terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Futebol "O Góis" Pede Ajuda

A equipa de Futebol da Associação Educativa e Recreativa de Góis está a pedir ajuda às Comissões de Melhoramentos, Casa do Concelho de Góis e a toda a população em geral. João Manuel Rosa Simões, presidente da direcção da secção de futebol explica que: "esta direcção, que se encontra no activo desde 1983, está, pela primeira vez, a pedir ajuda às Comissões de Melhoramentos e à Casa do Concelho de Góis no sentido de auxiliarem na venda de rifas". João Simões disse ainda ao nosso jornal que, tiveram uma grande surpresa, quando, no jantar de final de ano, a presidente da Câmara Muni- cipal de Góis, Dr," Maria de Lurdes Castanheira anunciou finalmente a aprovação da candidatura para a requalificação do' campo de futebol, com construção de balneários, bancada e aplicação de relvado sintético. O responsável explicou: "Há muito que esperávamos por esta obra, mas para equipar as novas infra-estruturas calculamos vir a ter um gasto de cerca de 30 mil euros, pelo que, apelamos a todos para nos ajudarem".
Para além das rifas, com o aliciante prémio de uma viagem à Madeira, a secção de futebol tem ainda à venda algum material, como por exemplo: guarda chuvas e cachecóis.
Para contribuir com donativos ou adquirir material e rifas poderá dirigir-se a qualquer elemento da direcção. Vamos todos ajudar!
in O Varzeense, 15/02/10

Tábua - Em Góis e Oliveira do Hospital também podem encerrar

Vigília de protesto contra fecho do SAP

Fonte da ARS Centro confirma que está em cima da mesa o fecho do SAP no período nocturno, mas passará a existir uma consulta aberta entre as 08H00 e as 22H00.

Voltaram os protestos por causa do encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) nos Centros de Saúde. No distrito de Coimbra apenas funcionam actualmente os SAP nos Centros de Saúde de Tábua, Góis, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra. Admite-se que, exceptuando Pampilhosa da Serra, os SAP dos outros concelhos também possam vir a ser encerrados.

Assim, é praticamente certo que o SAP do Centro de Saúde de Tábua possa fechar em breve. Mas os utentes não aceitam ficar privados do serviço de urgências durante a noite, tendo realizado uma vigília de protesto sexta-feira à noite, que juntou algumas centenas de pessoas.
Um movimento de utentes do Centro de Saúde organizou a acção de luta para que os cuidados básicos de saúde não sejam vistos apenas como “uma despesa”, mas antes como “um direito”.

Rita Costa, do movimento de utentes, diz que a população tabuense não quer passar a deslocar-se para o Serviço de Urgência Básica de Arganil. Critica ainda o facto de que cada pessoa seja obrigada a pagar 8,40 euros em Arganil, onde “não existem serviços de especialidade, nem lugares de estacionamento, nem acessos em condições”, sublinhando que o encerramento “afectará particularmente os mais idosos e desfavorecidos com dificuldades de deslocação”.

Fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS que o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) poderá ocorrer “em breve”.
A mesma fonte garantiu, no entanto, que serão criadas alternativas que passam pela instalação no centro de saúde do regime de consulta aberta que atende, na mesma, situações de doença súbita, no período entre as 08H00 e as 22H00. Depois desse período a população do concelho deverá ligar para o 112 ou a Linha Saúde 24. “Os centros de saúde nunca atenderam urgências na verdadeira acepção da palavra”, esclareceu.
in As Beiras, 22/02/10

Autarquia de Góis - Tudo Fará Para Manter o SAP a Funcionar

Perante o manifesto de insatisfação e revolta da população goiense, face ao temor do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no Centro de Saúde, em Góis e à manifesta preocupação no que se refere também ao encerramento das extensões de saúde, nas diversas freguesias do concelho de Góis, o jornal O VARZEENSE foi falar com a presidente da Câmara Municipal de Góis e apurou que, no que depender da autarquia goiense, esta tudo fará para manter os serviços em funcionamento e prestar um bom serviço de saúde à população.

Receosa com o encerramento do SAP, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Drª. Maria de Lurdes Castanheira, referiu que, ainda em 2009, reuniu com as pessoas que estão legitimadas para decidir sobre a problemática do encerramento ou não do SAP, nomeadamente: Administração Regional de Saúde do Centro, Director do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte, Dr. António Sequeira e com o Coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Góis, Dr. Carvalheiro, tendo-lhe estes assegurado que nada seria decidido sem o município ser ouvido.

A edil mostrou-se disponível para colaborar de forma a manter o SAP em funcionamento e as extensões de Saúde existentes no concelho e realçou as dificuldades geográficas desta região, com grandes distâncias e difíceis acessibilidades, com poucos meios de transporte e uma população envelhecida.

Lurdes Castanheira admite que, numa óptica economicista, poderia ser mais rentável encerrar o SAP, todavia, na opinião da presidente de Câmara "em primeiro lugar temos que olhar às necessidades da população, de forma a prestar um bom serviço de saúde" e a necessidade de se deslocarem a Arganil durante o período nocturno é, na sua opinião, extremamente difícil para a população goiense.

Muito preocupada com a situação, a presidente da Câmara referiu ainda ao nosso jornal que, se o SAP encerrar obrigará consequentemente ao encerramento do Centro Municipal Rosa Maria, em Góis, o que, na sua óptica seria muito preocupante, pois colocaria em risco, para além de um serviço essencial à população alguns postos de trabalho. "A autarquia já disponibilizou um orçamento de 50 mil euros para auxiliar no funcionamento do Centro Municipal", acrescentou.

As extensões de Saúde são outra preocupação da autarca, que confessou: "a autarquia tem sido uma parceira activa que tem colmatado todas as dificuldades apresentadas" e exemplificou: "na extensão de Saúde de Vila Nova do Ceira foi resolvido o problema da acessibilidade, na de Cortes foi solicitado sistema informático com acesso à Internet, que, de imediato foi solucionado e "continuamos receptivos a ser parceiros de forma a prestar o melhor serviço às populações", assegurou.

A presidente da Câmara Municipal acrescentou ainda que, logo que tomou conhecimento da necessidade de pessoal auxiliar, para exercer funções no Centro de

Saúde, disponibilizou, de imediato, duas funcionárias que se encontram a prestar serviço na área da educação até que sejam solicitadas pelos serviços de saúde.

Alguns presidentes de Junta também foram ouvidos e partilham de igual opinião, afirmando estarem receptivos a serem parceiros de forma a manterem as extensões de saúde em funcionamento.

Em conversa com - o Director do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte, Dr. António Sequeira, apurámos que, o sistema de saúde encontra-se em fase de reorganização, com vista a conseguir prestar um melhor serviço à população, pelo que, foi solicitado ao Coordenador da Unidade de Saúde de Góis, Dr. Carvalheiro, para efectuar um estudo exaustivo sobre a caracterização da população, suas patologias, situação geográfica e transportes, no concelho de Góis, de forma a encontrar a melhor resposta. Todavia, o Dr. António Seque ira acrescentou que "o encerramento do SAP é uma matéria que não se encontra em cima da mesa" e que nada será decidido sem previamente haver um estudo concluído, ouvindo a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, de forma a encontrar a resposta mais adequada aos anseios da população.

Tentámos ainda falar com o Dr. Carvalheiro, para saber em que fase se encontra o estudo, todavia, até ao fecho da edição do jornal, não foi possível conversar com o Coordenador da Unidade de Saúde de Góis.
in O Varzeense, 15/02/10

Limpar Portugal dia 20 De Março!

No dia 21 realizou-se na Associação Educativa e recreativa de Góis, um espectáculo organizado pelos voluntários do projecto Limpar Portugal. 
O objectivo foi divulgar esta mega operação Limpar Portugal, que no dia 20 de Março contará com o apoio de vários voluntários por todo o país para limpar as matas portuguesas.
Este encontro local foi animados por vários grupos culturais da região tais como o Rancho do Cadafaz, Grupo de Concertinas, Grupo de Judo, Grupo de Violas e Cantares da Várzea, Banda da AERG e contou com o apoio de todas as Juntas de Freguesias do concelho e Câmara Municipal de Góis; Bombeiros Voluntários e Associação de Juventude de Góis entre outros.
Para se manter atento visite o site deste projecto.

Combater a pobreza e a exclusão social - Três instituições mais ricas

Os equipamentos entregues são “um estímulo” para que as instituições “continuem disponíveis e motivadas, afirmou Maria de Lurdes Castanheira.

De forma a assinalar o início das comemorações municipais do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, o presidente do conselho directivo do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho, deslocou-se ontem a Góis, para presidir à cerimónia de entrega de equipamentos a três instituições do concelho, iniciativa que teve lugar no auditório da Biblioteca António Francisco Barata e que se insere no âmbito do projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania”. Na cerimónia, que estava previsto ser presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que não pode estar presente “por motivos de força maior”, foram atribuídos equipamentos ao Centro de Actividades Ocupacionais (Pólo da ARCIL de Góis), que recebeu equipamento informático, áudio e vídeo, material didáctico e mobiliário; aos Escoteiros, aos quais foi atribuído material de campismo (tendas e fogões), mobiliário e equipamento informático; e à Secção de Futebol da Associação Educativa e Recreativa de Góis (AERG), que foi contemplada com equipamentos desportivos.
Tratou-se de um investimento de cerca de 30 mil euros que, segundo o também coordenador nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, tem como objectivo “superar as situações de exclusão que ainda existem nestes territórios”.
Defendendo que, “hoje em dia, a Segurança Social é capaz de responder de um modo muito completo ao que são os efeitos da crise na família”, Edmundo Martinho considerou que são programas como o PROGRIDE que “fazem perceber que este é o caminho certo, de continuar a encontrar recursos e os melhores caminhos” para superar as situações de exclusão.

Concelho no caminho certo

Maria de Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis, entidade promotora do referido projecto, afirmou que os equipamentos entregues são “um estímulo” para que as instituições “continuem disponíveis e motivadas em mobilizarem-se nas dinâmicas de desenvolvimento local”.
Já o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Góis, José Cabeças, entidade executora do projecto, alertou que “este território continua a exigir uma intervenção integrada e sustentada em parcerias”.
in as beiras 18/02/10

sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Não Deslocação da Secretária de Estado

A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz,  não se deslocou a Góis, no dia 17 deste mês  para não presidir à cerimónia de entrega de equipamentos a três instituições do concelho, que iria ter lugar no auditório da Biblioteca António Francisco Barata. Esta iniciativa inseria-se no âmbito do projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania”, assinalando também o início das comemorações municipais do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social.
Resta-nos saber se ainda assim os equipamentos foram atribuídos ou se foi tudo adiado.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação em visita a Góis

A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, deslocou-se no dia 17 deste mês a Góis, para presidir à cerimónia de entrega de equipamentos a três instituições do concelho, a ter lugar no auditório da Biblioteca António Francisco Barata. Esta iniciativa insere-se no âmbito do projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania”, assinalando também o início das comemorações municipais do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social. 

Foram atribuídos equipamento informático, aúdio e vídeo, material didáctico e mobiliárioao ao Centro de Actividades Ocupacionais (Pólo da ARCIL de Góis); material de campismo como tendas e fogões, mobiliário e equipamento informático aos Escoteiros; e equipamentos desportivosà secção de futebol da Associação Educativa e Recreativa de Góis.

Vistas de Góis

De Blogger Pictures
De Blogger Pictures
De Blogger Pictures

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

De Blogger Pictures

Góis - Garantia é dada pela ARSCentro

Extensões de saúde não vão encerrar
As três extensões de saúde do concelho de Góis não irão encerrar, garante a ARSCentro. A transferência de quatro administrativas não está relacionada com qualquer fecho.

A transferência de quatro auxiliares administrativas do Centro de Saúde de Góis para a Lousã motivou, por parte da população, desconfiança em relação ao encerramento das extensões de saúde existentes no concelho. Num comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, por parte da Comissão de Melhoramentos de Cortes, pode ler-se que esta transferência “pode ser simples organização de trabalho, mas os rumores afirmam tratar–se do fim anunciado das extensões de saúde do concelho. E infelizmente, nos últimos tempos, os rumores concretizam-se quando se trata de encerrar serviços na freguesia de Alvares”.
Ontem, ao DIÁRIO AS BEIRAS, Antonino dos Prazeres Antunes deu conta da preocupação da população “e do receio que há quanto ao fecho de todas as extensões de saúde”.
O DIÁRIO AS BEIRAS, em contacto com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), teve a garantia que “não há qualquer indicação de encerramento e tal não se equaciona”.
No concelho de Góis encerraram, há vários anos, as extensões de saúde de Cadafaz e Colmeal. Contudo, as de Vila Nova do Ceira, Alvares e Cortes “não encerrarão”, disse fonte da ARSCentro.
No caso concreto da extensão de saúde Vila Nova do Ceira, esta funciona três vezes por semana e tem um total de 800 utentes, enquanto a de Alvares está disponível duas vezes por semana e tem 500 utentes, e a de Cortes, aberta uma vez por semana, serve 200 doentes. 
in  As Beiras, 09/02/2010

sábado, 13 de fevereiro de 2010

“O Sim e o Não na Educação”

Aos Pais e Encarregados de Educação
Sessão de Sensibilização e (In)Formação a ter lugar no próximo dia 2 de Março, pelas 18 horas na Biblioteca da EB 2,3 de Góis.
Assente numa parceria estabelecida entre a Santa Casa da Misericórdia de Góis, no âmbito do Projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania”, a Adiber através do Projecto “Escolhas de Futuro”, o Agrupamento de Escolas de Góis e o Centro de Saúde de Góis irá realizar-se uma Sessão de Sensibilização e (In)Formação intitulada “O Sim e o Não na Educação”, a ter lugar no próximo dia 2 de Março, pelas 18 horas na Biblioteca da EB 2,3 de Góis.

Trata-se de uma iniciativa dirigida aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam a EB 2,3 de Góis, que visa promover a troca de experiências e conhecimentos entre os Educadores e as Famílias dos alunos, com o intuito de aproximar a comunicação e inter-relação escola/família, de modo a garantir a continuidade das intervenções de ambos e evitar muitas situações susceptíveis de gerar conflitualidade e/ou desarticulação.
Mais informações:
Projecto "Progredir em Igualdade e Cidadania"
Sede do Projecto: Largo Francisco Inácio
Dias Nogueira
3330 – 308 Góis
Contactos:
Tel: 235778065/6
Fax: 235778067
Tlm: 91 8250607
progride.gois@gmail.com
in MC

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Baile de Carnaval - Segunda 15 de Fevereiro

Poiares ganha prémio europeu com projecto de artesanato

Prémios foram entregues ontem, numa sessão realizada no Centro Cultural de Belém e a Câmara de Poiares, em parceria com a ADIP - Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares ,recebeu o galardão destinado ao primeiro classificado na categoria de Investimento em Qualificação. Em causa estão os Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial, promovidos pelo Ministério da Economia e Inovação, através do IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.

Vila Nova de Poiares apresentou com duas candidaturas, mas apenas uma foi contemplada - "Artesanato como motor da economia local" - e acabou por se sagrar a grande vencedora a nível nacional na categoria de Investimento em Qualificação.

Na sessão, que contou com a presença de Joana Drake, em representação da Comissão Europeia, e do secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina, coube à vereadora Cláudia Feteira receber o prémio, uma vez que o presidente da Câmara de Poiares, Jaime Soares, se encontra ausente em Bruxelas.

Uma sessão onde, de resto o "exemplo de Vila Nova de Poiares foi destacado como modelo de boas práticas", refere uma nota da autarquia, que sublinha ainda o facto de o projecto ter sido, na oportunidade, apresentado, dando a conhecer os objectivos e as mais-valias de uma iniciativa "que conjuga as actividades e iniciativas que têm vindo a ser colocada em prática ao longo dos anos, conjugando a valorização das artes e ofícios tradicionais com a requalificação de públicos social economicamente desfavorecidos".

O Centro Difusor de Artesanato e o Gabinete de Apoio ao Empresário, ambos com sede na ADIP, são alguns dos "exemplos destacados neste projecto", refere o documento, que aponta ainda "o processo de certificação do barro preto", bem como o concurso de Ideias Inovadoras/Novas Oportunidades de Negócio como as actividades mais recentes realizadas nesse âmbito.


Boas práticas reconhecidas

"As políticas que promovem a iniciativa empresarial e criam um ambiente empresarial favorável, em particular para as pequenas e médias empresas, são cruciais para responder ao desafio do crescimento económico, estimulando a criação de novos postos de trabalho", refere ainda a autarquia, considerando que "essa tem sido uma preocupação constante do município de Vila Nova de Poiares que, em conjunto com a ADIP, tem implementado um conjunto de actividades, iniciativas e acções empreendedoras com resultados verdadeiramente exemplares".

Em suma, trata-se, de acordo com a Câmara de Poiares, "de um modelo de boas práticas", que tem "como princípios orientadores a revitalização das artes e ofícios tradicionais, o fomento do empreendedorismo, a promoção da empregabilidade e a igualdade de oportunidades". Tudo isto "assente numa lógica de desenvolvimento integrado e sustentável", que tem vindo a "criar sinergias locais e regionais", que o município reputa de "extremamente importante para a promoção e dinamização do carácter empreendedor de um concelho com fortes tradições comerciais e de iniciativa empresarial".

Boas práticas que a autarquia entende "foram reconhecidas no âmbito destes Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial", que constituem, sublinha, "um tributo às muitas iniciativas que contribuem para criar um clima de crescimento económico, através da promoção e apoio à inovação".

Os prémios, com um carácter anual, identificam e premeiam as melhores práticas de iniciativa empresarial inspiradoras de outras actividades, visando estimular o desenvolvimento económico, criar mais e melhor emprego, divulgar e partilhar exemplos de sucesso, bem como criar uma maior consciência sobre o papel dos empresários na sociedade, para além de encorajar e inspirar potenciais novos empresários.

in Diário de Coimbra, 11/02/2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

14 maravilhas naturais do Centro entre as pré-finalistas

A região Centro tem 14 locais candidatos a maravilhas naturais entre as 77 pré-finalistas que foram seleccionadas, a partir da longa lista das 323 candidaturas, e anunciadas ontem pela New 7 Wonders Portugal.
Do distrito de Coimbra seguem em frente na eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal duas candidaturas: o Sistema Espeleológico do Dueça, candidatura apresentada pelo município de Penela, e as Falésias do Cabo Mondego, na Figueira da Foz.
No distrito da Guarda foram aprovadas para pré-finalistas três candidaturas: o Vale Glaciar do Zêzere, apresentado pela Câmara de Manteigas, e o Vale do Côa e o Parque Natural da Serra da Estrela, que envolvem vários concelhos.
No distrito de Viseu, Tondela viu garantida a passagem da Serra do Caramulo à fase seguinte, e em Aveiro foi seleccionada a Mata Nacional do Buçaco, na Mealhada.
Leiria foi o distrito da região Centro que viu aprovadas mais candidaturas: as Grutas da Moeda, na Batalha, as Grutas de Mira de Aire e as Grutas de Alvados, em Porto de Mós, e o Arquipélago das Berlengas (Peniche).
As Portas de Ródão e o Parque Natural Tejo Internacional são as duas candidaturas seleccionadas no distrito de Castelo Branco. Da região Centro passa ainda à fase seguinte a Reserva Nacional da Serra da Malcata, localizada nos distritos de Castelo Branco e Guarda.
Das 77 candidaturas pré-finalistas serão agora seleccionadas, a 7 de Março, as 21 finalistas, entre as quais serão escolhidas as sete vencedoras, através de votação pública que decorrerá até 7 de Setembro.
Dora Loureiro
in As Beiras 08/02/2010

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

7.º Enduro de Góis - 26, 27, 28 Fevereiro

O Góis Moto Clube apresenta o 7º Enduro de Góis, a primeira prova do Campeonato Nacional de Enduro, que se irá realizar na bonita Vila de Góis nos próximos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro.
Ao pelotão do nacional junta-se o troféu Husqvarna, num percurso bonito e com muitos locais novos, desenhado pelas montanhas que rodeiam esta Vila.
 
O percurso terá cerca de 52 Kms englobando as 3 especiais cronometradas, 1 Cross Test,1 Enduro Test e 1 Extreme Test e com dois Controlos Horários (CH). No primeiro dia os pilotos irão percorrer o percurso por duas vezes e no segundo dia será percorrido por 4 vezes pela Elite, 3 vezes pelo Nacional e Classes Verdes 1 e 2, duas vezes pelos Veteranos e Promoção.
A Extreme Test (XT), localizada na Raposeira (Vila de Góis), junto ao Restaurante Retiro dos Sabores, com mato (1 Km para Elite, 900 metros Nacional e 700 metros para Verdes), sendo metade artificial e o restante aproveitando o relevo inclinado do terreno.

Segue-se a Cross Test (CT - 4,3 Km) na Carvalhinha, um local já conhecido mas com uma especial totalmente nova, desenhada para o efeito, em terreno variado onde se pode encontrar piso duro, barro e alguma pedra, com pequenos saltos.

Por último surge a Enduro Test (ET - 4,8Km) na Quinta do Baião, em terreno de relva com pequenos relevos do próprio do terreno.

A Zona de Assistência (ZA) será, como habitualmente, na rua junto ao Rio entre a Escola Básica e o Posto da GNR, com o Parque Fechado (PF) no bonito Parque do Cerejal.
Não deixe de vir a esta prova mítica do Campeonato Nacional de Enduro, o Góis Moto Clube e o Município de Góis terão o maior prazer de Vos receber no Paraíso do Todo Terreno.
Mais informações:
www.goismotoclube.net
geral@goismotoclube.net
José Alvoeiro – 934 627 790
in CM Góis

Entrudo nas Aldeias de Xisto de Góis

Celebração do Entrudo de forma tradicional nas Aldeias do Xisto de Góis em plena Serra da Lousã.
Nestas aldeias o Entrudo vivia-se de forma simples. Procurava-se roupa e objectos velhos, algo que ocultasse o rosto e de seguida brincava-se… No Entrudo eram realizadas "corridas" às aldeias vizinhas, onde tudo era permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes dessas aldeias, atormentar as velhas e seduzir as novas!
Propomos que venha brincar connosco e motivar estas gentes para o convívio, enaltecendo as suas vivências.
O percurso será feito nas seguintes aldeias do Concelho de Góis: Esporão, Póvoa de Cerdeira, Cerdeira, Ribeira Cimeira e Ponte de Sótão e nas Aldeias do Xisto de Comareira, Pena, Aigra Nova, Aigra Velha .
No final deste percurso haverá um almoço-convívio numa das aldeias (Aigra Nova) com todos os participantes e habitantes locais. No final da refeição será feito, à boa maneira beirã, um bailarico, com um bom barril de vinho à descrição.
Embora os participantes alvos sejam habitantes locais ou descendentes de habitantes locais, podem participar pessoas não residentes nestas aldeias, mas que tenham espírito de folia.
Este evento tem a particularidade de ser a 4ª edição e de ter um Concurso de Quadras Tradicionais e ainda de um Concurso de Máscaras de Cortiça.

Objectivo: convívio entre os habitantes e descendentes das aldeias serranas de Góis
in Lousitanea.org

in CM Góis

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Esporão

Paulo Afonso
10/01/2010

Passeio pelas aldeias da Pena e Aigra Velha

Paulo Afonso
13/01/2010

CASA MUNICIPAL DA CULTURA - ASSINATURA DO CONTRATO DE FINANCIAMENTO

Foi celebrado o Contrato de Financiamento entre a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN), na pessoa do senhor Presidente João Manuel Gomes Marques, Presidente da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro e o Município de Góis, na pessoa da senhora Presidente, Maria de Lurdes Oliveira Castanheira.

O Município de Góis e a Associação Educativa e Recreativa de Góis, pretendem promover actividades diversificadas, quer na área dos espectáculos culturais (teatro, bailado, concertos, musicais, entre outros), quer na dinâmica empresarial ou a partir das escolas, com seminários, congressos, conferências, exposições ou simples reuniões, bem como manter as valências que já existem e que servem os associados, nomeadamente, a própria associação, o futebol, a filarmónica e a escola de música, e permitem que outras pequenas associações possam funcionar neste edifício, em gabinetes individuais criados para o efeito, devendo este Equipamento ser um edifício vivo que reúna todas as condições propicias ao seu bom funcionamento.

A Casa da Cultura de Góis terá para Auditório, com capacidade para 301 espectadores, que permite utilizações diversas como teatro, cinema, espectáculos musicais, sala de ensaios da filarmónica, três salas para escola de música, quatro salas de formação, podendo ser também usadas como salas de reunião, quatro gabinetes para as associações e um gabinete para a direcção/administração do edifício, duas salas polivalente, podendo ser usada, entre outros usos, como sala de exposições e um bar.

Atendendo ao facto do actual equipamento da Associação Educativa e Recreativa de Góis carecer de uma intervenção profunda para que a Casa da Cultura de Góis possa vir a ser uma realidade, a Câmara Municipal de Góis apresentou uma candidatura ao programa Centro-03-CO56-FEDER-003002, através da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) tendo esta por objecto a concessão de um apoio financeiro à construção da Casa da Cultura de Góis, a qual tendo sido aprovada, foi financiada no montante global de 1.722,000,00€ (um milhão, setecentos e vinte e dois mil euros).

Neste sentido, no passado dia 23 de Dezembro de 2009 foi celebrado o Contrato de Financiamento entre a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN), na pessoa do senhor Presidente João Manuel Gomes Marques, Presidente da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro e o Município de Góis, na pessoa da senhora Presidente, Maria de Lurdes Oliveira Castanheira.
in CM Góis 28/01/2010

Novo Lar de Terceira Idade em Vila Nova do Ceira


A Cooperativa Silvo Agro-Pecuária de vila Nova do Ceira aprovou em assembleia o projecto para a construção a de um novo Lar de Terceira Idade.
Em declarações ao  Varzeense, António Dias, presidente da cooperativa disse que será apresentada uma candidatura ao programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
Este projecto promete proporcionar um serviço de qualidade e excelência na área de geriatria. De acordo com António Dias, trata-se de um espaço que possa ser visto como uma residencial para idosos através da criação de espaços verdes, de lazer, e espaços onde os utentes poderão manter uma actividade idêntica à que praticavam em suas casas. Este Lar contribuirá assim para um fim de vida com mais dignidade, podendo os utentes manter uma vida activa e uma sensação de autonomia com bom acolhimento.   
O presidente da Cooperativa Silvo Agro-Pecuária referiu ainda, que este espaço terá capacidade para quarenta camas, criará dezanove postos de trabalho e vai permitir a muitos dos associados, que se viram forçados a sair de Vila Nova do Ceira, voltarem à sua terra para terminarem as suas vidas com qualidade.