quarta-feira, 10 de março de 2010

Lurdes Castanheira e outros arguidos pronunciados pelo TIC

Lurdes Castanheira (PS), presidente da Câmara Municipal de Góis (CMG), vai ter de responder  pela eventual autoria de três crimes, alegadamente praticados quando exerceu a função de dirigente da  Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), apurou, hoje, o “Campeão”.
Outro edil socialista, o vereador da Câmara de Arganil Miguel Ventura, será julgado por presumível cometimento de dois ilícitos de que terá sido autor na qualidade de coordenador da ADIBER e de membro do Grupo de Acção Local (Góis).
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Coimbra reiterou, hoje, a acusação que o Ministério Público (MP) tinha deduzido a nove arguidos.
A Lurdes Castanheira é imputado o cometimento dos crimes de co-autoria de falsificação de documento (sem agravamento) e de eventual fraude na obtenção de subsídio, recaindo ainda sobre ela a suspeita de co-autoria de desvio de subsídio para fim diferente daquele para que foi atribuído.
Miguel Ventura está acusado de suposta prática de fraude na obtenção de subsídio e de presumível co-autoria de falsificação de documento (igualmente sem agravamento).
José Cabeças, presidente da referida Associação, e outros membros da Direcção em anterior mandato foram acusados, pelo DIAP de Coimbra (MP), de presumível fraude na obtenção de subsídio, suposta falsificação de documento e eventual desvio de subsídio para fim diferente daquele para que foi atribuído.
Os outros arguidos relacionados com a ADIBER a quem foi deduzida acusação são Helena Mateus, José Ângelo e Luís Miguel Silvestre.
Como o nosso Jornal noticiou a 20 de Novembro de 2008, o representante do MP na comarca de Arganil abriu, há três anos, um inquérito destinado a deslindar a venda por parte da CMG de uma parcela da quinta do Baião à Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra.
Ao abrigo da investigação, a cargo da Polícia Judiciária de Coimbra, o DIAP concluiu pela dedução de acusação, inclusive ao ex-presidente da Comissão Nacional de Gestão do Programa Leader, Nuno Jordão, que está sob suspeita de ter usado um documento falso.
Na vigência do Leader II, em 1999, a ADIBER beneficiou de apoio pecuniário no montante de 234 000 euros para um projecto de agro-turismo, mas a escritura do terreno comprado à CMG só foi outorgada volvidos oito anos.
As vicissitudes que rodearam o negócio levaram a que o pagamento à autarquia fosse considerado extemporâneo, à luz do apoio pecuniário alcançado pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, apesar de a Inspecção-Geral de Agricultura e Pescas lhe ter ordenado a devolução dos 234 000 euros.
Antes de o processo transitar para o DIAP de Coimbra, cujo procurador José Luís Trindade deduziu a acusação, a procuradora-adjunta Alexandra de Medeiros ordenou o aprofundamento da investigação, em ordem a apurar, designadamente, se parte do apoio pecuniário foi aplicado noutros fins.
Os antigos vereadores Manuel Gama e Humberto de Matos estão acusados de participação económica em negócio. Trata-se de um ilícito associado ao comportamento de um arguido que – com intenção de obter, para ele ou para terceiro, participação económica indevida – lesar em negócio jurídico os interesses patrimoniais que, no todo ou em parte, lhe cumpre, em razão da sua função, administrar, fiscalizar, defender ou realizar.
A peça acusatória sustenta que, ao conceberem a certificação documental da conclusão de um projecto e nele integrarem factos que, alegadamente, não correspondiam à realidade, os directores da ADIBER quiseram proporcionar-lhe participação financeira inerente ao Programa Leader II.
in Campeão das Províncias 09/03/10

24 comentários:

  1. ISTO É ENGANO
    ESTE PESSOAL É TODO MUITO SÉRIO
    QUANDO TIRAM FOTOGRAFIA COM OS CAMARADAS DA QUINTA NÂO ESTÃO A RIR

    ResponderEliminar
  2. Que seja feita justiça!!!!!! e principalmente que os Goienses abram, de uma vez por todas, os olhos para a o que está a acontecer! é triste ver um concelho com tanto potencial e tanto para mostrar, entregue à bixarada...

    ResponderEliminar
  3. Faço daqui um apelo aos socialistas de Gois para porem fim a estas imagens do Concelho de Gois o nosso povo é sério e trabalhador.
    Gois : Lurdes Castanheira e outros arguidos pronunciados pelo TIC,em letras grandes em Jornais.
    Quem são ?
    Lurdes Castanheira
    Miguel Ventura
    José Cabeças
    Isto não tem nada connosco meu povo de Gois.
    Vamos unir o PS não pode ter gente deste quilate á frente dos destinos de Gois.

    ResponderEliminar
  4. Portal do Movimento do Cidadão de Gois.
    Está desligado não diz nada,que pena não qurem contribuir com transparência e honestida no nosso Concelho

    ResponderEliminar
  5. Ó das 14h esqueceste-te dos outros:
    Manuel Gama
    Helena Mateus
    José albuquerque
    Humberto Matos

    ResponderEliminar
  6. Não esqueci.
    Agora está nas mãos sérias dos socialista e militantes dar resposta a este estado de coisas.
    Na minha opinião a sra Lurdes Castanheira devia de sair,e dar o lugar ao sr.dr.Rodrigues de Carcavelos.
    Senão a situação de Gois não credivel.
    Vamos aguardar a posição dos honestos do PS,concelhia e distrital.
    Agora não venham dizer que foi com amor a Gois que se falsificou documentos E DESVIO DE SUBSIDIOS

    ResponderEliminar
  7. Machistas! Só por causa da SRª ser mulher...
    Alguém tirou o Sócrates de 1º Ministro?

    ResponderEliminar
  8. O mais grave é que se trata de acusações de "falsificação de documentos" e "desvio de verbas" que são graves. Estando à frente da CM, quem pode acréditar nesta "senhora"?

    ResponderEliminar
  9. O Mov Cidadãos,dá mais um claro sinal que está ao serviço do poder. Aliás, custa a perceber como é que As Beiras e o Diário de Coimbra nada dizem sobre o assunto...ou será que estes mafiosos aprenderam com o Sócrates e já silenciaram a imprensa regional?

    ResponderEliminar
  10. Vocês são uns maldosos e pessimistas. Não vêem que a primeira promessa eleitoral do PS está cumprida: Góis, volta a estar no mapa...de Felgueiras, Gondomar, Oeiras, Celorico da Beira, etc.E ainda´só passaram 4 meses!

    ResponderEliminar
  11. E agora, como é que vai fazer Srª Presidentaaaa? Vai continuar a escarafunchar nos papéis da Câmara à procura de mais lama para lançar em cima dos vereadores Diamantino e Helena Moniz, para não ser sózinha nas falcatruas? (Vide último Varzeense). Sua aventureira das dúzias! Chama-lhes p... antes que te chamem a ti. Pague mas é as contas das obras que foram feitas porque eram precisas e governe a Câmara porque até agora, para além de perseguições a alguns funcionários, ainda não fez nada que se visse!...

    ResponderEliminar
  12. Está um aí em cima a dizer para ela se demitir e deixar a presidência ao Rodrigues. Nem pensem nisso. Primeiro porque o homem não sabe nada de nada, além de não ser político, e vai fugir na primeira oportunidade porque só agora é que viu no que se meteu. Sendo que não me parece que o Mário assuma nada. Além disso ouvi dizer que eles não podem voltar aos empregos na Câmara porque meteram os pés pelas mãos na tomada de posse e estão ilegais (esta história vai-se saber). Portanto não há alternativa, eles vão continuar como até aqui. Só não estou a ver como é que a Câmara vai actuar e corrigir a máquina interna se a presidência está moralmente ferida de morte. Com que autoridade é que se anda a exigir rigor e disciplina aos serviços, penalizando os incumpridores, sendo ao mesmo tempo acusada e julgada por burla, desvio de fundos e falsificação de documentos? O que é que vai acontecer num qualquer processo disciplinar a algum antigo "colega", quando se fôr exigido o exemplo, que como se sabe devia vir de cima? um conselho de borla: Vá-se embora, não envergonhe mais a terra que a acolheu e lhe deu tudo o que tem. Já sei que não vai mas pronto, porventura não tem discernimento intelectual para perceber isto, mas olhe que é deveras simples de entender...

    ResponderEliminar
  13. Estou desiludida com o meu"amigo e colega" KABREIRA!
    Então passa-se uma escandaleira destasem Góis e o seu jornal(as Beiras)não publicam nada????!!!!
    Ai ai ai,até estava a ter uma certa consideração por si o sr desilude-me?!

    Só espero que o Varzeense faça capa,ou uma boa noticia isenta á cerca deste assunto: "Lurdes Castanheira e outros..."
    Sim,porque em todos os jornais desde a sua eleição tem colocado sempre varias fotos dela!

    ResponderEliminar
  14. ao 2.32

    Quem se lembra da era Cabeçista,já assim era!

    Não havia liberdade de expressão!
    Nenhum jornal do distrito nem da região ousava escrever nunhum artigo contra suas excelencias,e eles são quase os mesmos"poderosos".

    ResponderEliminar
  15. Alô alô, ó da Fibra,não dizes nada?

    ResponderEliminar
  16. Os novos tempos em Gois
    Jornal de Arganil assinado Paulo Miguel Silva.
    Fiquei triste novos tempos,isto já vai com 30 anos de novos tempos.
    O sr. Paulo Santos está fora dos tempos
    Quando o Sr.Dr.Cabeças era Presidente,levou vários funcinários da Camara para obras no seu Monte Alentejano em Elva.
    O Pé Escuro pagou a obra ao empreiteiro sem obra executada,diziam que foi Milagre das Rosa.
    Quinta do Baião outra bronca.
    Eleições de Gois era tudo do PS Lista A Lista B

    Os sociais democratads de Gois por ajudar os PS também se entalaram.

    Tudo não trouxe grande expressão.
    O que nos vale é o sr.Paulo Silva um homem com Grande Fibra Òptica.
    Os novos tempos em Gois são de renovada esperança diz Paulo Silva com quem ?
    Com Lurdes Castanheira,para o meu amigo andar a enganar a Malta com a ROTA DO AZEITE,tenha calma os bons barretes eu vou dizer só em Salvaterra de Magos sabia ?

    ResponderEliminar
  17. Não se preocupen poque o Ze Serio a fazer dupla con o sacistão de V N do Ceira não anda muito tempo sem se meter em alguma alhada porque esse tipo é perito em confusões e em prejudicar quem trabalha honestamente e vive do seu salario

    ResponderEliminar
  18. Explique-nos melhor. Quem que é que é perito em meter-se em alhadas: o Zé "sério" ou o Mário "sacristão"? Afinal que é que você sabe?...

    ResponderEliminar
  19. Meu caro até parece que não conheces as aldrabices do sacristão,ele abre fabricas recebe o subcidio e fechá,ele passa de letra de catogria duas vezes no mesmo ano,ele atrasa os processos dos orientadores de pessoal em suma ainda a mais para se saber o homem e um esperto .

    ResponderEliminar
  20. O dr.Mário dá também baile aos de Gois.
    Os de Gois são Portugues Suave.
    Tma lá esta e vai-te Curar

    ResponderEliminar
  21. Essa do Dr tambem é aldrabice ele foi colega do Socratas.

    ResponderEliminar
  22. Alô alô ó da Fibra Optica acode-nos,que isto é tudo mau de mais!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  23. o melhor para Gois era marcar eleições e correr com esta gentinha

    ResponderEliminar
  24. Rapaziada já tenho fibra óptica
    não é do Meo mas é Deo,ela deu um pouco de fibra.
    A imagem está muito escura,e cheia de riscos.
    Vou ligar amanhã para o Socatas para me receber em S.Bento da Porta Aberta.
    Ele secalhar não gosta são todos Laicos,até o buchexas é laico.
    O dr.cabeças tirou o bigode e está ficando careca poque ?
    A sra.Lurdes está mais magra,os saltos dos sapatos agora são altos e finos e biqueira comprida,que raio então quando calça as botas que mandou comprar para dar música ao ZÉ Po vinho

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.