sexta-feira, 16 de abril de 2010

Filarmónica Goiense - 77 anos do Ressurgimento Aniversário comemorado pela última vez na actual Casa

Para nós é sempre um prazer ouvir a nossa filarmónica. Tem sempre um significado especial" RUI SAMPAIO

A comemoração do aniversário do ressurgimento da Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis (AERG) aconteceu pela última vez na actual Casa que serve de sede, no passado dia 10. As obras que darão lugar à futura Casa Municipal da Cultura deverão começar dentro de dois meses e prevê-se que irão prolongar-se durante um ano e meio. Nesse período, a banda irá ensaiar no salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis.

Os 77 anos começaram a ser assinalados no dia 9, com a actuação do, Quinteto de Clarinetes de Coimbra "Jomícais", do Quinteto misto de sopros "Ensaios da Noite" e do grupo Sítio de sons em Quarteto "All Jazz". No dia seguinte, a festa continuou com o hastear da bandeira, romagem ao cemitério para deposição de uma coroa de flores em homenagem aos músicos e dirigentes já falecidos e um desfile entre as bandas convidadas para a tarde cultural. Executada uma peça em conjunto entre três filarmónicas, deu-se entretanto início ao concerto na sede da AERG.

Abriu o espectáculo a Banda da Sociedade União Montoitense (Montoito, Évora), seguindo-se a, Banda da Academia de Santa Cecília (São Romão, Seia) e a fechar a actuação da Filarmónica Goiense. Apresentado por José Augusto Cerdeira, o espectáculo. contou com casa cheia, cujo público, agradado com as actuações, ovacionou as bandas, de pé, no final de cada concerto. Elogiadas pelo apresentador de serviço, a aniversariante foi especialmente enaltecida pelo seu presidente de direcção, Rui Sampaio, pela "qualidade" evidenciada."Para nós é sempre um prazer. ouvir a nossa filarmónica. Tem sempre um significado especial, para mim como presidente e por todos os goienses, porque gostam da sua filarmónica e das pessoas que a integram", comentou em declarações ao JORNAL DE ARGANIL, não estranhando, por isso, a casa cheia em tarde cultural.

A qualidade a que se referia deve-se, segundo disse, à renovação e formação que tem sido implementada. De uma escola de música "deficitária", passou-se, depois de constantes apelos, para uma escola com cerca de 20 elementos, onde a formação está a ter "sucesso". A formação está a ser ministrada por quase dez executantes da banda, sob coordenação do maestro da mesma, Paulo Monteiro. 
 
Lurdes Castanheira registou o "enorme orgulho" que tem na "performance" da Filarmónica Goiense
Considerando-se "enriquecida" pelos concertos que assistiu, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Lurdes Castanheira, registou o "enorme orgulho" que tem na "performance" da Filarmónica Goiense. Sublinhado o "esforço" de dirigentes e executantes no desenvolvimento da actividade musical em Góis, a autarca lembrou. o reconhecimento que o Município lhe tem prestado (em 1994 recebeu a Medalha de Prata e em 2002 foi-lhe atribuída o nome de uma rua na vila de Góis), atentando porém que o reconhecimento do seu mérito não se deve esgotar naquelas acções. "Vocês precisam nós precisamos é de uma nova, casa que a todos dignifique", afirmou, desejando que no final de 2011 a Casa Municipal da Cultura seja inaugurada.
in Jornal de Arganil 15/04/10

16 comentários:

  1. Ouso propor que, em vez de Casa Municpal da Cultura, passe a designar-se CASA REIONAL DA CULTURA, assumido-se como a casa-mãe dos movimentos culturais da Beira-Serra e... mais além. JCN

    ResponderEliminar
  2. Corrijo a gralha REIONAL por REGIONAL, insistindo pois no termo. JCN

    ResponderEliminar
  3. Já tem nome, Casa da Cultura Associação Educativa Recreativa de Góis. Penso que foi acordado durante as negociações.

    ResponderEliminar
  4. Mas quem é este caramelo que opina sobre tudo? O que é que me interessa o que ele pensa. Está acordado, e bem, que se chamará, COMO SEMPRE SE CHAMOU...Mas isso, este senhor não sabe. Vá opinar poara a sua terra, ou já ninguém o ouve lá....

    ResponderEliminar
  5. O facto de estar acordado que se chame COMO SEMPRE SE CHAMOU não impede que passe a chamar-se de outra forma. Só os burros...
    é que não mudam de opinião, porque não se pode mudar aquilo que não se tem. Haja abertura de espírito... em nome da CULTURA... REGIONAL! JCN

    ResponderEliminar
  6. Não impede????? e está acordado entre as 2 partes...isso implicaria o não cumprimento do acordo.

    JCN não és mesmo pela democracia.

    Tu não vais celebrar o 25 de Abril pois não?!

    ResponderEliminar
  7. Só agora viram que este senhor não era pela democracia?!
    Deve estar habituado a reinar num reino onde todos se ajoelham a seus pés!
    Tem espirito de PIDE!

    ResponderEliminar
  8. Deixa-te de parvoíces, pá! Que sabes tu... de democracias? Tanto como eu... de lagares de azeite. Vê se te acames, pá! JCN

    ResponderEliminar
  9. JCN, um bêbado ao serviço da "DONA"!

    ResponderEliminar
  10. Essa tua bojarda, pá, valia um bom pontapé no cu! Em nome da liberdade, naturalmente! Dá-te ao respeito, pá! Há riscos... que não se pisam... sob pena de cair sob a alçada do código penal... por injúria qualificada e de baixa ralé. Tento na língua, pá! De que lado, estás, pá, democraticamente falando?
    É assim que serves o blog do "Góis livre"? Não vais longe, pàzinho! JCN

    ResponderEliminar
  11. Afinal o gajo não gosta de enxadas mas gosta de pás e pázinhos. que rico caramelo nos saiu na rifa...

    ResponderEliminar
  12. Ora asneiras cada um faz as que pode e é capaz, mas por agora já basta.

    ResponderEliminar
  13. A Banda de Gois não tem edificio próprio será ?

    A Filvar de Vila Nova do Ceira é património da Banda.

    A Banda de Góis fica em edificio da Camara será assim ?

    Casa Municipal da Cultura

    Tenham cuidado com os pardalitos ok ?

    ResponderEliminar
  14. a tal casa da cultura associação educativa e recreativa de góis, vai ter 2 entidades a gerir o mesmo edifício. eles já estão a mostrar o quanto são bons a equivocar, dizer e desdizer e a criar equívocos..., com esta garotada pouco séria, vai ser uma tourada.

    ResponderEliminar
  15. Já cheguei do Porto
    Já tenho Fibra Óptica.
    Comprei o pacote Socrates tem tudo.

    Até tem o Canal Gay,e esta !

    ResponderEliminar
  16. Ó da FIBRA OPTICA nem sabes a falta que tens cá feito...
    Mas então nem houve bois nem carroças,só 1 burro e cabras!!!

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.