terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tábua - Em Góis e Oliveira do Hospital também podem encerrar

Vigília de protesto contra fecho do SAP

Fonte da ARS Centro confirma que está em cima da mesa o fecho do SAP no período nocturno, mas passará a existir uma consulta aberta entre as 08H00 e as 22H00.

Voltaram os protestos por causa do encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) nos Centros de Saúde. No distrito de Coimbra apenas funcionam actualmente os SAP nos Centros de Saúde de Tábua, Góis, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra. Admite-se que, exceptuando Pampilhosa da Serra, os SAP dos outros concelhos também possam vir a ser encerrados.

Assim, é praticamente certo que o SAP do Centro de Saúde de Tábua possa fechar em breve. Mas os utentes não aceitam ficar privados do serviço de urgências durante a noite, tendo realizado uma vigília de protesto sexta-feira à noite, que juntou algumas centenas de pessoas.
Um movimento de utentes do Centro de Saúde organizou a acção de luta para que os cuidados básicos de saúde não sejam vistos apenas como “uma despesa”, mas antes como “um direito”.

Rita Costa, do movimento de utentes, diz que a população tabuense não quer passar a deslocar-se para o Serviço de Urgência Básica de Arganil. Critica ainda o facto de que cada pessoa seja obrigada a pagar 8,40 euros em Arganil, onde “não existem serviços de especialidade, nem lugares de estacionamento, nem acessos em condições”, sublinhando que o encerramento “afectará particularmente os mais idosos e desfavorecidos com dificuldades de deslocação”.

Fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS que o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) poderá ocorrer “em breve”.
A mesma fonte garantiu, no entanto, que serão criadas alternativas que passam pela instalação no centro de saúde do regime de consulta aberta que atende, na mesma, situações de doença súbita, no período entre as 08H00 e as 22H00. Depois desse período a população do concelho deverá ligar para o 112 ou a Linha Saúde 24. “Os centros de saúde nunca atenderam urgências na verdadeira acepção da palavra”, esclareceu.
in As Beiras, 22/02/10

7 comentários:

  1. È ENGRAÇADO (E TRISTE...) LÊR ESTA NOTÍCIA E A PRÓXIMA. QUEM MENTE?

    ResponderEliminar
  2. Votem com força no PS
    Viva o PS é o nosso Deus

    ResponderEliminar
  3. "nosso Deus"
    Não meta Deus nisto,é é a força dos vigaristas,dos corruptos!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/3/10 17:46

    o que e que crias mais com aquele tipo de v n do ceira que a lulu escolheu para vareador a especeliadade dele é encerrar as coisas de necessidade para o concelho

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/3/10 10:27

    Tens razão o Mário é um PERIGO

    Já foi Maestro da banda
    Já foi do PSD
    Já foi sacristão
    Já foi patrão
    Agora é vareador a tempo inteiro,mas não foi com os votos de V.N.Ceira.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8/3/10 17:02

    e ja vai a ser tempo da lulu acordar e ver que a equipe que lhe foi imposta por o sr Jose do Hilio a anda a trair

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/3/10 17:14

    e ainda é troca tintas

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.