sexta-feira, 12 de março de 2010

Comemorações do Centenário da República Portuguesa em Góis

Durante o ano de 2010 cumpre-se um século sobre a implantação da República em Portugal. É, sem dúvida, um momento importante e marcante da História Nacional, ao qual o Município de Góis não quis ficar alheio, organizando para o efeito, um programa municipal de iniciativas que decorrerão ao longo do ano e cuja cerimónia de abertura decorre no próximo Domingo, dia 14 de Março.
Assinalar o Centenário da República, é cumprir um desígnio da história, e é também uma oportunidade de partilhar com todos, em particular com as gerações mais novas, os acontecimentos que levaram a tão significativas mudanças da sociedade de 1910 a 2010.

Do programa consta:
17h00 – Encontro/Recepção de convidados e público em geral, na Praça da República, com Audição do Hino Nacional “A Portuguesa” pela Banda Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis;
17h30 – Sessão Solene no Auditório da Casa do Artista – seguido de Ceira de Honra nas Galerias da Casa do Artista.

Na Acta da Reunião da Câmara Municipal de 8 de Outubro de 1910, na qual “(…) sob proposta do Vereador senhor Joaquim Paulo da Silva Poiares, a Câmara deliberou dar à Praça desta Villa, o nome de «Praça da Republica».”

15 comentários:

  1. Desculpem eu não saber, mas afinal o que é "Ceira de Honra". É obviamente algo cá da terra, mas...

    ResponderEliminar
  2. República das bananas!!!!

    ResponderEliminar
  3. Este programa está tão cheio de protocolo que mais parece qu'é para monarcas entenderem.

    ResponderEliminar
  4. Câmara das bananas.

    ResponderEliminar
  5. Só gostava de saber o que é que o dia 14 de Março tem a ver com a República?!!! Nessa altura, em 1910, ainda era a Monarquia. Talvez seja isso que por aqui se comemora! Ou é para atirar areia para os olhos dos Goienses e fazer esquecer o julgamento da vigarice?...

    ResponderEliminar
  6. Já que levanta essa questão, não terá sido para aproveitar a multidão da festa do crisma e assim brilhar também?!

    ResponderEliminar
  7. Ouvi dizer que veio uma excursão de Sta Clara (do cunhado do Cabeças...)

    ResponderEliminar
  8. O "Marmelo" já está a "receber", carro para a deslocação Lisboa/Góis/Lisboa!!!! ou só a Gois/COimbra/Gois/Coimbra/Gois e paparoca.Só espero que as obras da casa não sejam pagas com subsídio da Adiber ou da Câmara.Este também está "apagado" como a "Presidente" no PS. Por alguma coisa é!!!!!!!!!.

    ResponderEliminar
  9. Mas quem é o Marmelo?
    O Marmelo é o Sério(dr José Rodrigues)?

    ResponderEliminar
  10. Agradecia que identificassem melhor este sr vereador Joaquim Paulo Silva Poiares,que como eu não o associamos a nada!
    E a praça da Republica não é a Praça da Republica de sempre onde é a praça de taxis?
    Mas veio aí algum sr Joaquim Poiares que descobriu a pólvora?

    ResponderEliminar
  11. O nosso Concelho está doente.

    ResponderEliminar
  12. Em Góis sempre houve arrivistas, aventureiros e oportunistas. Veja-se esta história da Praça da República. Embora seja recorrente pois existe uma Praça da República em cada terra deste País, bastaram três dias em Góis para que alguém se lembrasse de dar o nome de República a uma praça cá do burgo. É, o mal de Góis nem é de agora, já vem de longe...

    ResponderEliminar
  13. Mas o que é que se passa com a praça da república, agora até isso dá problema?

    ResponderEliminar
  14. Passados quatro meses da "continuada" gestão e administração socialista do concelho de Góis pouco ou nada se está a ver. Só tivemos conhecimento da criação de gabinetes para "afilhados". Ele são no Turismo/Património/Assessorias/Secretarios.
    Então e coordenadores? Nada. Não são "afilhados" da Srª. Presidenta. E quanto aos Contratos que sabemos nós = nada.

    ResponderEliminar
  15. Passados quatro meses da "continuada" gestão e administração socialista do concelho de Góis pouco ou nada se está a ver. Só tivemos conhecimento da criação de gabinetes para "afilhados". Ele são no Turismo/Património/Assessorias/Secretarios.
    Então e coordenadores? Nada. Não são "afilhados" da Srª. Presidenta. E quanto aos Contratos que sabemos nós = nada.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.