preços exorbitantes ao capital estrangeiro(olhem a fam´ilia Santos angolana...) e mesmo arrecadando o que não é deles chegámos ao buraco onde estamos.Para onde foi tanto dinheiro? para os seus legitimos donos vos garanto que não foi.Isto é democracia? só no feudo da Coreia do Norte.
    Pitunisa

    ResponderEliminar
  21. Feliz foi Ali-Bábá conheceu os 40 ladrões.
    E os Portugueses

    ResponderEliminar
  22. olá anónimo do Ali -Bábá! quando Paulo VI veio a POrtugal perguntou a Salazar quantos Ministros compunham o seu governo.12 Sua Santidae, respondeu Salazar ,como os Apóstolos.Há meses atrás quando Bento XVI aqui esteve, na reunião com o sr José S.Pinto de Sousa ,vulgo 1º Ministro, fez-lhe a mesma pergunta que Paulo VI já havia feiro há anos a Salazar. Sócrates muito prontamente respondeu:40 Sua Eminência, tal como o Ali-Bábà...
    recebi esta pequena anedota há pouquissimo tempo mas fartei-me de rir.Ao que nós chegámos rir do que nos deveria fazer chorar não concorda? Quando o navio está prestes a fundar é ver os ratos a fugir, agora bulham pelas novas lideranças e ainda falam no nome de Carlos César para suceder ao sr Sócrates , valha-nos Deus então em vez de esperarmos pelos últimos minutos previstos na Lei para se entregar uma pen incompleta com o OE, correriamos o risco de o sr açoreano a perder tal como fez às famosas contas. E como serão as autarquias deste país todo???
    Pitunisa

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente, é tão mais fácil culpar quem quer que esteja no governo por uma crise que todos sabemos ser mundial e causada por aqueles que verdadeiramente fazem a economia girar. Espero que todos estejam cientes de que o papel de Portugal nessa economia é de mero espectador. Logo, estamos aqui para sofrer as consequências porque não somos jogadores directos.

    Penso também que qualquer um que tenha usufruído de subsídios destinados a planos de desenvolvimento e não os aplicou bem e os aproveitou para um verdadeiro desenvolvimento da economia local e do país, É CULPADO da nossa situação;
    Qualquer um que tenha andado a tirar cursos técnico-profissionais e não aplicou esses novos conhecimentos É CULPADO da nossa situação;
    Qualquer um que tenha andado a usufruir de apoios sem verdadeiramente precisar deles, É CULPADO da nossa situação;
    e por aí fora.
    Infelizmente estes comportamentos não são uma tendência de um partido
    mas de um povo!

    Resta-me relembrar-vos que a entrada para a CE foi com o PSD e com essa entrada começaram os nossos problemas:
    deixamos de puder produzir a nossa terra;
    Passamos a ter que importar produtos estrangeiros;
    Deixámos de puder pescar o nosso mar;
    Passamos a importar mais peixe, muitas vezes ilegalmente pescado nas nossas águas.
    Começamos a ter fábricas que se instalam no país enquanto houver benefícios concedidos para tal, para depois se mudarem para outros países, portanto passa-lhe a ser mais vantajoso a rotação pela Europa.
    E por aí fora! Quem não sabe destas coisas?!

    ResponderEliminar
  24. Palratório de batráquios elevados à categoria de deputedos do pantanal sob o patrocínio do "Gois livre", às portas da falência! JCN

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.