quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Poiares ganha prémio europeu com projecto de artesanato

Prémios foram entregues ontem, numa sessão realizada no Centro Cultural de Belém e a Câmara de Poiares, em parceria com a ADIP - Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares ,recebeu o galardão destinado ao primeiro classificado na categoria de Investimento em Qualificação. Em causa estão os Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial, promovidos pelo Ministério da Economia e Inovação, através do IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.

Vila Nova de Poiares apresentou com duas candidaturas, mas apenas uma foi contemplada - "Artesanato como motor da economia local" - e acabou por se sagrar a grande vencedora a nível nacional na categoria de Investimento em Qualificação.

Na sessão, que contou com a presença de Joana Drake, em representação da Comissão Europeia, e do secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina, coube à vereadora Cláudia Feteira receber o prémio, uma vez que o presidente da Câmara de Poiares, Jaime Soares, se encontra ausente em Bruxelas.

Uma sessão onde, de resto o "exemplo de Vila Nova de Poiares foi destacado como modelo de boas práticas", refere uma nota da autarquia, que sublinha ainda o facto de o projecto ter sido, na oportunidade, apresentado, dando a conhecer os objectivos e as mais-valias de uma iniciativa "que conjuga as actividades e iniciativas que têm vindo a ser colocada em prática ao longo dos anos, conjugando a valorização das artes e ofícios tradicionais com a requalificação de públicos social economicamente desfavorecidos".

O Centro Difusor de Artesanato e o Gabinete de Apoio ao Empresário, ambos com sede na ADIP, são alguns dos "exemplos destacados neste projecto", refere o documento, que aponta ainda "o processo de certificação do barro preto", bem como o concurso de Ideias Inovadoras/Novas Oportunidades de Negócio como as actividades mais recentes realizadas nesse âmbito.


Boas práticas reconhecidas

"As políticas que promovem a iniciativa empresarial e criam um ambiente empresarial favorável, em particular para as pequenas e médias empresas, são cruciais para responder ao desafio do crescimento económico, estimulando a criação de novos postos de trabalho", refere ainda a autarquia, considerando que "essa tem sido uma preocupação constante do município de Vila Nova de Poiares que, em conjunto com a ADIP, tem implementado um conjunto de actividades, iniciativas e acções empreendedoras com resultados verdadeiramente exemplares".

Em suma, trata-se, de acordo com a Câmara de Poiares, "de um modelo de boas práticas", que tem "como princípios orientadores a revitalização das artes e ofícios tradicionais, o fomento do empreendedorismo, a promoção da empregabilidade e a igualdade de oportunidades". Tudo isto "assente numa lógica de desenvolvimento integrado e sustentável", que tem vindo a "criar sinergias locais e regionais", que o município reputa de "extremamente importante para a promoção e dinamização do carácter empreendedor de um concelho com fortes tradições comerciais e de iniciativa empresarial".

Boas práticas que a autarquia entende "foram reconhecidas no âmbito destes Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial", que constituem, sublinha, "um tributo às muitas iniciativas que contribuem para criar um clima de crescimento económico, através da promoção e apoio à inovação".

Os prémios, com um carácter anual, identificam e premeiam as melhores práticas de iniciativa empresarial inspiradoras de outras actividades, visando estimular o desenvolvimento económico, criar mais e melhor emprego, divulgar e partilhar exemplos de sucesso, bem como criar uma maior consciência sobre o papel dos empresários na sociedade, para além de encorajar e inspirar potenciais novos empresários.

in Diário de Coimbra, 11/02/2010

3 comentários:

  1. Estão a ver, noutros concelhos tentam inspirar novos empresários, novas iniciativas. Em Góis aspira-se.

    ResponderEliminar
  2. "...vamos revitlizar o GóisArte e a FACIG...".
    Isto foi uma das bandeiras da candidatura de Lurdes Castanheira.
    Por isso vamos esperar para ver!
    Sim,porque a feira mais parece uma feira com muitos marroquinos e algum(pouco)artesanato.
    Afinal onde estão os empresarios de Gois?
    Este ano nem um empresario do concelho expôs na feira.
    Agora vamos esperar para ver!

    ResponderEliminar
  3. Nós temos a Paula da Cabreira que era da Tranca da Barriga.
    Em artesanato não tem igual,tem umas mãos para o negócio.
    A Camara de Gois até comprou um motor para ela fazer as casas de xisto em minatura.depois dedicou a fazer o bacalhau à moda do Lagar com o sr.Valentim do Corterredor aquilo ia de vento em poupa,a Transserrano tambem dava uma ajuda no esquema,no Lagar da Cabreira sr.Casimiro Pres.Junta de Cadafaz, olhos neles ali está o Baú da Felecidade para a Transerrano,a junta tem que controlar o Lagar da Cabreira senão aquilo vai abaixo

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.