quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Concertinas sem Eira Nem Beira


Recordar o passado, tornando-o presente, com uma perspectiva moderna e inovadora é o objectivo do Grupo Sem Eira, Nem Beira - Concertinas de Góis.


Constituído por 10 elementos foi criado um grupo musical de concertinas que tem como objectivo dar vida às músicas e bailes tradicionais ao som da concertina nas aldeias de Góis e da Beira Serra.

Temos um reportório caracterizado por músicas tradicionais portuguesas com alguma influência minhota e alentejana, mas com uma forte preocupação em recuperar aquelas modas e fados antigos que se tocam nos bailes das aldeias por essa serra fora.
O grupo é constituído por crianças, umas mais novas e outras já de cabelo branco, mas todas com uma forte vontade de animar e tocar para todos aqueles que queiram ouvir os sons da eira e da beira. O nome do grupo é um jogo de palavras e um desafio às expressões tradicionais que classificam de forma negativa a motivação e a cultura das pessoas. Queremos enaltecer o espírito serrano e a cultura popular da concertina. Não temos eira nem beira, mas uma vontade inabalável de tocar e animar. Não temos vergonha de ser serranos e de mostrar a nossa cultura.
Não somos músicos, mas artesãos da música. Combinamos os tempos modernos com os temas antigos. Temos mulheres a tocar concertina e uma cantadeira que transforma as músicas num hino aos valores tradicionais.
Sem Eira, Nem Beira são constituídos por Afonso Silva, Andreia José, Jaime Barata (ensaiador), Manuel José, Maria Odete, Mariana Ventura, Mário Victor, Paulo Silva, Sofia Lima e Valentim Rosa.

Para contactar para espectáculos, actuações ou para nos dar uma achega qualquer, contacte Paulo Silva 966217787 ou Jaime Barata 964440813 ou Valentim Rosa 922221271 ou envie-nos um mail para concertinas.semeiranembeira@gmail.com

49 comentários:

  1. Aqui temos o gadelhas no seu melhor. Destruiu a escola de concertinas, apredeu um mínimo e vai de formar um grupo. Agora é só pedir um subsídio à CM e começar a cobrar da Lousitânea os espectáculos que, como se compreende, têm um enoooooooorme valor musical. Mais um que julga que somos parvos...

    ResponderEliminar
  2. Com estes tocadores, só se as concertinas tocarem sòzinhas. O Valentão até foi corrido do grupo da Pampilhosa. Só se tocarem para os lares que os idosos, como já não ouvem bem, não notam as calinadas.

    ResponderEliminar
  3. Eh pá o Valentim é que marca o compasso! Como ele não sabe o que isso é temos música a "metro" e faduncho até de manhã! Também, depois dumas copaneiras, quem é que topa alguma coisa?...

    ResponderEliminar
  4. Quando a politica de socialista com olho no dinheiro,tomaram conta da Escola da Musica de Góis.
    Com Paulo Siva ( O Chico ESperto )
    Valentim Rosa ( A Raposa Matreira)

    Deu filhos coxos e marrecos

    Sem eira nem beira do Grupo Cutos & Pontapés

    Tenho digo


    Tio Manuel das Boiças

    ResponderEliminar
  5. Fosca-se, agora estão sempre a marrar com o guedelhas!!!
    Deixem-no trabalhar...

    ResponderEliminar
  6. Góis é pequeno demais para que causem divisões, criou-se a escola de concertinas que andava por aí, chateou-se saiu e criou um grupo para concorrer com as mesmas músicas que aliás vai buscar à escola de música. Acham bem?
    É mais uma prova que o Sr Paulo silva e companhia não estão aqui para apoiar senão a ele próprio. Agora já não se chama a escola de concertinas, chama-se o grupo da transserrano, já se viu isso no magusto!
    Haja democracia e que acabe o clientelismo!

    ResponderEliminar
  7. Muitop bem
    O prg.de Judo é outro.
    Tambem vei de Lisboa mais a esposa pala mão de Paulo Silva.
    Nem eira nem beira

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, pela importãncia que nos dão!
    Como se pode ver pelos vossos comentários, a inveja é inimiga da prefeição.
    Assinado: A esposa do guedelhas - A Sandra, porque de cobardes que dizem pelas costas ou então que não têm coragem de dizer o nome está o País farto...

    ResponderEliminar
  9. Oh esposa do guedelhas,
    tens escrito por aqui poucos comentários em anonimato tens!!!
    Não cuspas para o ar.

    ResponderEliminar
  10. Assinas o teu nome, quando te convém…

    ResponderEliminar
  11. Os canoas ditadores, gozões, irão cair de pé, é só dar tempo ao tempo.
    Cá se fazem, cá se pagam.

    ResponderEliminar
  12. De pé?!!! De cócoras!... Aliás vão cair com "prefeição"!!! Eles é que dizem...

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pela importância que nos dá, ao passarem por cá Sandra, um espaço tão isto e tão aquilo.

    ResponderEliminar
  14. Eh Sandra, amiguita, tem juízo
    e NÃO TE PONHAS A JEITO.
    Ainda acabas mal.

    ResponderEliminar
  15. Oh digna esposa! Então, mas não é V:Senhoria que também está a "mamar à conta" da CM como dona da Lousitânea? Então não é V.S. que explora a loja da Aigra? Então a esposa não chupa da mesma teta? Então os que não têm eira nem beira não vão viver à pala das instituições? Se lá está o Valentim, o do museu do Corterredor, é para quê? Tocar, não sabe nem nunca soube. É um trafulha que seca tudo onde toca. Por isso o correram da Pampilhosa. Eles lá são serranos, mas não são burros...

    ResponderEliminar
  16. Em nome do Grupo de Concertinistas Sem Eira Nem Beira agradecemos todos os comentários, mesmo todos. Os elogios ajudam-nos a crescer, as criticas mesmo descabidas e persecutórias ainda nos dão mais força. A todos um muito obrigado por falar em nós!

    ResponderEliminar
  17. Deveria haver mais respeito por tudo o que se faz por gois.
    O que acontece é que os comentaristas nem fazem nem deixam fazer.
    Este meio é pequeno e se os comentaristas so pensam na destruição acabamos por não termos nada nesta vila.

    ResponderEliminar
  18. Já que assumem tudo, venham exolicar as razoes da vossa vformação. Por exemplo: Quando aprenderam a tocar concertina? Onde? Com quem? Porque sairam da escola? Porque é que ela passou para a AERG? Acham bem criar um grupo paralelo? O que aconteceu com os Vidais? O que aconteceu com o Manuel da Milu?

    ResponderEliminar
  19. Já agora, porque é que logo no momento da apresentação divulgam os contactos para eventuais espectáculos? A Transserrano pode contratar-vos. A Lusitânia também. E a CM também pode fazer o geito...

    ResponderEliminar
  20. Pois, mas essa "gente", como sabe um pouquinho de música, não os quer ver nem pintados!...

    ResponderEliminar
  21. Ao individuo preocupado com os comentaristas negativos do blog: Então quem quer fazer alguma coias por Góis, que faça, quem é que o estorva?
    Não me digas que esses iluminados que a troco do "trabalho" por Góis têm é enchido os bolsos, andam mais preocupados com o barómetro do blog, do que com a realização de tais tarefas?
    Parece que andam! E têm razão, porque como não passam de oportunistas rascas, têm medo da verdade e fogem à primeira crítica que apareça!...

    ResponderEliminar
  22. onde é que esse canoas da guedelha aprendeu a tocar concertina,,,hahahaha..... coitadito do rapazito, iso é uma coisa já nasce com a pessoa,e ele sabe tocar é os cordelinhos para o bolso dele, já enganou o diamantino e agora engana a Dr.a Lurdes, mas põe-te fino que ela ensina-te como se escreve a clave de Sol... Não penses que a enganas, além de ser uma SENHORA é uma pessoa com outras visões que tu nao tens que é viver a custa dos outros.......

    ResponderEliminar
  23. Com os meus 60 anos, lembro-me dos bailaricos abrilhantedos pelo conjunto "Pai e filhos". Quem se lembra? Pois aqui, parece-me a mesma coisa...só que os outros sabiam tocar e cantar!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  24. Estás enganado: Não é "SENHORA" que se diz, é SENHORITA!!! Pois, é que uma senhora costuma ser casada e ter filhos! Esta vai a caminho de TIA, entre outras coisas...

    ResponderEliminar
  25. O artista trans serrano, o do cabelo comprido, cá só tem por finalidade enganar os outros…
    Intitula-se de serrano!!!!
    Onde teria ele obtido esse titulo??????

    ResponderEliminar
  26. O nosso grupo como sinal de agradecimento pelos vossos elogios, gostaríamos de vos dedicar uma música que vos caracteriza bem:
    http://www.myspace.com/anaquim.info/music/songs/lus-adas-novo-single-65347334
    Cliquem no play...

    ResponderEliminar
  27. Com o Play precisavas tu mas era na tola…!!!!

    ResponderEliminar
  28. Com o Play precisavas tu mas era na tola…!!!!

    ResponderEliminar
  29. Ao comentador atrás, se quer saber o que se passou na escola das “concertinas” com o Manuel da Milu, e com os Vidais, a melhor coisa é perguntarem-lhes o que lhes fizeram.

    ResponderEliminar
  30. Mas alguém quer saber dos sanfoneiros?... Que coisa mais ridicula! Calem-se mas é com isso...

    ResponderEliminar
  31. Paulo Silva

    Quem te viu e quemte vê.

    Aindas vais andar vestido de pastor a tocar pifaro para o melro de bico amarelo,junto ao Lagar da Cabreira.
    O Valentim com gaita de foles podem ser o grupo Com Beiras do Proder.
    A madrinha já vcs sabem que é.

    A nossa Catarina Eufémia

    ResponderEliminar
  32. Não havia uma história lá para os lados da Europa Central dum Tocador de Pífaro que comandava assim um batalhão de ratos? Bem, o tocador já sabemos quem é!...

    ResponderEliminar
  33. Bem!!!
    Estes tocadores, vão arrastar multidões!
    O valor por espectáculo é elevado.
    Já começaram a dar autógrafos.

    ResponderEliminar
  34. Visitem o museu do Coterredor.

    Entrada Gratuita


    Já por lá passaram 2500 abelhas e 1400 vespas,fora aranhas e ratos.

    O Valentim anda todo contente aquilo ainda deu lucro ( PRODER )

    ResponderEliminar
  35. No Coterredor existe um museu!!!!!????

    ResponderEliminar
  36. Não é Coterredor porra! É CORTERREDOR.

    ResponderEliminar
  37. Sim um lindo museu tudo ideias do Casal Socialista Valentim Rosa e Esposa.
    Acompanhado a viola pelo dr.José

    ResponderEliminar
  38. O Valentim "valentão" tem umas ideias castiças!... Mas fez lá o tal museu, o resto são tretas!...

    ResponderEliminar
  39. Bem pelos visto já terminaram os "comentários", assim podemos fazer uma conclusão: 38 pessoas a pensar em nós, tornam-nos mais fortes e como agradecimento voltamos a colocar o link para uma música que retrata bem todos aqueles que têm a amargura e o rancor como principal característica da sua personalidade...
    http://www.myspace.com/anaquim.info/music/songs/lus-adas-novo-single-65347334
    Cliquem no paly e coloquem o som bem alto...
    Podem nos contemplar com uma visita ao nosso blogue também:
    http://www.concertinassemeiranembeira.blogspot.com/
    Obrigado por tudo e até breve!
    Pelo Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira

    ResponderEliminar
  40. Ora cá está o grupo das "concertinas sem... nada", a armar-se ao pingarelho! Até parece que alguém vos liga alguma coisa! Alguns de vocês não passam de uma gentinha que só sabe olhar para o próprio umbigo e com a mania que são alguém! Eh pá vão aprender primeiro a tocar alguma coisa de jeito, a ver se não se riem de vocês!...

    ResponderEliminar
  41. Há mais algumas concertinas????...só conheço os sem eira nem beira!

    ResponderEliminar
  42. Os eiras nem beiras querem é guerra, depressa vão acabar.

    ResponderEliminar
  43. Os “Eiras nem Beira” o que se vê nas actuações públicas, nota-se que estão descompassados entre eles.
    Deviam ir para a escola aprenderem a tocar, e assim não se exporem, e evitarem as críticas.
    É que esta coisa de tocar demora anos, toco já há bastante tempo todos os dias aprendo.
    Sigam o meu conselho.

    Bom Natal para todos!

    ResponderEliminar
  44. http://www.myspace.com/anaquim.info/music/songs/lus-adas-novo-single-65347334
    Cliquem no paly e coloquem o som bem alto...

    ResponderEliminar
  45. Eles para Tocarem ou bicho danados
    Então o Paulo Silva e Valentim tem mesmo jeito

    ResponderEliminar
  46. Têm jeito, mas é para sacarem dinheiro.

    ResponderEliminar
  47. ESSE PAULO SILVA SABE TOCAR TANTO QUE NOS FILMES DO YOUTOUB APARECE SEMPRE A TOCAR SÓ SE É INVISIVÉL!!!
    AOS OUTROS MEMBROS CUIDADO!!!
    ABRE OS OLHOS MULA!!!

    ResponderEliminar
  48. a dor de cotovelo é fodida ó pá não é?

    ResponderEliminar
  49. Não vês que ele está a comandar de longe,pá...

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.