sábado, 24 de abril de 2010

A Preguiça como Obstáculo à Liberdade

A preguiça e a cobardia são as causas por que os homens em tão grande parte, após a natureza os ter há muito libertado do controlo alheio, continuem, no entanto, de boa vontade menores durante toda a vida; e também por que a outros se torna tão fácil assumirem-se como seus tutores. É tão cómodo ser menor.

Se eu tiver um livro que tem entendimento por mim, um director espiritual que tem em minha vez consciência moral, um médico que por mim decide da dieta, etc., então não preciso de eu próprio me esforçar. Não me é forçoso pensar, quando posso simplesmente pagar; outros empreenderão por mim essa tarefa aborrecida. Porque a imensa maioria dos homens (inclusive todo o belo sexo) considera a passagem à maioridade difícil e também muito perigosa é que os tutores de boa vontade tomaram a seu cargo a superintendência deles. Depois de, primeiro, terem embrutecido os seus animais domésticos e evitado cuidadosamente que estas criaturas pacíficas ousassem dar um passo para fora da carroça em que as encerraram, mostram-lhes em seguida o perigo que as ameaça, se tentarem andar sozinhas. Ora, este perigo não é assim tão grande, pois aprenderiam por fim muito bem a andar. Só que um tal exemplo intimida e, em geral, gera pavor perante todas as tentativas ulteriores.

É, pois, difícil a cada homem desprender-se da menoridade que para ele se tomou quase uma natureza. Até lhe ganhou amor e é por agora realmente incapaz de se servir do seu próprio entendimento, porque nunca se lhe permitiu fazer uma tal tentativa. Preceitos e fórmulas, instrumentos mecânicos do uso racional ou, antes, do mau uso dos seus dons naturais são os grilhões de uma menoridade perpétua. Mesmo quem deles se soltasse só daria um salto inseguro sobre o mais pequeno fosso, porque não está habituado a este movimento livre. São, pois, muito poucos apenas os que conseguiram mediante a transformação do seu espírito arrancar-se à menoridade e iniciar então um andamento seguro.

Mas é perfeitamente possível que um público a si mesmo se esclareça. Mais ainda, é quase inevitável, se para tal lhe for dada liberdade. Com efeito, sempre haverá alguns que pensam por si, mesmo entre os tutores estabelecidos da grande massa que, após terem arrojado de si o jugo da menoridade, espalharão à sua volta o espírito de uma avaliação racional do próprio valor e da vocação de cada homem para por si mesmo pensar. Importante aqui é que o público, o qual antes fora por eles sujeito a este jugo, os obriga doravante a permanecer sob ele quando por alguns dos seus tutores, pessoalmente incapazes de qualquer ilustração, é a isso incitado. Semear preconceitos é muito pernicioso, porque acabam por se vingar dos que pessoalmente, ou os seus predecessores, foram os seus autores. Por conseguinte, um público só muito lentamente pode chegar à ilustração. Por meio de uma revolução poderá talvez levar-se a cabo a queda do despotismo pessoal e da opressão gananciosa ou dominadora, mas nunca uma verdadeira reforma do modo de pensar. Novos preconceitos, justamente como os antigos, servirão de rédeas à grande massa destituída de pensamento.
Emmanuel Kant, in ' Resposta à Pergunta: O Que é o Iluminismo?'

47 comentários:

  1. Enterra a carapuça, pá! JCN

    ResponderEliminar
  2. Liberdade
    Obrigado. Li e reli e que escreveste e duma coisa tenho a certeza não és o JCN.

    ResponderEliminar
  3. Por favor não respondam ao JCN,não merece a pena responder a uma coisa que prometeu acabar com o nosso espaço que é o Goislivre!

    ResponderEliminar
  4. fui ao Pombal celebrar os monumentos, mas o que eu queria era andar de carroça. Nunca apareceram. Agora enganam o povo à descarada, já nem palavra têm. O filipe que não houve problema de última hora com as carroças para passeio, o problema é que nunca houve carroças era só faz de conta para atrair gente.

    Por outro lado agora que li este texto percebi logo que carroças eram e quem as ia puxar.

    ResponderEliminar
  5. queria dizer o filipe disse...

    ResponderEliminar
  6. Como este testo descreve tão bem o que se passa!

    ResponderEliminar
  7. Quem será este gajo... que se anda a servir do meu nome? JCN

    ResponderEliminar
  8. só pode ser o assessor.

    ResponderEliminar
  9. Eu não JCN, mas vou assinar como JCN, porque ninguém sabe que eu não sou JCN. Já viram como funciona o anonimato? JCN

    ResponderEliminar
  10. Não é o anonimato, é a falta de ética e a perversão. A grande maioria das pessoas tem-se mantido fiel a si próprio. Todos os comentários que aparecem como UJC têm sido colocados por mim exclusivamente, e os anónimos que por aqui têm passado têm conseguido manter linhas de conversa, o que implica de alguma forma um tipo de identificação, ainda que sem identidade.
    Nesta questão fica-me uma pergunta, porque é que querem saber exactamente quem é? O que é que fariam às pessoas?

    ResponderEliminar
  11. Fuzilavam-as pois!!!!!!!!!!!!
    Democracia?!
    Só de escrita,porque na realidade não!

    ResponderEliminar
  12. Curioso que num dia em que se comemora a Liberdade, a Sra Presidente, no seu discurso tenha decidido fazer críticas a este Blog, na seguimento do editorial do MC. è preciso não ter nada mais para dizer. Já pensou que se as pessoas recorrem ao anonimato é porque não o podem fazer às claras? Julga que não sabemos que dois funcionários da CM foram chamados ao sério a mando dela para os ameaçar por terem ousado criticar a sra?

    ResponderEliminar
  13. Lendo o editorial do MC o que lá transparece parece não estar contra os princípios de Abril. Será que anonimato é a protecção dos "justos" em luta contra quem tem poder? Então para que foi o 25 de Abril?
    Ou será apenas o não assumir responsabilidades? A consciência de cada um falará por si.JCN

    ResponderEliminar
  14. JNC, não leu este texto pois não? O problema é que as pessoas usam este espaço para falar de tudo menos do texto que neste caso é " A preguiça como obstáculo à liberdade". Se tivesse lido não faria um comentário desses. Como Kant disse "Por meio de uma revolução poderá talvez levar-se a cabo a queda do despotismo pessoal e da opressão gananciosa ou dominadora, mas nunca uma verdadeira reforma do modo de pensar. Novos preconceitos, justamente como os antigos, servirão de rédeas à grande massa destituída de pensamento. "

    Deixem-se de tretas e comecem a ler estas mensagens na página principal.

    ResponderEliminar
  15. Um país inteiro deve estar errado e o sr deve ser o único certo, JNC. O problema não está só aqui, o mal é geral!

    ResponderEliminar
  16. Existem mãozinhas atrevidas e perversas, mas outros há que não precisam passar por aqui para praticar a maledicência e difamação que sempre existiu nos cafés, nas ruas, de boca em boca, etc.

    ResponderEliminar
  17. Ao coment da 1.ooH
    "...foram chamados ao sério...."

    Eu gostava que quando se dirigisse ao Sério,escrevesse Sério com letra maiuscula. Eu sei que quer dizer Sério = Dr José Alberto Rodrigues,vice presd.,mas a maioria das pessoas pensa que é sério de"sério" e assim já não ficam duvidas.Obrig.

    ResponderEliminar
  18. FIDALGO – Ao Inferno, todavia! Inferno há i pera mi? Oh triste! Enquanto vivi não cuidei que o i havia: Tive que era fantesia! Folgava ser adorado, confiei em meu estado e não vi que me perdia. Venha essa prancha! Veremos esta barca de tristura.
    DIABO – Embarque vossa doçura, que cá nos entenderemos... Tomarês um par de remos, veremos como remais, e, chegando ao nosso cais, todos bem vos serviremos.
    Gil Vicente (1465? — 1536?)– Auto da Barca do Inferno
    (Auto de moralidade composto por Gil Vicente por contemplação da sereníssima e muito católica rainha Lianor, nossa senhora, e representado por seu mandado ao poderoso príncipe e mui alto rei Manuel, primeiro de Portugal deste nome.)
    Como vêm, cinco séculos atrás não era preciso o anonimato para criticar os poderosos, na presença dos poderosos…

    ResponderEliminar
  19. Vocês apesar de maricas, até apreciam telenovelas, não e?
    Emtão quriam que a presidente falasse sobre o quê? Não há oposição. Os vereadores do PSD nunca aparecem...
    A Presidente falou do único podre de góis: este blogue. Mas eu sou diferente do Vitó, eu não fechava este blogue. Conservava-o em gelo para daqui a uns anos nos rirmos com as idiotices que os elementos do PLI escrevem aqui!

    Ó bibi responde lá a esta? ou foste ao julgamento a Lisboa?

    ResponderEliminar
  20. Burro!
    Os vereadores PSD aparecem muito. Há um mês atrás vi o diamantino a beber copos no maitai. Ouvi dizer que é o que sabe fazer melhor agora que não faz nada no ministérios de agricultura. Tá a ficar gordo já repararam? Se pegasse numa enxada é que era.
    E esta eh?
    Toma que já almoçaste.

    ResponderEliminar
  21. Quem é o salafrario que continua a servir-se do meu nome?!... JCN

    ResponderEliminar
  22. Dr. Lurdes tenha cuidado...
    Alguns dos que ontem andavam perto de si, mais não fazem que andar sempre a dizer mal de tudo.
    Nem todos os seus inimigos são da oposição. Tembém há seus camaradas apenas querem tacho.
    Uns e outros no passado ninguém os quis, porque sempre foram fraquitos, mas nem assim eles se recolheram.
    Agora andam de novo à caça do tacho, uns porque não têm nada para fazer, outros porque querem mandar, outros porque acham que sabem mandar, outros porque estao reformados.
    Parecem abutres à sua volta.
    Tenha cuidado

    ResponderEliminar
  23. Nós é que devemos ter cuidado com a Dra.Lurdes ok ?
    A senhora sabe muito voces não teem cabedal pra ela toma que já almoçaste

    ResponderEliminar
  24. Penso que o maior perigo, está mesmo em pessoas como o das 15.45, que envenena contra outros que provavelmente não gosta ou teme. Como sabe ele quem anda sempre a dizer mal de tudo? Será que também diz? Esta conversa cheira a dor de cotovelo.

    ResponderEliminar
  25. Ai ai ai !!!!!!
    Ó da FIBRA OPTICA! Onde andas? Não dizes nadita á gente???!!!

    ResponderEliminar
  26. Nem respondem!
    Vou dizer ao pessoal do PS que afinal este bloque é mesmo de meninas e que não vale a pena vir cá!
    Toma que já almoçaste.

    ResponderEliminar
  27. Esconder no anonimato
    o seu nome verdadeiro
    é como quem seu retrato
    atrás põe dum reposteiro.

    JCN (o verdadeiro)

    ResponderEliminar
  28. Sr JCN(o verdadeiro) que desilusão, também o Sr não consegue comentar a mensagem principal.

    E como é fácil apelar dessa forma, quando se é reformado, ou já se atingiu um estatuto que nos garante segurança. Cara a cara só ouço as pessoas absterem-se, até de lutarem pelos seus direitos, dizendo que são peixe pequeno. Entende?

    ResponderEliminar
  29. Desilusão foi o discurso do Bitó. que tédio. Eu não percebi nada do que ele disse. Ainda perguntei ao que estava ao meu lado, mas estava a dormir!

    ResponderEliminar
  30. A preguiça e a cobardia são as causas por que os homens (...) continuem (...)menores durante toda a vida; e também por que a outros se torna tão fácil assumirem-se como seus tutores. É tão cómodo ser menor
    à excepção do JCN, este texto é um retrato escrito de quem vem diariamente a este blogue escrever não acham?
    Uma salva de palmas ao autor deste blogue que consegue escrever sobre ele próprio

    ResponderEliminar
  31. PUM!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  32. É realmente nojento
    recorrer ao anonimato
    para sem qualquer recato
    expressar seu pensamento!

    JCN (o verdadeiro)

    ResponderEliminar
  33. Oh 9.18, não é o administrador do blog, foi Kant, espero que saibas quem foi e continua a ser na construção das nossas sociedades. Mas a julgar pelo teu comentário, o mais certo é não fazeres a mínima. Depois lamentável são as tuas limitações de interpretação esta preguiça nunca se poderia aplicar ao Liberdade pois no mínimo ele criou este espaço hahahah, ora lê lá outra vez.

    ResponderEliminar
  34. Portanto se expressarmos o nosso pensamento com recato podemos ser anónimos.

    ResponderEliminar
  35. Oh 16.57 copiaste essa quadra do Movimento foi?

    ResponderEliminar
  36. recato
    s. m.
    1. Resguardo; segredo.
    2. Prudência.
    3. Lugar escondido.
    4. Honestidade, pejo, modéstia.

    ResponderEliminar
  37. Reorrer ao anonimato
    para os outros ofender
    é desde logo, de facto,
    qualquer vergonha não ter!

    JCN

    ResponderEliminar
  38. Apregoar liberdade
    desta maneira tão reles
    é coisa própria daqueles
    que não têm moralidade!

    JCN

    ResponderEliminar
  39. começa a perceber-se que o fim de alguns post é acabar com o blog, à semelhança de outros. Trata-se de uma clara estratégia de um poder que corrompe e retira liberdade. Trata-se de uma cópia do que se passa em Portugal. Força Liberdade. Estamos contigo.

    ResponderEliminar
  40. Quando se perde a tramontana... recorre-se à baixaria, usando linguagem de latrina! JCN

    ResponderEliminar
  41. Força Sr Administrador LIBERDADE!
    Ele bem vai tentando(o JCN),ve-se que é percistente,mas já perdeu a pedalada!
    Agora passou a ataques mesquinhos!

    ResponderEliminar
  42. Mesquinha... é a tua tia, pá! JCN

    ResponderEliminar
  43. Manso ó das 17:16!

    ResponderEliminar
  44. Como diz o Socas, mansa é a tua tia...

    ResponderEliminar
  45. Senhor Administrador quando dá notícias do Mail que lhe enviei?

    ResponderEliminar
  46. O das 5: 26 está a ficar repetitivo, por acaso não é o JCN ou o sócia dele que vem assinar em nome dele?

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.