quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Portugal pode deixar de existir como país, alerta António Barreto


Lisboa, 10 out (Lusa) - O sociólogo António Barreto admite que Portugal deixe de existir como estado independente dentro de algumas décadas e esteja integrado noutro modelo europeu.
"É possível que Portugal, daqui a 30, 50, 100 anos não seja um país independente como é hoje", disse o investigador à agência Lusa, admitindo que o país surja integrado "numa outra Europa", com outra configuração, com outro desenho institucional e político que não tem hoje.
Em declarações à margem da inauguração do 2º ano letivo do Instituto de Estudos Académicos para Seniores, na Academia das Ciências de Lisboa, onde foi o orador convidado, o ministro do I governo constitucional (1976) disse que não faz a afirmação com sentido alarmista ou de tragédia.
"Mas convém perguntarmos o que vai acontecer no futuro", recomenda.
No seu discurso de 20 páginas, António Barreto, 68 anos, citou o académico norte-americano Jared Diamond, que no seu livro "Colapso" fala sobre o desaparecimento de uma dúzia de povos, numa analogia ao futuro possível de Portugal.
O caso mais conhecido é o da Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico, cujos habitantes desapareceram "pelas decisões tomadas e pela maneira como viviam".
"Ele [Jared Diamond] diz que são gestos e comportamentos deliberados, não para se matarem nem para se extinguirem, mas que não têm consciência que estão gradualmente a destruir o seu próprio habitat, a sua própria existência", explica António Barreto.
"Cito o caso [dos povos desaparecidos] porque, muitas vezes, quando se discute o caso de Portugal ou da Europa tem-se sempre a ideia de que as coisas são eternas, que tudo é eterno, e agora não é", considerou.
"Os nossos gestos de hoje, as nossas decisões de hoje, sem que muitas vezes percebamos o quê e como, vão mudar e construir as grandes decisões daqui a 50 ou daqui a 100 anos", acrescentou.
"Com a crise que estamos a viver há alguns anos e com as enormes dificuldades que vamos ter para resolver e para ultrapassar, põe-se sempre o caso de se saber se daqui a dez, 30 ou 50 anos Portugal será o que nós conhecemos hoje".
O investigador social, presidente do conselho de administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, admite que seja igualmente possível uma "alteração dos dados atualmente conhecidos e que Portugal reassuma um papel de estado independente".
"Depende da nossa liberdade e das nossas decisões de hoje saber o que vamos construir daqui a um século", considera.
No seu discurso, o sociólogo que já negou ser candidato às próximas presidenciais, teceu duras críticas no seu discurso aos dirigentes que governaram Portugal nos últimos anos, acusando-os de iludir a realidade e omitir factos que contribuíram para as dificuldades em que o País se encontra.
"A verdade é que se escondeu informação e se enganou a opinião pública. A acreditar nos dirigentes nacionais, vivíamos, há quatro ou cinco anos, um confortável desafogo", afirmou.
Depois de uma situação que permitia "fazer planos de grande dimensão e enorme ambição", passou-se, "em pouco tempo, num punhado de anos", a uma "situação de iminente falência e de quase bancarrota imediata".
AMN.
Lusa/fim

14 comentários:

  1. Manda o Barreto à merda, pá! TIR

    ResponderEliminar
  2. O Barreto outro Socialista,foi Ministro da Agricultura.
    Ele é que vai acabar,Potugal fica não tenho duvida.
    Aqui em Góis estão acabar tambem,uns morrem e outros estão doentes,até acredito em DEUS.

    ResponderEliminar
  3. Antes e Depois por Ano

    Joaquim Pina e Moura
    41.233 702.758
    Armando Vara
    59.486 822,193
    Luis Parreirão
    52.212 463.434
    José Penedos
    112.947 728.635
    Luis Mira Amaral
    64.968 414.294
    Antonio Mexia
    680.360 3.103.448
    Dias Loureiro
    65.010 861.366
    Fernando de Oliveira
    65.010 700.874
    Fernando Gomes
    47.901 519.000
    Antonio Vitorino
    36.089 383.153

    Estão os Grandes Campeões da Democracia e Bem Estar

    O nosso primeiro-ministro não tem eles pretos.
    Isto era tudo confiscado,não o povo pagar pelos erros destes ladrões

    ResponderEliminar
  4. Vê só como o Português é uma língua rica......


    Curso Rápido de Gramática:

    - Filho da puta é adjunto adnominal, quando a frase for: ''Conheci um político filho da puta".

    - Se a frase for: "O político é um filho da puta", aí, é predicativo.

    - Agora, se a frase for: "Esse filho da puta é um político", é sujeito.

    - Porém, se o gajo aponta uma arma para a testa do político e diz:

    "Agora nega o roubo, filho da puta!" - daí é vocativo.

    - Finalmente, se a frase for: "O ex-ministro, aquele filho da puta, arruinou o país e não só" - daí, é aposto.

    Que língua a nossa, não?!

    Agora vem o mais importante para o aluno. Se estiver escrito:

    "Saiu de ministro e foi viver para França e ainda se acha o salvador da Nação." O "filho da puta" aqui é sujeito oculto...

    ResponderEliminar
  5. AHAHAHAHAHAHAHAH!... Só mesmo tu para me fazeres rir a esta hora! Com tanta desgraça e vais-te lembrar desta! AHAHAHAH!...
    Olha continua a procurar destas pérolas e depois vem-nos contar!...

    ResponderEliminar
  6. Atenção: o nosso governo acabou de descobir que não vamos ter que trabalhar mais meia hora mas sim 31 minutos e 17 segundos... e sabem qual o feriado que eles vão tirar? o 25 de Abril, já se está a ver, mas não se preocupem que eles vão decretar finalmente que o dia de carnaval passa a ser feriado nacional.

    ResponderEliminar
  7. Até pode ser! E olha lá, que tal acabarmos com o feriado municipal de Góis! Passa-se o dito para dois dias depois (15 de Agosto), e matam-se dois coelhos com uma cajadada só!...

    ResponderEliminar
  8. Até pode acabar o feriado municipal, mas para a semana lá vão todos assentar o cu no mocho em arganil. para alguns ou algumas não vai haver nem dar mais pontes isso é que vai ser...estou com tanta vontade de chorar...

    ResponderEliminar
  9. Ah pois é!... Dia 18, não é?...
    Mas já ouvi dizer que o juiz é súcia, e agora como vai ficar sem os subsidios, não vai condenar os capangas cá do sítio!...

    ResponderEliminar
  10. se tivermos o azar de ser governados por os psd de gois vai ser lindo.
    Ora vejamos Vito é o que todos sabem,Silvino igual,Paula pior ainda como veem não á escolha de um lado ladrões do outro gatunos.

    ResponderEliminar
  11. Pois e ainda faltam aí alguns...
    O Fernandes que está chéché, o Diamantino vira-casacas, o Vitor desempregado, a dona de casa vira-casacas e agora o fortunato que quer vender a casa à câmara...
    Todos juntos são "aquela" cambada de gatunos como tu dizes...
    Já agora não te queres juntar à trupe, para a chefiar!...

    ResponderEliminar
  12. Só mesmo em Góis!... Quer dizer que os ladrões e gatunos são os que nunca lá puseram os pés???
    Tá certo então!...
    Vê-se logo de onde vêm estas bocas.
    Súcias de merda!
    Já agora, dentro de pouco se vai ver quem é que os tem pretos!...

    ResponderEliminar
  13. Deves ser muito maçarico ou então estas a ficar xexé nunca foste informado que quem matou o Romeu que o pôs na miséria o foi o Vitó por causa de uma vingança antiga que utilizando o dinheiro do povo bens públicos fez com que a C M roubasse a serração. Quanto a falcatruas o P.S. tem as feito e isso é verdade mas o P.S.D. também quando esteve no poleiro as fez e algumas dariam cadeia por isso quem tem telhados de vidro.

    ResponderEliminar
  14. Ai sim??? Roubou a serração??? Que eu saiba a Câmara comprou a serração que estava falida, incluindo todos os trabalhadores que foram integrados na Cãmara. Saiu-lhes a sorte grande porque alguns nem pelo valor da àgua...
    Aliás a maior parte agradeceu muito bem ao benfeitor. À moda de Góis, passaram-se para o PS e espetaram uma faca nas costas do Vitó. Todos!...
    Além disso foi nessas instalações e terrenos anexos, que se fez a única coisa de jeito em Góis nestes 30 anos, que é o Pólo Industrial.
    Depois disso, quando é que o PSD esteve no poder, para andares a chamar gatunos e ladrões aos outros todos?
    Tu pareces a mãe da outra: ó filha chama-lhe puta, antes que ela te chame a ti...
    Súcia, lambe-botas!...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.