terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Autarquia de Góis - Tudo Fará Para Manter o SAP a Funcionar

Perante o manifesto de insatisfação e revolta da população goiense, face ao temor do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no Centro de Saúde, em Góis e à manifesta preocupação no que se refere também ao encerramento das extensões de saúde, nas diversas freguesias do concelho de Góis, o jornal O VARZEENSE foi falar com a presidente da Câmara Municipal de Góis e apurou que, no que depender da autarquia goiense, esta tudo fará para manter os serviços em funcionamento e prestar um bom serviço de saúde à população.

Receosa com o encerramento do SAP, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Drª. Maria de Lurdes Castanheira, referiu que, ainda em 2009, reuniu com as pessoas que estão legitimadas para decidir sobre a problemática do encerramento ou não do SAP, nomeadamente: Administração Regional de Saúde do Centro, Director do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte, Dr. António Sequeira e com o Coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Góis, Dr. Carvalheiro, tendo-lhe estes assegurado que nada seria decidido sem o município ser ouvido.

A edil mostrou-se disponível para colaborar de forma a manter o SAP em funcionamento e as extensões de Saúde existentes no concelho e realçou as dificuldades geográficas desta região, com grandes distâncias e difíceis acessibilidades, com poucos meios de transporte e uma população envelhecida.

Lurdes Castanheira admite que, numa óptica economicista, poderia ser mais rentável encerrar o SAP, todavia, na opinião da presidente de Câmara "em primeiro lugar temos que olhar às necessidades da população, de forma a prestar um bom serviço de saúde" e a necessidade de se deslocarem a Arganil durante o período nocturno é, na sua opinião, extremamente difícil para a população goiense.

Muito preocupada com a situação, a presidente da Câmara referiu ainda ao nosso jornal que, se o SAP encerrar obrigará consequentemente ao encerramento do Centro Municipal Rosa Maria, em Góis, o que, na sua óptica seria muito preocupante, pois colocaria em risco, para além de um serviço essencial à população alguns postos de trabalho. "A autarquia já disponibilizou um orçamento de 50 mil euros para auxiliar no funcionamento do Centro Municipal", acrescentou.

As extensões de Saúde são outra preocupação da autarca, que confessou: "a autarquia tem sido uma parceira activa que tem colmatado todas as dificuldades apresentadas" e exemplificou: "na extensão de Saúde de Vila Nova do Ceira foi resolvido o problema da acessibilidade, na de Cortes foi solicitado sistema informático com acesso à Internet, que, de imediato foi solucionado e "continuamos receptivos a ser parceiros de forma a prestar o melhor serviço às populações", assegurou.

A presidente da Câmara Municipal acrescentou ainda que, logo que tomou conhecimento da necessidade de pessoal auxiliar, para exercer funções no Centro de

Saúde, disponibilizou, de imediato, duas funcionárias que se encontram a prestar serviço na área da educação até que sejam solicitadas pelos serviços de saúde.

Alguns presidentes de Junta também foram ouvidos e partilham de igual opinião, afirmando estarem receptivos a serem parceiros de forma a manterem as extensões de saúde em funcionamento.

Em conversa com - o Director do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte, Dr. António Sequeira, apurámos que, o sistema de saúde encontra-se em fase de reorganização, com vista a conseguir prestar um melhor serviço à população, pelo que, foi solicitado ao Coordenador da Unidade de Saúde de Góis, Dr. Carvalheiro, para efectuar um estudo exaustivo sobre a caracterização da população, suas patologias, situação geográfica e transportes, no concelho de Góis, de forma a encontrar a melhor resposta. Todavia, o Dr. António Seque ira acrescentou que "o encerramento do SAP é uma matéria que não se encontra em cima da mesa" e que nada será decidido sem previamente haver um estudo concluído, ouvindo a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, de forma a encontrar a resposta mais adequada aos anseios da população.

Tentámos ainda falar com o Dr. Carvalheiro, para saber em que fase se encontra o estudo, todavia, até ao fecho da edição do jornal, não foi possível conversar com o Coordenador da Unidade de Saúde de Góis.
in O Varzeense, 15/02/10

10 comentários:

  1. Fica a Dra. Lurdes A nossa Maria da Fonte,sempre ao lado do Povo assim com o Dr.Cabeça um autentico mãos rotas de saude.

    ResponderEliminar
  2. Façam um favor a voces próprios,NÃO acreditem no que ela diz,ela só fala para não estar calada,ela só tem algum poder em Gois!
    Se o centro de saude não fechar,não é pelo empenho dela,ela so vai atrás do que lhe querem dizer!
    Desistam,não acreditem!
    Obrigados!

    ResponderEliminar
  3. Não sou saloio,com aqueles saltos altos não pode ir longe ainda pode torcer um pé.
    Que tristeza o nosso Concelho.
    O presidente da Camara de Lisboa autorizou a festa das lesbicas,o PS só dá chocos com tinta,Vamos ver se Lisboa não será a velha Roma o Nero já temos

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/3/10 09:32

    Grato ficarei a quem me indique onde mora o Delegado de Saúde do concelho de Góis. Pois desde sempre o lugar de Delegado do Concelho era pertença dum médico residente no concelho.Como por morte do Sr. Dr. Bernardo ficou o Sr. Dr. Alentísca, que na época residia em Alvares, este veio residir na séde do concelho.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/3/10 12:13

    Mora em Coimbra.
    Se morrer alguem na vila de Gois demora mais de 1hora a chegar cá como aconteceu o ano passado e já não era hora de"ponta"na estrada da beira.
    E já há muitos anos que o delegado de saude não é de cá. Já no tempo do nosso querido doutor Avelino assim era. Só que ele ficava era aqui ao lado!
    E agora pergunto eu,mas o dr Carvalheiro é ou não é o director do centro de saude?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/3/10 12:54

    Era, pois pediu a demissão. Está doente. Agora é... não sei quem, mais um gajo qualquer...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/3/10 02:18

    Obrigado...pelo favor que me fez ao esclarecer onde mora o actual delegado de saúde. Não sei se sabem ou se já tentaram meditar no seguinte:
    Dr. Alentísca foi "corrido" ou melhor tentaram mas a Drª. Beleza não deixou.
    Dr. Avelino foi "trocado" para não aceder ao convite que lhe foi feito para se candidatar à Presidência da Câmara Municipal de Góis, pelo PPD/PSD.
    Enfim... governação socialista no concelho de Góis.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/3/10 15:32

    E por falar em moradas...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/3/10 15:34

    Sim,é pica de enfermeiro!

    Então não é que o tipo deu como morada Alvares para poder votar lá!!!!
    Fui ao tribunal ver qual era a morada dele(e de outros),na altura das eleições,porque estava exposto a quem quisesse ver e estava lá:
    Nome: Vitor..........

    Morada: Arneiro Tecelão,Montemor-o-Velho.
    Nem tinha nome de rua,nem numero de porta nem nada.

    Cartão de Eleitor Nº1808.

    Mas como não tinha na com o acto eleitoral,nada disse porque não era nada comigo.
    Depois venho á net,ao Portal do Eleitor(www,portaldoeleitor.pt),a que todos temos acesso,e vejo que o Cidadão Vitor....,atual presidente da junta de Alvares,vota em Alvares com:

    Eleitor Nº2283.
    E o nº do BI era o mesmo,o do residente em Arneiro Tecelão,eleitor nº1808,com o do residente em Alvares(sem rua)nº2283.

    Então mas quando se entregam as listas no tribunal ainda se pode mudar a morada do recensseamento eleitoral????!!!!

    Ou houve alguma"vigarice"?

    Que ele na tomada de posse JUROU pela honrra dele que morava em Alvares jurou que todos ouviram.
    Mas que não era a morada que ele deu para o tribunal não era.

    Gostava que me esclarecessem se isto é possivél!

    6 de Março de 2010 15:00

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/4/10 09:49

    Ho meu amigo mas que ganda trauma k tu tens nesse cerebro:)

    tu podes mudar de residencia fiscal todas as semanas, vai o site da DGCI e pimbas, colocas a tua senha e alteras a respectiva.

    Alem disso o homem já sabia k ganhava isso e deu a morada da Junta:) He

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.