segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Beira Serra Ganha Projectos de Turismo e Apoio Social



São 40 projectos, dos 64 apresentados, e representam um investimento global de 4,6 milhões de euros, a realizar nos concelhos da Beira Serra, contando com um apoio de 2,7 milhões de euros, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER. Turismo em espaço rural e a área social são os sectores que lideram.

Em causa está o resultado das candidaturas referentes às medidas 3.1 e 3.2 do PRODER, centradas na Diversificação da economia e criação de emprego e Melhoria da qualidade de vida, cujos concursos foram efectuados no ano passado. A ADIBER, Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, entidade gestora do subprograma em causa, recebeu as candidaturas, analisou os projectos e deu agora a conhecer o resultado.

De acordo com Miguel Ventura, coordenador da ADIBER, nem todos os 64 pedidos de apoio – que representavam um investimento de 8,2 milhões de euros – foram aprovados, uns porque «não respondiam às exigências», outros porque não estavam em consonância com os objectivos, mas os resultados são, no entender daquele responsável, «francamente positivos» e representam um conjunto de «apoios a micro e pequenas empresas» e a criação de «58 novos postos de trabalho».

«O grande investimento é para a área do alojamento em turismo em espaço rural», diz Miguel Ventura, apontando a criação de «novas unidades em todo o território da Beira Serra». Ao todo são, esclarece, sete projectos nesta área, que «irão fomentar a criação de cerca de 50 novos quartos na região, na tipologia alojamento rural/casa de campo».

Em perspectiva, estão investimentos sustentáveis para toda a região, que o também secretário da direcção da ADIBER qualifica como fundamentais, uma vez que constitui uma «alavanca» com um significado especial. Visivelmente satisfeito, refere o facto de alguns destes projectos se destinarem a «freguesias onde não havia nada do género», como acontece na Serra do Açor, Cepos, Cerdeira (concelho de Arganil) ou Alvoco das Várzeas, em Oliveira do Hospital, ou em Tábua. Com a criação destas estruturas de alojamento é possível, no entender de Miguel Ventura, «cativar e fixar visitantes», o que «até agora era impossível acontecer» e esses mesmos visitantes são, refere, uma forma de “mexer” com toda a economia local, «aumentando a competitividade dos territórios, fortalecendo o seu tecido económico e social e promovendo uma maior coesão da região».

Apoio social a idosos

A segunda área com mais projectos aprovados centra-se no apoio social. Miguel Ventura esclarece que em causa estão candidaturas apresentadas por instituições particulares de solidariedade social (IPSS), que já se encontram no terreno a apostam «na criação de novas valências e na modernização de equipamentos, com particular incidência para os centros de dia e serviços de apoio domiciliário». Aquele responsável mostra, também o seu particular agrado relativamente a estas candidaturas, uma vez que pretendem dar resposta a uma área que é necessária mas, sobretudo, procuram fazê-lo de uma forma ponderada, uma vez que, «há uma aposta na dinamização de apoio aos idosos nas respectivas residências, através dos centros de dia e do apoio domiciliário, retardando assim a sua institucionalização». Também ao nível da área social os projectos são transversais a todo o território da Beira Serra, procurando colmatar lacunas existentes e disponibilizar meios onde fazem mais falta.

Destacando a «proximidade entre a entidade gestora, ADIBER, e os vários promotores», Miguel Ventura enfatiza que os objectivos da Estratégia Local de Desenvolvimento traçados pelo GAL ADIBER «estão a ser atingidos», cumprindo o conceito “ARVORE”, ou seja, Ampliar as Redes de Valorização de Oportunidades e Recursos Endógenos, onde o turismo se apresenta como um «sector estratégico para o desenvolvimento de projectos sustentáveis e fomentadores de criação de emprego». O facto de se terem registado 64 pedidos de apoio, também é, de acordo com a ADIBER, sintomático de que as «dinâmicas regionais estão cada vez mais activas e inovadoras», revelando uma «forte vontade de impulsionar o sector empresarial, criar emprego e aumentar a qualidade de vida nas zonas rurais».
in Diario de Coimbra, 24/10/10

3 comentários:

  1. Por favor, dêem-me 3 exemplos de projectos de sucesso da ADIber em Góis, na área do Turismo e/ou de Hotelaria. Quantos milhões. Que bom foi fazer campanha em Arganil à pala da ADIBER. E tu, Chico Rolo, que tal foi em Oliveira do Hospital? A Lulu, por cá, também arrebanhou alguns votos. Já repararam que rico alfobre político se projecta na ADIBER? Claro que a ADIBER não tem nada de político. Eu é que sou má lingua...

    ResponderEliminar
  2. grande cabeças que trouxe a adiber para góis. Agora burros como tu! Ai borda merda

    ResponderEliminar
  3. Adiber
    Centro de Emprego de Socialista sem sucesso no Distrito de Coimbra.
    Toma lá Fibra Optica
    Socretinos

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.