terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Combater a pobreza e a exclusão social - Três instituições mais ricas

Os equipamentos entregues são “um estímulo” para que as instituições “continuem disponíveis e motivadas, afirmou Maria de Lurdes Castanheira.

De forma a assinalar o início das comemorações municipais do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, o presidente do conselho directivo do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho, deslocou-se ontem a Góis, para presidir à cerimónia de entrega de equipamentos a três instituições do concelho, iniciativa que teve lugar no auditório da Biblioteca António Francisco Barata e que se insere no âmbito do projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania”. Na cerimónia, que estava previsto ser presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que não pode estar presente “por motivos de força maior”, foram atribuídos equipamentos ao Centro de Actividades Ocupacionais (Pólo da ARCIL de Góis), que recebeu equipamento informático, áudio e vídeo, material didáctico e mobiliário; aos Escoteiros, aos quais foi atribuído material de campismo (tendas e fogões), mobiliário e equipamento informático; e à Secção de Futebol da Associação Educativa e Recreativa de Góis (AERG), que foi contemplada com equipamentos desportivos.
Tratou-se de um investimento de cerca de 30 mil euros que, segundo o também coordenador nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, tem como objectivo “superar as situações de exclusão que ainda existem nestes territórios”.
Defendendo que, “hoje em dia, a Segurança Social é capaz de responder de um modo muito completo ao que são os efeitos da crise na família”, Edmundo Martinho considerou que são programas como o PROGRIDE que “fazem perceber que este é o caminho certo, de continuar a encontrar recursos e os melhores caminhos” para superar as situações de exclusão.

Concelho no caminho certo

Maria de Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis, entidade promotora do referido projecto, afirmou que os equipamentos entregues são “um estímulo” para que as instituições “continuem disponíveis e motivadas em mobilizarem-se nas dinâmicas de desenvolvimento local”.
Já o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Góis, José Cabeças, entidade executora do projecto, alertou que “este território continua a exigir uma intervenção integrada e sustentada em parcerias”.
in as beiras 18/02/10

8 comentários:

  1. Isto só em Góis! Com que então lutar contra a pobreza e exclusão social é entregar dinheiro e equipamentos aos Escoteiros e ao Futebol?!! E ainda noticiam estas coisas? E vergonha na cara, quando é que arranjam?...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/3/10 09:41

    Força.... Drª. Lurdes Castanheira, não me estou a dirigir à Presidente da Câmara, e ponha a nú a pouca vergonha de algumas das pessoas que estão responsaveis pelo programa " Progride".

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/3/10 07:33

    "concelho no caminho certo" Será que está? Com Lurdes Castanheira e José Cabeças? Quem já se esqueceu? Eu não...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/3/10 12:25

    ao 9.41
    Gostava de compreender o seu apelo,mas é demasiado virado para si e para a dra.
    Por favor seja mais explicito,já que está a usar o blog.
    É que nós também gostavamos de saber o que está a querer dizer!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/3/10 02:27

    ao 12:25
    Por respeito ao blog esclareço que não fiz um apelo público. Apenas e só pretendi "alertar" a Drª.Lurdes Castanheira.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/3/10 08:38

    Mas o que é que se passa com o Progride? De que pouca vergonha fala?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/3/10 11:34

    O Progride tem mais um "Baião" em mãos. Acho que receberm o dinheiro para implementar uma quinta pedagógica, mas a coisa nunca saiu do papel...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo7/3/10 16:41

    Ai ai,contem lá!

    Receberam o dinheiro e não passou de projecto?!

    Temos que chamar cá as TVs para aparecerem nos jornais e tvs como o Sócrates e Cª.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.