sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Feira dos Santos com sabor a mel e castanha



O Mel DOP Serra da Lousã e a castanha servem de cartão-de-visita para a Feira dos Santos, uma tradição de que as gentes de Góis se orgulham em manter viva.
A 01 de Novembro, no dia que é dedicado aos entes queridos já falecidos, a população e os visitantes são convidados a juntar-se no Parque do Baião para (a)provar produtos endógenos e conhecer aqueles que, com criatividade e engenho, usam o mel e as castanhas para dar um sabor genuíno a doces, bolos, aguardentes, licores e outras bebidas artesanais.
Empenhado em fazer deste certame um evento de referência quer no concelho quer na região, o Município de Góis aposta na presença de apicultores que produzem mel certificado DOP Serra da Lousã. A eles, juntam-se os produtores e vendedores de castanhas, artesão e outros comerciantes.
Aberta ainda à participação de empresas, instituições públicas e privadas, a Feira dos Santos tem inscrições a decorrer até hoje, dia 28 de Outubro.
Para além de um torneio de malha, que junta elementos das várias colectividades do concelho, e de uma competição internacional de pesca de truta – peixe que está em destaque nas ementas dos restaurantes de Góis – o programa de actividades alusivo à Feira dos Santos integra três concursos, dedicados, respectivamente, ao Mel DOP Serra da Lousã (em parceria com a cooperativa de apicultores Lousãmel), aos doces e bolos com mel e castanhas e, não menos interessante, a bebidas engarrafadas produzidas de forma artesanal.
Estando o Outono a dar sinal e com o dia de São Martinho a aproximar-se, a feira culminará com um tradicional magusto, ao fim da tarde, oferecido à população pela Câmara de Góis, no Parque do Baião.

Mantém-se a tradição

Antigamente, a matança do porco era feita no recinto da festa. População e forasteiros juntavam-se e faziam a tradicional “torresmada”, prato bastante comum nesta época do ano e que, de forma natural, sempre esteve associado à Feira dos Santos.
Adaptada aos novos tempos, a ligação entre os costumes populares e o dia reservado pela Igreja Católica à celebração em honra de todos os santos e mártires, continua a manter-se.
Depois de visitarem, nos cemitérios, os seus entes queridos já falecidos, a população junta-se no parque das margens do rio Ceira para manter a tradicional “torresmada”, que será preparada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis.
Neste dia, o primeiro do mês de Novembro, é tempo de recordar usos e costumes e a estória – conta-se – de um grupo de amigos, porventura agricultores, que todos os anos traziam para a feira o porco e, ali mesmo, faziam a matança e passavam o Dia de Todos os Santos em convívio.
Quem ainda não visitou a vila de Góis e desconhece o que este concelho tem para oferecer, tem por estes dias uma boa oportunidade para adquirir produtos regionais, comprovar a simpatia das gentes locais e conhecer este território de belas paisagens.


Evento visa promover as potencialidades do concelho

Truta no rio e à mesa dos restaurantes

O desejo de dar continuidade ao trabalho de promoção dos recursos e potencialidades do concelho de Góis, aliando o saber fazer à dedicação dos restaurantes locais, leva o Município de Góis a dinamizar a Festa da Truta, evento cuja primeira edição vai realizar-se entre os dias 29 de Outubro e 01 de Novembro.
Confeccionada e acompanhada de variadas formas, a autarquia espera conseguir, em breve, que a truta venha a tornar-se numa presença assídua no cardápio dos estabelecimentos de restauração e mesas da região.
“O apoio à pesca nas suas concessões e a gastronomia local fomentam a oferta turística como um produto ligado ao turismo cultural, divulgando recursos locais já existentes, mas nem sempre bem aproveitados”, explica a presidente da Câmara, Maria de Lurdes Castanheira.
Ao nível da gastronomia, a festa dedicada à truta envolve 15 estabelecimentos de restauração, com o peixe a ser confeccionado e servido como aperitivo.
Gratuitamente, a especialidade pode ser apreciada à mesa dos restaurantes Portela do Torgal, Taberna Mário Carneiro Garcia, Alto da Serra, O Costa da Rotunda, Primavera, Encosta da Seara, Cantinho, Ti Maria do Augusto, O Goiense, Dom Garfo, Caravela, Caçoila, Beira Rio, Tranca da Barriga e Central.
Antes de a truta chegar ao prato dos comensais ou, sequer, às mãos de quem a sabe preparar, é preciso pescá-la. Nesse sentido, durante quatro dias, as margens do rio Ceira acolhem os pescadores que participam no concurso internacional de pesca à pluma, que é levado a cabo com o apoio da Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva.
in Campeão das Províncias

8 comentários:

  1. Vamos todo ver a Feira:

    Trutas a Tio Humberto,paga a C.M.Góis.
    Confraria do Cabrito:Confrades Armindo Neves,Casimiro Neves,dra.Lurdes.
    Faltas as castanhas do Barata
    O mel vem do Colmeal é sagrado é de Jesus.
    Vamos todos ver a festa,foguetes a estoirar,muito bonito

    ResponderEliminar
  2. Tem cuidado, pá: não te "estoirem" no cu! D

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver as trutas do Tio Humberto,já convidei o dr.Mario Garcia o Grande Educador da Classe Operária.
    O dr.José rodrigues o Justiceiro.
    E a nossa arguida Dr.castanheira que está a ser a pioneira da Castanha,e outor bichos mais.

    Viva Góis Viva Festa.
    TRUM;TRUM;TRUM;TRUM
    A agora meu povo vamos apanhar as canas

    ResponderEliminar
  4. Precisavas, pá, era que te esborrachassem um par de trutas nos cornos! XIS

    ResponderEliminar
  5. Quem se recusa a comer
    as trutas do rio Ceira
    que se vá mas é foder
    de qualquer forma ou maneira!

    XIS

    ResponderEliminar
  6. A quem de trutas não gosta
    ou por birra as deprecia
    eu lhe recomendaria
    um bom pedaço de bosta!

    XIS

    ResponderEliminar
  7. Ó caquético!!! Enterra-te!...

    ResponderEliminar
  8. O S.Martinho na Candosa foi um barrete.
    Este Concelho está a entrar na falencia de ideias,e cada vez mais pobre.
    A dra. Lurdes tem um pó-pó que deu Adiber e voces teem um manguito.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.