segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ADIBER Combate a Pobreza

Associação de Desenvolvimento Integrada da Beira Serra vai receber Medalha de Mérito
do Concelho. 

Foi com um exemplo claro de aposta de inserção social, que a Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra - ADIBER - celebrou na segunda-feira, 25, os dezasseis anos de existência; na sede, em Góis. A entrega de certificados a adultos que. completaram o 9.º ano, a assinatura de contratos de emprego de Inserção social e o anúncio de que vai assumir-se como a entidade que vai colocar em prática um Pacto Territorial para o Emprego é demonstrativo dos desígnios que a instituição tem fomentado e continua a promover.

Em representação de José Cabeças, que se encontra doente, o secretário de direcção Miguel Ventura considerou mesmo que não haveria melhor forma de assinalar a efeméride que não fosse com a demonstração prática do trabalho da ADIBER.

No que respeita à formação, foram13 .os formandos que receberam os certificados de 9.º ano em Horticultura e Fruticultura Biológica, outrora em situação de desemprego e com habilitações, escolares equivalentes ao 1.º Ciclo do ensino básico. Está a funcionar desde Setembro o - curso EFA - Turismo Rural e Ambiental que conferirá habilitações de 12.ºano, de escolaridade. A assinatura dos contrates de emprego e inserção social surgiram na sequência da aprovação por parte do Instituto de Emprego e Formação Profissional de duas candidaturas para o efeito, dirigidos a 15 desempregados subsidiados e a beneficiários do Rendimento Social de Inserção. Segundo o dirigente, terão a oportunidade de desenvolver diversas actividades interesse colectivo. Será também implementado um estágio profissional no âmbito da medida Inov-Social, que permitirá a uma jovem do concelho de Góis colocar em prática os respectivos conhecimentos.

Demonstrando uma "atitude proactiva que tem por missão ajudar a minimizar os problemas das famílias, decorrentes da crise económica e financeira que afecta o nosso país",Miguel Ventura anunciou ainda o repto da autarquia aceite pela ADIBER, de firmar um Pacto Territorial para o emprego e inclusão social, em conjunto com a Câmara Municipal de Góis, Juntas de Freguesia é instituições particulares de solidariedade social.

"A concretização destes e outros, projectos representa o contributo da ADIBER para os desígnios associados ao Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que decorre em 2010", havia dito antes em nota de imprensa, garantindo, na ocasião, que vai continuar a reforçar parcerias e a criar outras que se revelem necessárias e oportunas, "Somos optimistas e por isso acreditamos num futuro melhor para a nossa sociedade", disse portanto, em virtude das actividade enumeradas. "Tem sido conferida uma maior atenção aos mais desfavorecidos,
através da criação de condições que lhes permitam aceder a empregos mais qualificados e estáveis", expressou, "num processo em que a formação profissional associada ao aumento das qualificações escolares e a implementação das medidas de estímulo ao emprego e ao empreendedorismo, se têm constituído como instrumentos de apoio fundamentais
para se atingirem os objectivos propostos e alcançar uma maior coesão social do território".

O aniversário da ADIBER contou com a presença do Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Nunes da Silva e o adjunto do Governador Civil de Coimbra, António Sérgio que enalteceram o seu dinamismo, como também a presidente da Câmara Municipal de Góis, Lurdes Castanheira.

Sócia fundadora da ADIBER, a edil parabenizou todos os elementos que trabalharam na ADIBER e, consequente mente em prol da Beira Serra mostrando-se confiante que os actuais farão ainda melhor. Em jeito de prenda de aniversário anunciou que vai propor a atribuição da medalha de mérito do concelho à ADIBER.

Considerando não haver desenvolvimento local sem voluntariado apelou ao dever cívico dos goienses para integrarem os Bombeiros Voluntários.

Balanço "extremamente positivo

Orgulhoso pela actividade da ADIBER, Miguel Ventura sublinhou o balanço "extremamente positivo" da actividade da instituição da Beira Serra. "Ao longo da última década e meia ajudámos a criar empresas, a estimular o empreendedorismo, a criar emprego e a qualificar pessoas, estimulámos o aproveitamento do potencial da região, valorizando os recursos naturais e os produtos locais de qualidade" começou por dizer. Continuando, vincou que "chamámos a atenção para as novas questões que se colocam às sociedade actuais, como a promoção da igualdade do género, da igualdade de oportunidades, promovemos a instalação e a disseminação de equipamentos ligados às tecnologias da informação e comunicação".
Ainda, "apoiámos os agentes culturais da região e as suas iniciativas, desenvolvemos projectos dirigidos aos mais novos e auxiliámos a acção de instituições que prestam apoio aos idosos e aos que mais necessitam
in Jornal de Arganil, 28/10/2010 

8 comentários:

  1. Mas que grande "defesa"! Como vão ser julgados em Janeiro, já estão a tentar "manipular" a justiça do Tribunal!
    É preciso que se diga que isto "tudo" da Adiber existe porque é pago a peso de ouro pelo orçamento comunitário e português, camarário incluido!
    Quando estas mordomias acabarem e não falta muito, acaba-se esta gincana toda!
    Coitadinhos dos pobrezinhos que vão deixar de comer...

    ResponderEliminar
  2. "Foram 13 os formandos que receberam diplomas do 9º ano nas áreas de horticultura e fruticultura biológica"...Que bom! Mas, e agora? Vão fazer o quê? Onde? Criaram-se expectativas, transferiram-se competências mas, agora vão fazer o quê? Limpar casas, nem pensar, já são diplomados. Varrer ruas, idem. Restauração, nem pensar. Estaremos a combater a pobreza? Jungo que só dos formadores e do pessoal da ADIBER...

    ResponderEliminar
  3. Como é que estão a combater a pobreza será que começando por casa não pagando os ordenados aos fúncionarios isso ajuda a combater a pobreza ou ajuda a que até esses cada vez estão mais pobres

    ResponderEliminar
  4. Já agora, se puderem pagar a renda à CCG, nós (José Dias Santos e Dr Poiares), agradecemos...nós já fizemos a nossa parte!

    ResponderEliminar
  5. Olha olha! Ladrão que rouba a ladrão!... Então esse dois não são súcias e apoiantes declarados da Lulu? Claro que sim! Então não é tudo a mesma "seita"? Pagar e morrer....

    ResponderEliminar
  6. Adiber é rica
    Centro de Emprego dos XUXAS do Distrito de Coimbra,vejam bem.

    ResponderEliminar
  7. É só para dizer que o Nunes anda por aqui a dizer asneiras com o beneplácito do administrador do blog. Aliás quando se fazem aqui críticas "certeiras" ao Nunes, ele vem a correr apagar!...
    Quer dizer o Nunes tem a liberdade de chamar nomes torpes e agredir toda a gente, e nós não podemos atacar Sua Excelência!
    Excelente liberdade a tua ó Blogger. Se continuas assim é melhor fechar esta treta de vez!...

    ResponderEliminar
  8. Estou pobre num Concelho pobre posso ir pedir dinheiro par comprar uma carroça a Adiber ?

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.