sábado, 20 de agosto de 2016

Góis Mal Amado pela autarquia e visitantes descuidados

Se fosse só na altura da concentração ainda passava, mas tem sido o verão inteiro assim. Não há compreensão que aguente. 
Os campistas também preferiam o cerejal, mas têm que ir pagar ao Castelo. Esta avenida é um cartão de visita mas não é neste estado degradante. Se é sombra que querem ponham-nos do outro lado do rio, no parque em frente ao ginásio e do actual parque de caravanas, que durante o verão se encontra vazio em contraste com a avenida. Têm lá muita sombra e só precisam sair aquando da concentração das motards. 

Agora no centro da vila é que não, nem de um lado nem do outro, porque se torna feio. Os Góienses e outros turistas (que atém são em maior número e deixam bem mais) os que acampam, ou alugam casas, ou simplesmente visitam família no verão gostam de usar a dita avenida para passeios de fim de tarde e noite, vêm-se privados de o fazer tranquilamente porque de repente estão a entrar nas salas de jantar e cozinhas dos caravanistas. Um espectáculo bizarro!

QUEREMOS TURISMO DE QUALIDADE E NÂO DE NÚMEROS 
Vamos fazer um exercício,  de facto o que é que Góis ganha com este tipo de turismo? Góis precisa de um turismo de qualidade em harmonia com a sua natureza, não o turismo maximizado do farnel. Este último só deixa sacos de plástico, guardanapos de papel, embalagens vazias pelas margens do rio e nas praias. Há praias como a do cerejal, que nem recolha ou caixas de lixo têm, nem placas de casa de banho há.

À beira do rio é um problema até ecológico, de facto alguns caravanistas, eu próprio vi enquanto passeava, atirarem bacias de água directamente para o rio. 

É lamentável o cuidado com a vila de Góis ter desmoronado bastante. O rio que é uma bandeira da autarquia e instituições locais para o turismo, não recebe a protecção e cuidado devido. Não existe uma boa política de limpeza e ainda menos de preservação. Se não querem limpar ao menos incentivem os visitantes a manterem os parques, rio e praias fluviais limpos. Não venham dizer que a bandeira azul prova o contrário, após o inverno até está limpo, mas assim que abrem as praias, fica uma lástima. Antes a barragem ainda fazia uma descarga pelas sete da noite, o que fazia uma certa limpeza, mas agora nem isso.

Os espaços de lazer concedidos pela autarquia a privados, também estão com um toque de mau gosto e falta de qualidade. Podia ser chic, mas é chiqueiro. 







Fotografias cedidas por Acacio Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.