segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Morreu Augusto Nogueira Pereira, antigo presidente da Câmara de Góis


Augusto Nogueira Pereira, antigo presidente da Câmara e daAssembleia Municipal de Góis, faleceu este domingo (9), na sua residência, em Oeiras, revelou o gabinete da presidência da autarquia daquela vila do distrito de Coimbra.
O ex-autarca faleceu aos 84 anos de idade, na casa onde vivia há mais de uma década, “por razões de saúde e familiares”, embora continuasse a deslocar-se a Góis com frequência e a permanecer ali durante períodos de tempo mais ou menos longos, disse a atual presidente da câmara de Góis, Lurdes Castanheira.
Natural de Moçambique, Augusto Nogueira Pereira fixou-se em Góis ainda criança (fez ali o ensino primário e são naturais dali a sua mulher e filho) e diplomou-se em engenharia técnica agrária na escola de Regentes Agrícolas de Coimbra.
Em Góis, desempenhou, entre outras funções, o cargo de presidente da Câmara entre 1983 e 1993 e da Assembleia Municipal, entre 1980 e 1982 e 1994 e 1997, e presidiu à Casa do Povo e às assembleias gerais da Santa Casa da Misericórdia, da Associação Educativa e Recreativa e da Cooperativa Agrícola do Vale do Ceira.
Embora “nunca se tenha filiado no PS”, Nogueira Pereira foi eleito autarca, como independente, por este partido, “defendendo sempre com intransigência e convicção os valores do Partido Socialista”, sublinhou Lurdes Castanheira.
A sua morte “representa, antes de mais, uma grande perda para a sua família e amigos e para o concelho de Góis, mas também para o PS”, salientou a autarca, enaltecendo a dedicação e contributo de Nogueira Pereira para o desenvolvimento do concelho de Góis e, por outro lado, “o homem solidário, de princípios e valores que ele sempre foi”.
in as beiras 10.10.11

43 comentários:

  1. Uma grande perda para Góis??? Mas ele não morreu em Oeiras, depois de ter vendido tudo o que herdou em Góis???!!!...

    ResponderEliminar
  2. Isto anda tudo muito calado! Como foram todos ao funeral do homem não tiveram tempo de vir para aqui largar patacoadas!...
    Refiro-me aos "socialeiros" de Góis!...
    Para quem não perceba!...

    ResponderEliminar
  3. Quem não te conhece que te compre, seu anónimo maldizente e malpensado "filho da puta"! E olha que para se ser "socialista" não é preciso estar filiado no PS: basta assumir e viver de acordo com os seus nobres princípios! Alcanças?... TIR

    ResponderEliminar
  4. Percebi muito bem! É por isso que tu és socilista! Porque segues os "nobres" principios socialistas!!!
    Aliás, basta ver o que por aqui escreves, para todos entendermos quão elevados são os teus principios!...
    Seu camelóide de duas bossas! Seu carrapato! Seu intrujão!...
    Monte de tralha fedorenta!...

    ResponderEliminar
  5. Esgotaste o dicionário de sinónimos, pá! Quanto a essa do camelóide, parece que me levas a palma com a tua tripla bossa e correspondente expressão vocabular: CAMELLLO! TIR

    ResponderEliminar
  6. Nunca vi nada tão mal escrito, este comunicado saiu do gabinete de apoio à presidência neste estado?! Não é preciso nenhum curso superior para saber usar virgulas e construir frases.

    ResponderEliminar
  7. Sim uma grande perda para Góis! Muitos são forçados a deixar Góis, poucos o fazem por gosto, mas isso não apaga a existência dessa pessoa na terra. Uma vez Goiense sempre Goiense!

    ResponderEliminar
  8. Os grandes princípios socialistas são uma coisa, o que muitos andam a fazer debaixo da capa do socialismo é outra bem diferente.

    ResponderEliminar
  9. A estratégia Socialista quando sentou o cu no Poder foi simples e eficaz. Foi pedir rios de dinheiro emprestado, roubando logo metade, distribuindo-o pelos seus correlegionários e amigos. Ler:

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/383-milhoes-em-offshores-215912803

    A outra metade estoiraram-na em asfalto (onde ganharam umas comissões) e na função pública. De permeio exigiam votos àqueles que favoreciam e às suas famílias.

    Eles pensam que a justiça nunca os alcançará. Enganam-se. O povo também faz justiça quando os Juízes andam a dormir. Quando o faz corre sempre sangue.

    ResponderEliminar
  10. REVOLUÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DOS CAFÉS DE VILA NOVA DO CEIRA: As obras prometidas pela sra Presidente de melhoria de abastecimento de água a VNC estão concluidas. Das torneiras pode retirar-se um café melhor que o que se bebe no Zé escriba. Também, como prometido, a antena já foi retirada e a pocilga já se encontra no vale da lapa. O trabalho foi tão bem feito que a pocilga foi transferida, mas o cheiro continua através de um sistema especiaç de arejamento montado pela CM para manter o ar de campo...Valeu a pena apostar num executivo que cumpre o que promete. Até consegui trazer para Góis o próximo rali de Portugal com uma espectacular, mas perigosa, no troço da "florestal" da Murtinheira em Vila Nova do Ceira!

    ResponderEliminar
  11. AHAHAHAH!!! Boa malha, essa do Rallye!!! Mas consegue-se fazer o rallye completo só no concelho de Góis, porque há muitas mais "florestais" iguais aquela!...

    ResponderEliminar
  12. É pá, não estrguem aquilo...parece que os gatos vão lá fazer uma horta! Sempre poupam o gasóleo, pois o "terreno" já está lavrado...

    ResponderEliminar
  13. Isso queriam vocês. Nós cá em Gois também temos uma florestal junto ao campo de futebol. É giro ir para um campo relvado e atravessar um pelado...ou, como diz o outro, se calhar é outra classificativa do rali de Portugal. E também temos uma horta comunitária junto à biblioteca. Há meses que está pronta a semear e até já lhe puseram uma vedação para proteger dos coelhos (que fugiram do Baião por causa do barulho das máquinas do novo empreendimento turístico) e dos javalis que fogem do Cadafaz e do Colmeal com medo de serem .......fu(n)didos.

    ResponderEliminar
  14. Falta a fibra óptica que o pato bravo do Socrates em campanha prometeu ao povo de Gois.
    Mas temos Sem Era Nem Beira,são os meninos do coreto da dra.Lurdes.
    Falta o José Nunes o cozinheiro-Mor da C.M.Gois.
    O Sacristão Mario Garcia e Miguel Mourão são os catequistas socialistas da dra.Lurdes

    ResponderEliminar
  15. AHAHAHAHAH!Isso, isso!... O tal emepreendimento de 400 postos de trabalho!!! Lembram-se?!...
    Acabaram-se com os coelhos por causa do hotel com Spa e tudo (!)... Vai-se a ver... nem por um canudo!...

    ResponderEliminar
  16. Por falar em (a)relvado!...
    Parece que se disputou há dias, uma "partida" valente ali prós lados da Câmara!...
    Resultado da 1ª ronde: Zé N. - 1, Zé D. - 0!...
    Segundo diz quem assistiu, o árbitro (a "tia" Lulu), faltou ao "jogo"!...

    ResponderEliminar
  17. "...Fu(n)didos"???!!! Ah pois é!...
    Olha que os "gajos" não são nada burros! Safa-te, antes que seja tarde!...
    Aquilo lá pró Cadafaz e Colmeal só mesmo os corvos!... E os súcias...

    ResponderEliminar
  18. Não é por nada, mas lá para esses lados, como vós falais, está a ser construído um lar de idosos que é modelo a nível nacional e que vai empregar muitos de vós que andam para aqui a mandar postas de postas de pescada.

    ResponderEliminar
  19. E já agora que maneira é essa de tratar o pessoal lá cima como selvagens??? A inveja sempre afectou os melhores, não os medíocres

    ResponderEliminar
  20. Pois!... Olha lá e essa história do "modelo" é algum super-mercado?!!!
    Que grande obra! Um lar! Então e quando se acabarem os velhos (já nem isso lá há), faz-se o quê daquilo?!!!
    Alguma barraca de comes e bebes? Ou uma estância de férias para... corvos e javalis?!...

    ResponderEliminar
  21. Para fazer rir as mamás, os tòtós divertem-se... à grande e à francesa! Filhos da Puta! Creche com eles, carago! Andam para aqui a cagar... fora das fraldas, empestando os ares! D

    ResponderEliminar
  22. É bom que se construa um lar que seja modelo para ensinar ao de Góis e ao do electricista como é que se trabalha.
    Se um sempre foi o que nos sabemos o outro agora nem se pode la entrar. E ai de quem se queixe.

    ResponderEliminar
  23. Mas porquê??? Acaso cheira por lá... a àgua de "rosinhas", é???...

    ResponderEliminar
  24. O Lar da Cabreira vai ficar pronto primeiro em relação GRANDE BARRETE DE GOIS QUINTA DO BAIÃO.
    SÓ se fala na quinta do Baião quando começa as eleições,que é para animar os patos bravos da Vila de Góis

    ResponderEliminar
  25. Os lares vão estar sempre atolados, por mais que as pessoas em idade activa tenham que ir ganhar o pão a outras freguesias, quando velhos a vida será sempre melhor de volta ao sossego e aconchego da terra.

    ResponderEliminar
  26. Um grande bem haja para a grande gente da serra, em especial para as freguesias do Cadafaz e Colmeal que de selvagem nunca tiveram nada.

    ResponderEliminar
  27. Não há idosos, não há nada nas aldeias lá de cima?? Segundo o comentário do 11:22, que gostaria de ter uma pequena conversa pessoalmente. Mas acontece que a Cabreira segundo os SENSOS 2011 cresceu: nas habitações e na população. Pois é. Ao contrário do que aconteceu com a maioria das localidades do concelho (infelizmente). É bom que comesses a respeitar mais as pessoas. Vê-se mesmo que és desses iluminados que fala mal de tudo e de todos só porque sim. Cresce e aparece. O nosso concelho é fantástico de gente genuína, temos um património natural único. Temos de ser todos a puxar pelo nosso concelho.

    ResponderEliminar
  28. Góis será Freguesia da Pampilhosa, Arganil ou da Lousã?
    Portugal, será província de Espanha nos próximos 5 ou 10 anos?
    Quem não se sabe governar tem os dias contados. É assim em tudo, numa família, num negócio, numa Câmara ou num país.

    ResponderEliminar
  29. Infelizmente, em Góis, os lares são como as Freguesias: são DEMAIS.Justificam-se 2 em Alvares, 2 em Góis, 1 na Cabreira e 2 em Vila Nova do Ceira? Justifica-se uma Junta no Colmeal e outra no Cadafaz quando as pessoas estão na Cabreira? Justifica-se uma em Góis e outra a 5 Km em Vila Nova do Ceira? Temos de começar a pensar com a cabeça e não com o coração...e olhem que sou daquelas que nasci e vivo em Góis, faço cá a minha vida e tenho, por esta terra uma amor imenso. Agora estamos no tempo de recuperar aquilo que andámos anos a esbanjar...

    ResponderEliminar
  30. Quanto mais capelinhas mais sacristões. Que farão estes caso se lhes acabe as capelinhas?

    ResponderEliminar
  31. Tem toda a razão, o comentário da 01:33 temos de ser racionais. Embora que investir em lares e cresces é um óptimo investimento.

    ResponderEliminar
  32. As creches e os lares são os primeiros a ressentirem-se com a crise. O desemprego trás as mulheres para casa e, para poupar, começam a tratar dos idoso e das crianças, pois não têm dinheiro para pagar as mensalidades. Isto passa-se, um pouco por todo o País mas, também em Góis. No lar de VNC já há vagas e a tendência será para haver mais. Sendo a Santa Casa mais uma agência de empregos do PS, onde se encaixam filhos, netos, primos, genros, etc. dos camaradas, implica a necessidade de altas mensalidades dos internados e põe em causa, naturalmente a sua sustentabilidade. Já nem os lares e creches são bons investimentos em Góis...

    ResponderEliminar
  33. Ainda por cima, o ministro da saúde veio dizer que não há dinheiro para as misericórdias!...

    ResponderEliminar
  34. As misericórdias são "quase" auto-sustentáveis, quando bem geridas

    ResponderEliminar
  35. É... são... "quase"...

    ResponderEliminar
  36. Será que estes gajos não sabem falar de mais nada a não ser da merda dos lares, onde com certeza irão acabar as suas miseráveis vida?! "Porra, senhor abade"! Já chateia! E tudo isto a (des)propósito do autarca que bateu a bota, deixando penalizada toda a classe política da comunidade goiense, que ele serviu com toda a sua convicta e calorosa fé socialista! C'um carago! D

    ResponderEliminar
  37. 2 ou 3 mandatos que ele fez, não sei precisar, mas foi graças a este autarca que se deve o não desenvolvimento do concelho

    ResponderEliminar
  38. Ó Nunes vai à merda!... Fé socialista num CDS convicto??? Vai lá vai!!!
    O dito cujo, esteve lá de 1983 a 1995. Ou seja um mandato de 3 anos e dois de quatro.
    E para o conseguir deitou mão da mais soez traição política que alguma vez se fez em Góis.
    Perguntem a quem sabe e tomem devida nota!...

    ResponderEliminar
  39. Estás a falara de quê pá?

    ResponderEliminar
  40. De quê??? Supostamente estou a falar para gente bem informada e inteligente! Obviamente tu não és!...

    ResponderEliminar
  41. Obviamente não estou informado a esse respeito, mas isso não afecta a minha inteligência.

    ResponderEliminar
  42. Pois não, pois não!... Só afecta a tua "sabedoria" que de facto é tão pequena que duvido que exista!...
    Olha tu pareces aqules carros tipo "replica", por fora são ferraris e porches, por dentro têm o motor dum carocha!...
    Vai-te catar...

    ResponderEliminar
  43. Se tem motor de carocha é artigo de guerra, feito para atravessar desertos, intempéries...
    Achas mesmo que sou da tua idade e que sei essas histórias do passado?!

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.