segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Reorganização do território

Documento Verde da Reforma da Administração Local

"2º CAPÍTULO - ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO
2.1. INTRODUÇÃO
A Organização do Território assume-se como outro dos Eixos fundamentais da Reforma da Administração Local, sobretudo numa lógica de reorganização administrativa do País e do seu mapa autárquico, respeitador dos Valores fundamentais ligados à cultura, património do Municipalismo Português.

O Governo propõe-se  promover o desenvolvimento de um plano de reorganização e reestruturação do mapa autárquico,  apontando mesmo para que  as alterações  do mesmo resultantes entrem em vigor no próximo ciclo eleitoral local, reforçando desta forma a prestação do serviço público e aumentando a eficiência.

Assim sendo, no âmbito da Organização do Território, a redução do número de Freguesias (actualmente em 4.259) assume-se como uma prioridade, devendo ser encarada como um verdadeiro instrumento de política autárquica, capaz de melhorar o funcionamento interno da Administração Local, dando escala e valor adicional às novas Freguesias (resultado da aglomeração de outras Freguesias) e reforçando a sua actuação
e as suas competências.
Por outro lado, levar-se-á a efeito uma redefinição das actuais competências dos municípios e das freguesias."


Cronograma de critérios de Base à reorganização territorial. Abrir em página separada.
Se a consulta dos partidos políticos/ANMP/ ANAFRE/ sindicatos e outras entidades está a decorrer até o final de Setembro e os os trabalhos preparatórios do novo regime de criação, extinção e fusão de freguesias a começar já em Outubro, como é que ainda não se ouviu nada em Góis?! Seria de esperar que o poder local se dirigisse à população. 
A discussão pública em assembleias de freguesia e assembleias municipais está marcada para Novembro, Dezembro e Janeiro.

47 comentários:

  1. Góis sempre foi um Concelho fora da lei.
    Mais parece um barco a navegar em alto mar sem piloto.

    A vergonha de 32 anos ser dirigida pelo PS que deixa um Concelho sem futuro,o que vamos esperar.

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está. Perante isto o que é que Góis vai perder?
    Ora vejam: temos menos de 5000 habitantes, portanto:
    Vamos perder 2 vereadores (a oposição deixa de lá pôr os pés) e 1 vereador a tempo inteiro.
    Temos direito a só um chefe de divisão, o que significa uma grande "volta" no quadro de pessoal.
    É agora que vamos todos a Fátima agradecer à senhora, a clarividência da reforma!...
    Vamos lá a ver agora como é que os súcias desempregados se governam!...

    ResponderEliminar
  3. O JUMENTO28/9/11 05:32

    Após uma primeira leitura do documento e dos seus anexos, que me parecem tão importantes como o primeiro pela reflexão que nos permite sobre a situação do nosso País, julgo ser possível alinhavar algumas ideias:
    1. O objectivo final do Governo é, que não haja municípios com menos de 10 000 habitantes e Freguesias com menos de 500 habitantes.
    2. Parece haver alguma sensibilidade do Governo para a realidade rural e para os Municípios em risco de despovoamento pois “cria” um regime de coesão que pode diminuir aqueles índices.
    3. Esta reorganização é proposta por um Governo PSD/CDS e tem o apoio (já expresso) do PS. É pois uma lei que discutida ou não, VAI SER IMPOSTA!
    4. Olhando para o nosso Concelho está em perigo a sua autonomia, enquanto Município, parecendo obvio a tentativa de forçar a uma fusão ou, pelo menos a uma agregação com outro (s) município(s) vizinho(s). De notar que estes estão quase todos na mesma situação do nosso. Quanto ás Freguesias, parece certo que, pelo menos a do Colmeal (notar que os 15 Km são em linha recta) estará condenada.
    5. A calendarização apertada que acompanha o documento, com etapas de discussão com várias instituições já ultrapassadas, faz pensar que se trata de um documento sério e consequente.

    Ora se esta análise estiver certa, está mais que na hora de nos organizarmos e debater o assunto. Temos de o fazer pondo de parte rivalidade bacocas e politiquices baratas e tentar, de uma forma a mais desapaixonada possível, discutir o nosso futuro. Senão seremos, irremediavelmente, ultrapassados. Gostaria de ver as nossas autarquias Freguesias, Câmara Municipal e Assembleia Municipal preocupadas com o assunto e a promover debates com a população. Será esperar de mais? E que bom era termos agora os tais Movimentos de Cidadãos a exercer a tal cidadania de que tanto falavam há um tempo atrás e que se veio a verificar que tinha outros objectivos e que, agora alcançados, deixaram de ter razão de existência.
    Não deixemos o nosso futuro nas mãos dos outros…

    ResponderEliminar
  4. Não é dito em lado nenhum que NÃO vamnos ter municipios com menos de 10.000 habitantes!!! Nem freguesias com menos de 500 habitantes!!! E vão ser tido em conta os aspectos territoriais...

    ResponderEliminar
  5. às armas goienses! Passarmos agora a lousanenses ou arganilenses ou pampilhosensses? nunca! antes a morte que tal solte! Todos na rua! as mulheres na primeira linha, com as mamas à mostra, como manda a tradição, brandindo ancinhos, alviões e machadas!

    ResponderEliminar
  6. E vais "atacar" quem?!!! Algum moinho de vento!!! Ou vais-te atirar aos "súcias" que governaram isto por mais de 30 anos?!...

    ResponderEliminar
  7. Mea culpa!!! De facto está prevista a extinção de freguesias com menos de 500 habitantes!...

    ResponderEliminar
  8. Com estes critérios só ficam duas freguesias: Góis e VNCeira. Alvares deve safar-se muito à justa e o Colmeal e o Cadafaz, nem em conjunto perfazem os tais 500 habitantes!...

    ResponderEliminar
  9. Não tenho pena,até vou na excursão dos reformados.
    Viva LULU vamos levar no

    ResponderEliminar
  10. Se continuas por aqui a chatear ainda vamos ser mais coisas!...
    Assassinos de ratos de esgoto... por exemplo...

    ResponderEliminar
  11. xau xau sacristão vai andando.

    ResponderEliminar
  12. Olha que eu faço queixa ao senhor abade! TIR

    ResponderEliminar
  13. Na entrevista de ontem ao DC, o Secretário de estado afirma:"Há 37 Municípios com menos de 5 mil habitantes e um número substancial deles têm áreas enormes e estão em desertificação acelerada. Se, neste momento, tivessemos obrigado a uma fusão de todos os municípoos com menos de 5 mil pessoas, sem preparar outras acções essenciais para o território, isso poderia ser uma machadada nestes territórios". É, pois uma queatão de tempo...A DECISÃO ESTÁ TOMADA!

    ResponderEliminar
  14. Claro que sim! Góis só escapa desta vez, porque isto precisa de tempo para ser mais bem estudado...

    ResponderEliminar
  15. "TOMADO" andas tu, mas é da mioleira, pá! Vai TOMAR ar, menino! XIS

    ResponderEliminar
  16. Este senhor secretário
    anda demais a falar
    usando um vocabulário
    que lhe cumpre moderar!

    TIR

    ResponderEliminar
  17. Conclui-se numa leitura mais atenta que as freguesias de Colmeal e Cadafaz terão que se fundir e, a manter-se o Concelho de Góis (nesta fase...), com menos de 5000 habitantes, o próximo executivo terá apenas umvereador a tempo inteiro (o Presidente) e um vereador a tempo parcial. Serão auxiliados por apenas um Chefe de Divisão. Não me parece sustentável se olharmos para o território que a CM gere...

    ResponderEliminar
  18. Não percas tempo, pá, com soluões improváveis e raciocínios à laia do jumento e seus quejandos e asininos comparsas! Dá tempo ao tempo, pá! Daqui até à partilha... ainda muita gente se há-de quilhar! TIR

    ResponderEliminar
  19. Muito bem!
    Reparei que todo o asneiredo é apagado sem dó nem piedade. Quem gostar de vernáculo bocageano que o utilize em casa, à frente dos pais, mulher e filhos. Ou na câmara municipal, à frente do poder eleito. Não neste espaço público.

    ResponderEliminar
  20. Não és capaz de uma ideia. Uma proposta, uma opinião. Só dizer mal e ser mal educado e ordinário. Ao que chegaste...

    ResponderEliminar
  21. O Miguel Mourão não tem mãos a medir,neste blogspot.
    Ele encarna o espirito da dra.Lurdes.
    Deve o cistema com palavrões,e com bocas foleiras.

    Gois já está assunto arrumado,e vou dizer uma coisa ainda vou ver o dr.Mário Sacristão como Pres.da Camara da Lousã.
    E Vila Nova do Ceira a juntar com Serpins.

    ResponderEliminar
  22. Ainda lá não "cheguei", pá; vou na tua peugada! TIR

    ResponderEliminar
  23. Isaltino Morais foi preso devia cumprir 2 anos na cadeia,mas para bem da dra.Lurdes ele deve sair em liberdade,porque os politicos portuguese estão isentos de is para a cadeia,por falsificar documentos e abuso do poder.
    Tenho dito

    ResponderEliminar
  24. E tu cheio de inveja, pá, dado que nunca, por nunca ser, poderás sentar o cu na cadeira do poder! Contenta-te com a cadeira de pau da tua reles casa! XIS

    ResponderEliminar
  25. Com a sua poesia
    o Nunes de vós dá cabo:
    com toda a sua ironia
    vos manda para o diabo!

    TIR

    ResponderEliminar
  26. Ide preparando foguetes para a festa de arromba que se há-de seguir ao julgamento da Quinta do Baião, ilibando os presuntivos arguidos das torpes calúnias de que miseravelmente foram acusados, pois tudo o que fizeram foi dentro dos bons principios e para o bem do concelho, que estais mortos por ver extinto! Sai-vos o tiro pela cu(latra)! XIS

    ResponderEliminar
  27. Miguel Mourão não sejas mauzinho.
    Tens que dar o fora em breve.
    Tu e teus capangas são os grandes culpados do atrazo de Góis.
    Toma e vai-te pentear

    ResponderEliminar
  28. O que tu querias, pá, era o lugar dele! Está-se mesmo a ver, pá! Estás bem livre, invejoso filho da puta! D

    ResponderEliminar
  29. Ó Nunes, palavra de honra que estamos MESMO fartinhos de aturar malucos!...

    ResponderEliminar
  30. D Disse

    A minha mãe e a tua estavam no Bairro Alto e facturavam muito,por isso se hoje és alguem deves a ela

    ResponderEliminar
  31. O Mourão anda arrasca.
    Fala com o Albino do talho que tem lá um charope do caraças.
    Todo feito com ortigas

    ResponderEliminar
  32. Não é com os dentes tu sabes bem,como é

    ResponderEliminar
  33. O Renato vai no Cortejo das Oferendas dos Bombeiros para Fiscalizar as notas.
    Porque aquilo só tem Chico Espertos.

    O dinheiro que a Camara gastou em Festas dava agora muito jeito aos Bombeiros.
    Temos que ter paciencia.

    A nossa Camara vai fazer fusão com quem ?
    Ficam a saber que estamos com o pescoço no cepo,não adianta chorar.

    Dia 17 de Outubro vamos todos a Arganil para ver a sentença do Tribunal,sobre a malta muito séria que andava a dar milho aos pombos no Pombal

    Um abraço

    ResponderEliminar
  34. No dia 17 de outubro, ó finório, vai-te uma vez mais sair o tiro pela cu(latra)! D

    ResponderEliminar
  35. Estes comentários só demonstram que os Goienses nem ler documentos sabem! e depois vêm para aqui cagar lamponas.
    Nos Concelhos em que a desertificação mais se verificou, ou seja, com um decréscimo acima dos 10% (Arganil PSD, Pampilhosa da Serra PSD e Gois PS) o numero minimo de habitantes é de 300 para as Freguesias se manterem. Só estão neste caso Colmeal e Cadafaz que se podem e devem unir.
    Informem-se antes de comentar seus imbecis!

    ResponderEliminar
  36. 1.-Temos, de facto,um concelho muito especial. Vem hoje no Diário de Coimbra que, na sexta-feira, foi criado ne Assembleia Municipal, um grupo de trabalho para "pensar" a reforma administrativa. Embora pensando que quando não se pretende fazer nada, neste País, a melhor forma é constituir um grupo de trabalho, fico banzado com a sua constituição: O Presidente da Assembleia, a Presidente da Câmara, os Presidentes da Junta e os líderes de bancada dos partidos na Assembleia. Então e a representação do resto (de toda a sociedade civil Goiense?). Será que para que aqueles agora nomeados para o grupo de trabalho, funcionarem em conjunto em nome da defesa dos interesses do concelho, têm de ser nomeados para um grupo de trabalho? Então não é a sua obrigação? Mas, o mais caricato é que, para coordenar o grup+o é designado...o Presidente da Junta do Colmeal que vai, assim, coordenar o sr Presidente da Assembleia e a Sra Presidente da Câmara num grupo que vai lutar contra a extinção/fusão da sua Junta de Freguesia. De facto, só em Gòis.
    2.- No dia de Outubro, comemora-se a implantação da Repúlica: Em Góis, resolveu-se, no mesmo dia e nas mesmas comemorações fazer uma homenagem aos combatentes do ultramar, nomeadamente aos combatentes da Guiné. É, no mínimo, de um mau gosto arrepiante!

    ResponderEliminar
  37. Nunca vi na minha vida
    coisa mais desconchavada:
    uma causa ser julgada
    por gente comprometida!

    XIS

    ResponderEliminar
  38. Versejando ao meu jeito:

    Como se levasse um couce
    ou golpe de capoeira,
    este país transformou-se
    numa espécie de estrumeira!

    JCN

    ResponderEliminar
  39. Posso dar minha palavra
    de nenhuma porcaria
    ser fruto da minha lavra
    ou ter a minha autoria!

    JCN

    ResponderEliminar
  40. Oh Miguel Mourão, tem trava na língua, já és grande...

    ResponderEliminar
  41. Para um gajo pequeno... qualquer outra criatura é grande! Essa é que é essa! TIR

    ResponderEliminar
  42. Não deixem é de ver as miserias em que a C.M. se está a transformar,agora arranjaram um tacho novo no campo da bola,que foi entregue a mais um cartão xuxalista ao filho do sr. Mario das águas e esta ein...

    ResponderEliminar
  43. Está-se mesmo a ver que querias o "tacho" para ti, pá! Falas por despeito! "Miséria" revela a tua mesquinha reacção, custando-te a engolir o sapo! Não tens outro remédio, pá! Tens muito ainda que esperar... à borda do charco! D

    ResponderEliminar
  44. Que razia o "liberdade" democraticamente fez nas quadras do Nunes! Entrou-lhe o fogo pela casa dentro! Vai daí... toca a "eliminar"! Como se lucrasse com isso alguma coisa, pois já toda a gente leu, releu, copiou e divulgou! Que risota vai por aquela Câmara! Arre gaita! XIS

    ResponderEliminar
  45. Não tentes limpar-te JCN que todos sabemos quem és e como "assinas". Conhecemos-te do Arganilândia e de outros locais. O sabujo és tu, identificado com todas as iniciais que utilizas...

    ResponderEliminar
  46. Que imbecilóide! Este bate o profeta de Arganil que diz ser Nosso Senhor Jesus Cristo. C'um carago! TIR

    ResponderEliminar
  47. Acho bem darem trabalho aos jovens de Góis,seja no campo da Bola ou noutro lugar consuante as suas aptidões, enquanto houvesse jovens em Góis para trabalhar, não se devia colocar os que não são de cá.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.