sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Entrudo nas Aldeias de Xisto de Góis

Celebração do Entrudo de forma tradicional nas Aldeias do Xisto de Góis em plena Serra da Lousã.
Nestas aldeias o Entrudo vivia-se de forma simples. Procurava-se roupa e objectos velhos, algo que ocultasse o rosto e de seguida brincava-se… No Entrudo eram realizadas "corridas" às aldeias vizinhas, onde tudo era permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes dessas aldeias, atormentar as velhas e seduzir as novas!
Propomos que venha brincar connosco e motivar estas gentes para o convívio, enaltecendo as suas vivências.
O percurso será feito nas seguintes aldeias do Concelho de Góis: Esporão, Póvoa de Cerdeira, Cerdeira, Ribeira Cimeira e Ponte de Sótão e nas Aldeias do Xisto de Comareira, Pena, Aigra Nova, Aigra Velha .
No final deste percurso haverá um almoço-convívio numa das aldeias (Aigra Nova) com todos os participantes e habitantes locais. No final da refeição será feito, à boa maneira beirã, um bailarico, com um bom barril de vinho à descrição.
Embora os participantes alvos sejam habitantes locais ou descendentes de habitantes locais, podem participar pessoas não residentes nestas aldeias, mas que tenham espírito de folia.
Este evento tem a particularidade de ser a 4ª edição e de ter um Concurso de Quadras Tradicionais e ainda de um Concurso de Máscaras de Cortiça.

Objectivo: convívio entre os habitantes e descendentes das aldeias serranas de Góis
in Lousitanea.org

in CM Góis

7 comentários:

  1. Anónimo6/2/10 18:48

    Mais uma palhaçada da Lousitânea e Transerrano. Que lhes faça bom proveito, porque ainda assim sempre chupam mais um subsidio da câmara...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/2/10 15:31

    O Transerrano e Rota a Vinho desculpa Rota do Azeite que Grande Barrete.
    Quanto já deu á Junta do Cadafaz Zero.
    Segundo me diseram

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/2/10 16:40

    ...Rota do Azeite...,Tranca da Barriga...!
    Para onde desandaram os donos da Tranca da Barriga?!
    Ou seja a Tranca da Brriga tem nova gerencia?

    ResponderEliminar
  4. A Tranca da Barriga tem nova Gerencia ?
    O projecto era todo da Adiber com a familia Castanheira e os Tres Mosqueteiros.
    A nova gerencia do Trancas não é de Gois,mas sim mais um iluminado que vem de Miranda do Corvo e esta ?

    ResponderEliminar
  5. A ADIBER tem feito grandes projectos!
    Então a Traca da Barriga,foi um projecto subsidiado pela ADIBER,e o Flor de Gois(antigo Manel da Ribeira)foi outro projecto,tambem subsidiado pela ABIBER!
    Grandes apostas(estes que nos saibamos).
    E esta em?

    ResponderEliminar
  6. A ideia da Transerrano e dessas Explorações do Xisto de festejar o Entrudo por algumas aldeias era giro,mas sem fazer dos aldeões parvos,pois muitas partidas que fizeram chama-se VANDALISMO!
    Que este ano fique de exemplo e que o Sr. Paulo Silva saiba dar instruções aos seus monitores,não andem a receber o que pertence aos Goienses(subsidios da CMGois,Adiber)para fazer pouco de pessoas idosas e doentes arrastando-lhe os seus pertences para longe,sem se preocuparem se terão quem volte a pôr no lugar!
    Brincadeiras de mau gosto,chegando a entrar em lojas,tirando objectos para muita distância sem nem sequer conhecer o proprietario!!!
    A C.M.de Gois não quis o Cortejo das crianças por ter falecido o SENHOR J.V.Girão. Fantochada!!! Isso sim quis foi dar aquela AJUDINHA a Transerrano e fazer FESTA a custa na "linda aldeia" do Xisto! Então Sra Presidente as Aigras não e GOIS? Pouca vergonha! AS crianças merecem TODAS uma festa e deveriam fazê-la em Homenagem ao Sr. Girão.
    Na Aigra foi mais tipico apareceram na TV e tudo sop tive pena da D. Lurdes juta que tanto se peneirou na frente da Camara e ninguem viu a sua presença,e levou a farda da Marcha!!!

    ResponderEliminar
  7. O Cabeças e a sua seita que se cuidem!
    Pois finalmente chegaram a Gois uns que são capazes de lhes ganhar,de lhes fazer frente,o que graças a Deus os Goienses não são!

    Aindas os heide ver donos da ADIBER!Sim,claro,os da Lousitania!

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.