quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Presépio de Areia Promete Animação

O Município de Góis está, desde 8 de novembro, a promover a realização de um presépio de areia de grandes dimensões no largo Francisco Inácio Dias Nogueira (largo do Pombal), trabalhado ao pormenor e cuidado pelo escultor Camarro.
O presépio de areia será o maior exemplar alguma vez feito no país por um só artista, e a execução de uma árvore de Natal vai permitir a interação e a promoção de boas práticas ambientais, nomeadamente a reciclagem, e ainda a decoração de algumas rotundas pelos utentes do CAO- Pólo da ARCIL de Góis. Estas serão atrações para a população, visitantes e turistas do Natal no concelho de Góis.
Enquadrada na ação do presépio estão previstas, durante a fase de construção, e com um objetivo lúdico e pedagógico, as visitas de crianças, jovens e idosos do concelho para acompanhamento da evolução da obra
in Diário as Beiras, 17/11/2010

18 comentários:

  1. Quanto custa? Quanto custa?
    Quanto dura? Quanto dura?

    ResponderEliminar
  2. Parece que vai custar 15.000 aéreos!... Só o artista! Sem contar com a areia, a terra mais a limpeza!... Outro tanto!...

    ResponderEliminar
  3. Muita aereia para os nossos olhos é prato preferido da C.M.Góis.

    ResponderEliminar
  4. Coisa inédita em Góis, digna de ser apoiada pelos Goienses.Parabens à C.Municipal pela belíssima ideia que teve.Os cães ladram e a carabana pssa.Em frente que atrás vem gente.

    ResponderEliminar
  5. Já tive a ver as esculturas são espetaculares

    ResponderEliminar
  6. Góis tem muitas coisas inéditas.
    Isto da areia é cultura faz lembrar os mineiros e goenses cheio de sede no deserto de Góis.
    Onde está o Camelo ?

    ResponderEliminar
  7. Parabens ao Artista.
    Quanto ao seu "custo" !!!! Pobres, "Manutenção do abastecimento de águas"; "Apoio ao Arquivo"; "Assecorias"; "Apoio Juridico"; "Jardineiro", ainda não vai ser este "Elenco Municipal" a acabar com eles.

    ResponderEliminar
  8. Claro que, "parabéns" ao artista! Pudera! De facto eu não sei fazer aquela m..., mas ganhar 15.000 euros em 15 dias é fazer pouco de nós todos, ou não? Porque é que não vão gozar com a p.p. pra bem longe! Olha pode ser para a terra deles!...
    Quanto aos "goenses" aí de cima: olha que goense é o habitante de Goa, na antiga Índia Portuguesa! Não fizeste a 4ª classe de antigamente senão... eram vinte reguadas no mínimo! E bem merecidas!...
    Ou foi gralha?!...

    ResponderEliminar
  9. Goienses são Vila do Bispo camarada amigo meu

    ResponderEliminar
  10. Um presépio de areia no meio de Góis! Mas este comentário dos 15000€ é verdade? eu já tinha ouvido qualquer coisa e fiquei na dúvida se teria ouvido bem.Mas esta gente ensandeceu toda? Valha-me Deus e todos os santinhos... Quando contei esta a amigos que são de fora fartaram-se de rir, bem essa também foi a minha reação devo confessar.Mas ao fim de uns minutos até quase faz chorar pelo ridiculo e pelos vistos pelos gastos a que um Municipio pobre se dá ao luxo de fazer.E ainda tencionam que as crianças vão aprender a "sacar" uns cobres com ideias de jerico.
    Pitunisa

    ResponderEliminar
  11. Digam lá se é verdade ou não que aquilo vai custar 15000 euros.
    Parece um exagero mas depois vão ver que o investimento compensa, serão milhares de visitantes em romaria ao pombal para ver o presépio.
    Para não falar nas televisões nacionais e europeias a divulgarem a ocorrência, nem que seja pelo desperdício.
    Quem ganha é o pombalinho que até vai vender mais uns cafézitos.
    O que é que a areia tem a ver com Góis e as suas gentes? Só se for o que alguns têm na cabeça.
    Ah, depois a areia pode-se utilizar nas obras da câmara.
    Não sejam retrógrados, aquilo vai ficar bom. É pena é que sejam só por 15 dias. Tipo orgasmo, tão a ver? É bom, ás vezes custa caro, mas passa depressa.

    Ass.: Alguém que por aqui passou e não tinha nada para fazer...

    ResponderEliminar
  12. Gostei do teu humor... Mas estás um pouco enganado quanto à areia!
    O que se passa é que aquilo é areia de mais para a camioneta dos de Góis!...Como são uma cambada de analfabetos não conseguem dar valor à qualidade artistica do evento. Mas também foi por isso que se "arranjou" uma presidenta super instruida em "coltura" e gestão, que com a sua grande visão (tipo Marx e Lenine) consegue alfabetizar e cultuar o nosso povão que coitado, não dá para mais!
    Quanto ao preço, perante tão grandes e exaltantes desígnios, ainda vamos ouvir dizer que é barato! Melhor, não passará de uma ninharia!... Especialmente quando o dinheiro não é nosso tudo é barato!...

    ResponderEliminar
  13. Pois, é e sempre foi assim que algumas almas iluminadas que cairam em Góis de pára-quedas vêem as gentes de Góis - como uns atrasados. Tenham ao menos um pouco de respeito pelos que cá estão, que eu me lembre e tenha conhecimento ninguem vos chamou para cá.
    E já agora se as esculturas são baratas ou não depende da carteira e do contexto. É claro que se trata de uma obra de inegável valor cultural, mas, nesta altura do campeonato se fosse eu a decidir, com estes 15000 € talvez tivesse comprado todos os livros escolares a TODAS as crianças do primeiro ciclo do concelho. Agora não sei mas se calhar até dava para os ciclos seguintes. Ficava mais barato e tinha outra utilidade. Pelo menos até ao final do ano escolar as pessoas haviam de se lembrar do presente.
    Em relação ao Natal, as ruas iluminadas e um pinheirito já servia e ninguém estava à espera de mais.
    Não tenho nada contra o artista, apesar de vir do País vizinho, mas já chegava no Góis Arte.

    E depois parece-me que este investimento vai abrir precedentes, já viram para o ano? Como é? se não repetir ou fizer melhor já vai ser uma chatice.

    Ass.: Alguém que por aqui passou e não tinha nada para fazer...

    ResponderEliminar
  14. 15000 euros para o artista? hummm... Será que que o escultor não terá de obsequiar com grossa maquia quem lhe arranjou o trabalhinho?

    ResponderEliminar
  15. Então é a "gasosa"! Ai julgavas que só os pretos é que mamam! Estás enganado, há por aqui muito branco a fazer dos outros (todos), pretos!...

    ResponderEliminar
  16. Parabens ao Artista.
    Quanto ao seu "custo" !!!! Pobres, "Manutenção do abastecimento de águas"; "Apoio ao Arquivo"; "Assecorias"; "Apoio Juridico"; "Jardineiro", ainda não vai ser este "Elenco Municipal" a acabar com eles.

    ResponderEliminar
  17. Discordo. O resto não sei, mas vão acabar com os pobres! Agora chamam-se "incluidos" em programas de inserção! Não sei o que é, mas sei que "deixaram" de ser "pobres"!...
    Olé, que esta gente não dorme!...

    ResponderEliminar
  18. Já ando melhor desde que vi o brinca na areia por 15.000 euros.
    Aquilo é lindo, só cultura.
    Gois é moderno.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.