terça-feira, 18 de outubro de 2011

ADIBER: Prescrição e extinção da execução fiscal marcam início do julgamento


Os seis arguidos acusados de falsificação de documentos viram hoje (dia 17) reconhecido pelo Tribunal de Arganil a extinção de procedimento criminal, por prescrição, no processo que envolve autarcas da Câmara Municipal de Góis e dirigentes da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER).
A requerimento de um dos advogados de defesa, a que se associaram outros causídicos dos arguidos, o procurador do Ministério Público aceitou que o crime de falsificação de documentos, punível até três anos de prisão, tinha prescrito por já ter sido ultrapassado o período de cinco anos após o presumível crime (30 de Setembro de 2001).
Já em relação ao arguido Nuno Jordão, então gestor do programa comunitário Leader e ausente do julgamento por doença (esclerose lateral), atestada pelo Hospital de Santa Maria (Lisboa), não foi considerado procedente a extinção do crime, uma vez que é acusado de uso de documento falso e o prazo de prescrição desde ilícito é de 10 anos.
Logo no início do julgamento - em que em relação a um dos arguidos já foi extinta a responsabilidade criminal pelo seu falecimento (Girão Vitorino, ex-presidente da Câmara Municipal de Góis) e outro se encontra impedido de estar presente por doença do foro psiquiátrico (o médico José Cabeças, que também presidiu à Edilidade e à Direcção da ADIBER) -, a advogada Arménia Coimbra deu conta da extinção do processo de execução fiscal de que a associação foi alvo, tendo em conta o pagamento de 25 064 euros e o Ministério da Agricultura ter considerado como “devidamente justificada e aplicada aos fins a que se destinava” a restante verba.
Nesta primeira sessão do julgamento, que vai prosseguir terça-feira (dia 18), quarta-feira (dia 19), sexta-feira (dia 21) e a 15 e 16 de Novembro, Lurdes Castanheira, actual presidente da Câmara Municipal de Góis, é acusada do crime de fraude na obtenção de subsídio ou subvenção e presumível desvio de subsídio para fim diferente, assim como José Cabeças, Maria Helena Mateus, José Ângelo, Luís Miguel Silvestre e Miguel Ventura (autarca socialista da Câmara Municipal de Arganil e coordenador da ADIBER).
José Cabeças, assim os vereadores da oposição na altura (PSD), Manuel Gama e Humberto de Matos, estão acusados de participação económica em negócios, factos que tiveram origem na aprovação por parte do Executivo camarário de Góis da venda à ADIBER de uma parcela da Quinta do Baião, em 1999, a qual tinha um projecto financiado em 234 mil euros pelo programa Leader II, tendo em vista a concretização de um projecto de agro-turismo, que nunca veio a ser concretizado.
A edilidade, então presidida por José Cabeças, que era também o líder da associação, deliberou na altura vender por 50 000 contos (250 000 euros actualmente) 46 000 metros quadrados de terreno, quando este tinha sido avaliado por uma comissão em 65 000 contos (325 000 euros).
Contudo, apesar da deliberação camarária ser de 1999, ratificada pela Assembleia Municipal, a escritura só veio a ser celebrada em 2007. Verificou-se que a parcela só poderia ser desanexada em 2003, com o Município, de maioria socialista, a protelar a assinatura do contrato de compra e venda até essa altura e posteriormente a escritura, numa altura em que Girão Vitorino era vice-presidente da Câmara e sucedeu a José Cabeças quando este assumiu a Direcção Regional de Saúde do Centro.
Campeão de Provincias 17.10.11

43 comentários:

  1. Extinção de procedimento criminal?! Isto é uma vergonha! Fosse um Zé pequeno e nada prescreveria, sacavam-lhe tudo e ainda ia preso. Ladrões, falsificadores! Como confiar publicamente numa presidente que fez falsificação de documentos?

    ResponderEliminar
  2. "Ministério da Agricultura ter considerado como “devidamente justificada e aplicada aos fins a que se destinava” a restante verba."
    Afinal que projecto agrícola é que a ADIDER fez?
    Claro que as comezainas não contam.

    ResponderEliminar
  3. COMPROU A QUINTA!!!!!!!! DAHHHHHHH

    ResponderEliminar
  4. É pá, não tens que gritar...
    Tens razão, esqueci-me disso, como aquilo está tão bem conservado notou-se perfeitamente a passagem do novo proprietário.
    Concluindo: seja a Câmara ou a ADIBER gasta-se o dinheiro para nada fazer.

    ResponderEliminar
  5. Ja agora se a adiber comprou a quinta onde foram gastos os 50000 contos??

    ResponderEliminar
  6. Concluindo Portugal no seu melhor: CORRUPTOS!

    ResponderEliminar
  7. DAHHHH?! O que é isso pá?

    Como é que a compra da quinta é justificação e fim para a verba quando a compra é só o meio para atingir o fim (o tal project agro-turismo)?! Dugh!!!

    Ou seja a máfia dos políticos a lavarem as mãos uns aos outros.

    ResponderEliminar
  8. Com o processo a correr no tribunal também não podia haver projecto!!!
    Diiihhhh

    ResponderEliminar
  9. Como vês, se prescreveu é porque o projecto era para ter sido realizado há muito tempo atrás.

    ResponderEliminar
  10. muito tempo antes de ter chegado a tribunal.

    ResponderEliminar
  11. Mas não a câmara não fez a escritura... e sem escritura não se podia fazer nada...
    Ding ding ding

    ResponderEliminar
  12. Isso culpa o morto agora que ele não se pode defender.

    ResponderEliminar
  13. ah e não fez a escritura porquê? entenda-se que a Lurdes Castanheinha era vereadora na altura.

    ResponderEliminar
  14. Pergunta ao tino... mas não é ao de rãs!!!

    ResponderEliminar
  15. O problema não é fazer-se ou não a compra. O problema está em não se ter feito, forjar um documento dizendo que o negócio estava feito, não devolver o dinheiro e, ainda por cima, utilizá-lo noutros fins. Que nome dão a isto?

    ResponderEliminar
  16. Curiosa úma (entre muitas...) notícia publicada no último Varzeense pelo gabinete da presidência da CM. Dá-nos conta da aprovação, pela Assembleia Municipal, da proposta apresentada pelo PS sobre a reforma administrativa. Curiosa desde logo pelo facto da mesma ser, no mesmo jornal, desmentida pelo PSD que informa que a proposta foi conjunta PS/PSD. Curiosa também pelo facto de a mesma ser da responsabilidade do Gabinete da sra Presidente da Câmara. Quer dizer: há uma aprovação na AM, a quem compete FISCALIZAR a actuação da CM e é esta que publicita a aprovação, ainda por cima faltando à verdade e incutindo-lhe um forte cariz partidário. Mas que raio de Presidente da Assembleia ( a primeira figura do Concelho) é este que se deixa manipular pela CM parecendo uma qualquer marionete habilmente manuseada por um(a) qualquer saltimbanco de feira anual?

    ResponderEliminar
  17. Gois = Secilia = MÁfia

    No Varzeense fala do Moto Clube de Gois.
    Quem foi os culpados a autorizar a construção da sede do Moto Clube num terreno de olival,antes era para ser construida uma Estação de serviço do Alves Bandeira,esta malta está louca.
    A oposição não existe porque são todos do" PS Amuados"
    No processo Quinta do Baião só de Góis são dois Arguidos o resto é só tralha como é possivel gente da minha terra.
    Um concelho com um fim triste,podem crer

    ResponderEliminar
  18. Também foi o dr. Cabeças que deu o terreno ao Góis Motoclube?
    Claro que não.
    Foram os mesmos que se armam em santinhos e impulutos. Os mesmos que alcatroaram o Concelho, em vesperas das eleições de 2009, sem fazerem concurso publico das obras que são mais de 200.000 euros.
    Estes é que são graves crimes que lesaram a Câmara!

    ResponderEliminar
  19. Gois terra Mártir

    Estou aqui da minha janela mesmo de frente da Escola de Góis.
    Estão a executar uma ampliação segundo me contaram par uma creche.
    Tudo bem,mas a executar junto á casa onde está o Termoacumuladores de Gaz,quando aquilo um dia explodir Deus queira que não,lá vai crianças pelos ares.
    Quem fo o animal que autorizou tal obra.
    Aqui já lá vai 5anos aqule casa das máquinas esteve arder com muito fumo até os bombeiros de Góis lá conseguiram apagar o fogo.
    Como é possivel ,vejam bem quando lá passarem e vejam o perigo.
    Onde está a Comissão de pais.

    ResponderEliminar
  20. Pois!...
    Mas as obras, (o tal alcatrão), stá lá para quem o queira ver, ou usar!...
    Agora dormir uma soneca num quartinho do tal empreendimento de turismo rural da Quinta do Baião é que me parece ser dificil de acontecer. Pelo menos nos próximos 10 anos!...
    Acho que até compraram cavalos, charretes, equipamento de transporte, etc.
    E gasóleo agricola (descarregado em Coimbra) para os tractores lavrarem a quinta...
    Pois!...

    ResponderEliminar
  21. Bem observado ó "Góis Terra Mártir"...
    Realmente não lembra nem ó diabo!
    Esta gentinha da câmara e da escola, não têm nada dentro da cabeça!...
    Foska-se para esta merdaça toda!...

    ResponderEliminar
  22. Ao do Motoclube. Ó pá, tu ataca-me esses gajos!...
    Se fosse um desgraçado qualquer não podia construir nada, mas como é o Moto Clube, já pode transformar um barracão agrícola completamente em ruinas, numa sede social!...
    Ainda por cima, sem dinheiro para fazerem a obra!...
    Gostava de saber para que merda é que aquilo serve, sem ser para demolir!...
    Nem para um galinheiro!...

    ResponderEliminar
  23. Anda para aqui cada burro.

    ResponderEliminar
  24. Pois anda! E contigo somos cem, porque só tu vales 99!!!

    ResponderEliminar
  25. Chamar atenção aos iluminados da parte tecnica da Camara Municipal,sobre a obra do Barracão da Creche junto casa das Maquinas.
    Onde para a comissão de pais.
    Quando aquilo explodir a culpa vai morrer solteira

    ResponderEliminar
  26. O moto clube incomoda muita gente mas ainda é o que traz alguma gente a Góis.Mas andam para ai umas certas ditas empresas de turismo particulares aonde a C M anda a gastar horas de maquinas para beneficio dos amigos do Dr Mário.

    Cambada

    ResponderEliminar
  27. diz quem é o amigo...

    ResponderEliminar
  28. Mais um firma a dar o berro,estoirou,isto disseram-me para os lados de Vila Nova do Ceira

    ResponderEliminar
  29. Por este andar qualquer dia só temos a Camara a garantir trabalho.
    Já que muitos estão a dar o fora.
    Agora foi o Geraldo de V.N.Ceira que trabalhava nos Irmãos Vidal lda.
    Deu o fora para a Suiça,mas a prima essa o dr.Mario lá arrajou trabalho na escola de Vila Nova do Ceira,e assim o Café Toca fechou a bem do Socialismo Democrático de Góis.

    ResponderEliminar
  30. Não e só: o filho do José Latas o Nuno está de mala aviada para ir para Angola e era patrão.
    Gois vai ser um concelho só com velhos governada por chicos espertos.

    ResponderEliminar
  31. Nem todos patrões tem a sorte de receber subsidio durante 5 anos e a seguir por os empregados no olho da rua e instalar-se na C M e antes de ir para o poleiro tratou de deixar o lugar seguro para quando voltar estar bem recheado.
    O XUXALISMO no seu melhor

    ResponderEliminar
  32. O exemplo vem do dr.Mario Garcia Grande Educador da Classe Oper´ria mais o irmão.
    Viva ao xuxas no seu melhor em Góis

    ResponderEliminar
  33. O rio em outubro vai seco...

    ResponderEliminar
  34. O rio vai seco,e Góis também vai seco de ideias de fábricas.
    Mas vai rico em festa e peticos
    Foguetes ; PUM;PUM;PUM;PUM; é o que a malta gosta.

    Viva os Tres Mosqueteiros de Góis.

    ResponderEliminar
  35. Em Outubro, em Vila NOva do Ceira, fechou a serração dos Irmãos Garcia e o Talho do Zé. Em breve, fecha a Nini Modas. E assim vai o concelho de Góis...

    ResponderEliminar
  36. Sim.... Paz à sua alma!...

    ResponderEliminar
  37. E a sua bela equipa de actores e músicos,para nos irem dando música e muito teatro. Enfim uma equipa empreendedora e inovadora, preparada para todas as adversidades e sobretudo, com muita confiança no futuro. Sim, porque eles podem!

    ResponderEliminar
  38. Enquanto uns são obrigados a fechar por falta de apoio á outros que se riem todos,quem quer ver as maquinas e camions da C M ao fim de semana só trabalham para os amigos do nosso vizinho mas as ruas e camihos de V N DO CEIRA é so buracos e lixo,nunca fez nada por esta terra.

    ResponderEliminar
  39. Já o Diamantino fez umas avenidas como não há igual em Góis que espera há anos para ver, por exemplo, os passeios da estrada nacional concluídos.

    ResponderEliminar
  40. O Diamantino ainda começou a fazer a tal avenida mas esta corja não foi capaz de a acabar só á dinheiro para festas

    ResponderEliminar
  41. Dêm graças (!!!) por ainda haver quem tenha coragem de investir em Góis com ou sem ajuda é mais uma empresa em Góis.

    ResponderEliminar
  42. Que dia é que Góis vai para OBRAS

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.