quarta-feira, 10 de março de 2010

Liberdade de Expressão e a Democracia

A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo ideias e opiniões diferentes e até contrárias.

Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.
A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a ideias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição dos Direitos do Homem e funciona como um verdadeiro termómetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.
in wikipedia.org

10 comentários:

  1. Onde é que está?!

    Só se for aqui no blog enquanto não o obrigarem a calar!

    ResponderEliminar
  2. Só um tribunal poderia silenciar um blog destes. E se calassem este blog, abrir-se-iam muitos mais!

    Mas onde é que está o quê?

    ResponderEliminar
  3. E porque é que as pessoas não dizem o que pensam fora deste blog?

    ResponderEliminar
  4. Mas onde é que está o quê?

    Daaaah!
    Liberdade de expressão e democracia,que é o titulo deste post!

    ResponderEliminar
  5. ó 14.31

    E porque será que não dizemos o que pensamos fora do blog?!

    Não moras cá neste mundo pois não?!

    ResponderEliminar
  6. Tens medo?! Se todos falássemos ninguém se atreveria a condenar ninguém. O problema é que há muitos a entrarem na PIDE cá do sitio, ou deverei dizer na PDLC.

    ResponderEliminar
  7. Porque será que certos Anónimos depois das Eleições ficaram calados?.O "afilhado - turismo) da "Presidenta" até parece outro!! Mais "jeitosinho" e a queda de cabelo. Assim, Sim.

    ResponderEliminar
  8. E o secretário?

    ResponderEliminar
  9. Quem é o secretário?

    ResponderEliminar
  10. Deve ser o dractor filipe.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.