segunda-feira, 26 de abril de 2010

“Verdadeira festa do livro” em Góis"

A vila de Góis acolhe, ate terça-feira, a 14.a edição da Feira do Livro. Numa tenda instalada no Largo Francisco Inácio Nogueira, a feira disponibiliza cerca de cinco mil livros, oriundos de quase duas dezenas de editoras.
Uma verdadeira festa do livro com uma panóplia de iniciativas associadas, como workshops, exposições e espectáculos pelo grupo “Maribondo”, ou ainda de lançamentos de livros, como foi o caso do “Auto da República”, de Cidália Fernandes, e “O beco do Pânico”, de Clóvis Levi.
Se efectuar uma visita à feira terá oportunidade de participar na campanha “Um livro faz-me mais rico”, um desafio lançado pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas para que os visitantes adquiram um ou mais livros, oferecendo-os depois à biblioteca, para serem canalizados para instituições do concelho.
«Este é um dos melhores programas que a feira já teve. Conseguimos reunir uma equipa que trabalhou ao longo de dois meses para termos um programa que fosse ao encontro das mais variadas faixas etárias», afirmou Lurdes Castanheira no arranque do certame.
A presidente da Câmara Góis convidou todos os presentes a participarem nas iniciativas desta 14.a edição, informando que haverá um dia em que a feira oferecerá um livro a quem visitar o certame, não revelando contudo qual será esse dia. Aos professores presentes deixou o repto para que «incutam nos alunos a importância do livro e dos hábitos de leitura», uma vez que «um livro faz-nos companhia e torna-nos mais ricos», sustentou.

Portal comum entre bibliotecas para breve
Por seu lado, José Albuquerque Ângelo, congratulou-se pela parceria existente entre o Agrupamento de Escolas de Góis e a autarquia, no sentido de terem criado condições para que «os nossos alunos possam equiparar-se aos alunos dos outros concelhos».
«Com a ajuda da autarquia conseguimos fazer do que era um espaço de educação física, uma biblioteca do agrupamento e criámos em todas as escolas do concelho uma leitura itinerante na qual fazemos circular para todo o concelho os livros que temos na escola».
O director do Agrupamento de Escolas recordou que este ano, esta medida foi «estendida às entidades particulares pré-escolares», sendo «o próximo objectivo conseguir criar um portal comum entre as duas bibliotecas». Este é um projecto que se pretende ter no terreno já no próximo ano lectivo.
José Carvalho, presidente da Assembleia Municipal de Góis solicitou à juventude presente na inauguração para que passe a palavra «de que há uma feira do livro em Góis que merece ser visitada». «O livro continua a ser a base da nossa instrução, não obstante a existência das novas tecnologias», afirmou.
Por ultimo, Henrique Fernandes enalteceu o facto de a feira decorrer sob o signo do centenário da Republica. «Aliar a feira do livro à Implantação da Republica é materializar o modelo que une uma série de países que assumem que é importante que os seus cidadãos tenham cada vez mais conhecimento para que entrem na economia do conhecimento», rematou o governador civil de Coimbra.
in Diário de Coimbra 25/04/10

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.