sexta-feira, 5 de março de 2010

Feira Semanal v Mercado Municipal

De acordo com a acta da reunião do Executivo da Câmara Municipal de Góis do dia 9/02, foi apresentada a proposta de voltar a trazer a Feira semanal para o largo Francisco Inácio Dias Nogueira, Largo do Pombal. Tal proposta foi elaborada com base num estudo que garante que a segurança naquela área será mantida.

A Sra Presidente da Câmara Municipal informou ainda que esta medida será temporária, uma vez que  a construção do mercado municipal, cujo o espaço servirá também para acolher outras actividades, está prevista no orçamento, sendo, de acordo com o Srº Vereador Dr. Mário Garcia, uma questão prioritária.
A Feira semanal de Góis decorreu durante muitos anos no Largo do Pombal e com a sua deslocação para a zona periférica da vila, ficou acentuado o esmorecimento da zona histórica de Góis. Assim sendo, esta proposta é vista também como uma tentativa de revitalizar esta parte da vila.

Em relação à construção e necessidade do Mercado Municipal, o Editorial do espaço do Movimento Cidadãos por Góis lança uma questão pertinente "Que actividades ele irá recolher nos restantes seis dias da semana que sejam, comprovadamente, sustentáveis economicamente?"

28 comentários:

  1. Anónimo6/3/10 04:20

    o editorial do MC é de uma arrogância atroz...e não permite comentários. Como se pode dizer que a feira desertificou o Pombal? A feira é uma vez por semana e a desertificação nÃO TEM NADA A VER COM ISSO. Ou só não fica desertificado 1 dia por semana? Como é possivel confundir um mercado municipal com uma feira semanal? São coisas completamente diferentes...santa ignorância!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/3/10 06:12

    Como terminou em 31.12.2010 a era
    PS (25 de Abril), esta deliberação da Câmara Municipal de Góis, em respeito !!!!! pela (governação socialista) anterior, leva-nos a pensar se a anterior foi péssima ou se esta que começa ainda vai ser pior.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/3/10 09:56

    Esta vai ser pior,podes crer
    Onde está a fibra óptica.
    Falta a luz a água.

    Gois é a Vila que seduz
    De dia falta a água
    De noite falta a Luz

    Todos com a mão fechada a fazer figas
    PS,PS,PS,PS,PS,

    ResponderEliminar
  4. Diversas vezes passo por este espaço Góis Livre.Até porque o estou a seguir no meu blog.
    Livre não sei se é, tendências politicas tem muitas, o que na minha modesta opinião deixa de ser assim tão livre.Mais demagogo serão de certa maneira os comentários feitos aos diversos textos aqui publicados, na maioria feitos por desconhecidos "anónimos" Porque será que estes indivíduos tem medo de se identificar. Creio que Portugal neste momento ainda vive em liberdade, o que de certo podemos exprimir as nossas ideias sem necessidade de nos escondermos atrás de mascaras. Além disso acredito que na vila de Góis ao será fácil passar por anónimo, a não ser para uma pessoa como eu que apenas passa esporadicamente algum tempo em Góis.Tendo em conta o seu pequeno numero de habitantes e conhecida a sua cor politica que alguém consiga esconder a sua identidade atrás de um "anónimo".
    Em relação a este artigo tenho de concordar que estou completamente de acordo com os comentadores, trazer o mercado para a zona histórica de Góis será um erro muito grande,em nada dignificará esta zona da vila, e porquê se já se está a dizer que será temporária. É para brincar ao faz de conta. Trazer de novo o mercado semanal para a zona histórica é voltar a trazer a confusão ali vivida anteriormente, ali não há condições de fazer qualquer tipo de mercado. O acesso a viaturas dos feirantes é complicado, os utentes não têm por perto onde estacionar uma viatura, aos comerciantes locais parece-me não trazer qualquer beneficio.
    Deixem-se de politiquice, e decidam-se sim por um espaço que garantam condições de segurança e acessibilidade capaz, tanto a feirantes como a utentes. Como diz o adágio popular, meter o Rossio na rua da Betesga, não cabe. Verificamos que em todas as cidades ou vilas do País se procede ao deslocamento destes eventos para fora das zonas históricas para outras zonas com maior e melhor acessibilidade. Em Góis trabalha-se para o retrocesso, voltar ao antigo.Para quê?. Para contrariar ideias de adversários políticos, ou mostrar quem manda.Porque não se dignam a
    mostrar aos eleitores do concelho que mereceram o voto de confiança que lhes foi dado.
    Um abraço
    Acácio Moreira

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/3/10 13:45

    Ó meu caro colega(do Blog),não concordo consigo em relação ao anonimato.
    Gostamos de nos manter no anonimato porque é um concelho pequeno e gostamos de exprimir as nossas ideias sem nos dar ao conhecimento e não por cobardia!
    Nem sequer sei se o senhor se identifica nuns comentários e não se identifica noutros!
    E vejo que está equivocado quando se refere á identificação dos comentadores como sendo da vila. Não se esqueça que Góis não é só a vila. E há internet em todo lado,mesmo para os que estão bem longe e se mantem interessado pelo que por lá se passa.

    E se está tão preocupado com o centro historico,devia defender primeiro a saida dos serviços da camara de lá.
    E concordo plenamente com a vinda da feira semanal para mais perto da vila,seja lá ou noutro sitio e não a 1Km do centro da vila!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/3/10 14:26

    ao 9.56
    Ó tu da Fibra Optica,só tu pra me fazeres rir no fim de ler tanta ...!

    E vejo que já apelas as figas PS PS PS e já não é com a mão no ar!
    Estás a melhorar!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/3/10 14:34

    Gosto de reinar porque Gois é uma Grande Paródia ou talvez uma Grande Farra.
    Vai por mim.
    A fibra óptica é BARRETE E MENTIRA QUE O NOSSO PRIMEIRO MINISTRO NOS VAI ENGANANDO;EM ESPECIAL A POVO DO CONCELHO DE GÒIS

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/3/10 14:39

    Caro Acacio Moreira,
    então e quais são as tendências politicas que vê?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/3/10 15:10

    Lê-se tanto por aqui acerca do dia 9 de Março, então o que é que acham que vai ser o resultado do TIC?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/3/10 15:27

    Esta Câmara é constituida por uns totós que não são capazes de, como se diz, ver um boi numa recta. A decisão de mudar a feira para o Pombal é a prova acabada disso mesmo. Aquela zona, chamada histórica deve ser revitalizada sim mas é com equipamentos dirigidos ao turismo (aquele de que tanto falam), não é com feiras para vender nabos, presuntos e sapatos!
    Além disso neste momento o Pombal não tem espaço nem condições para montar as barracas dos feirantes. Aliás os feirantes não querem mudar para o Pombal porque aquilo não tem condições, nem os carros deixam para lá levar como é que eles montam as tendas? E se teimarem, vão destruir tudo quanto lá fizeram, que custou uma fortuna.
    A feira deve ser trazida para mais perto da vila, mas há outros locais que podem ser utilizados para esse fim. Por exemplo a avenida dos correios e o parque de estacionamento do prédio em freente ao Centro de Saúde, servem muito bem esse objectivo. Só não vê quem é burro, ou quem se vendeu a uns interesses pequeninos e obscuros de dois ou três amigalhaços da política que por ali (Pombal) têm uns comércios falidos. Pagar as promessas é um bom principio, desde que não seja à custa do prejuizo de todos nós. Mas em Góis é assim. Ganharam as eleições sem terem sequer a noção do que era uma ideia prática que fosse para o concelho, e agora dá nisto! Que querem?...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6/3/10 15:29

    às 16 horas.
    Quem quiser pode ir ver. ah...e erguer o punho...lol

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/3/10 15:43

    ao 15.10

    Não vai acontecer nada!


    Alguém acredita que a justiça funciona?

    Claro que ninguém acredita,o está á vista o que se passa no país!

    Ajustiça só funciona para lixar os pobres e ilibar os poderosos!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/3/10 15:48

    Estou de rastos!!!!!!
    Estou para me fartar de chorar!!
    Não posso admitir que pela 1ª vez estou de acordo com o MC,tirando o ultimo paragrafo!!!!!!!
    Não gosto de estar de acordo com eles!
    Estou a nadar de tanto chorar e não tenho Fibra Optica!!!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/3/10 15:54

    Ó da Fibra e"atauuun"(então) eu não sei????
    Até por cabo isto é mau e tanto custou a chegar!!!

    E não desista de me fazer rir!
    Quando vejo Fibra Optica,penso logo,lá está ele para mais uma ferroadazinha!
    Continue com esse humor e a dizer-nos mais qualquer coisinha!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/3/10 15:59

    ao 15.27

    Não me diga que se está a referir a pagar aqueles lanches que o Pombalinho lhes(nos)oferece naquelas alturas de eleições????????????????
    É?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo6/3/10 16:05

    Ó meu amigo Acacio,de certeza que a doutorazinha e companhia não vão gostar de ler estas frases e ela vai lhe dar"nas orelhas".

    "Em Góis trabalha-se para o retrocesso, voltar ao antigo.Para quê?. Para contrariar ideias de adversários políticos, ou mostrar quem manda.Porque não se dignam a
    mostrar aos eleitores do concelho que mereceram o voto de confiança que lhes foi dado.
    Um abraço
    Acácio Moreira

    6 de Março de 2010 11:22"

    ResponderEliminar
  17. Anónimo7/3/10 08:11

    Acácio Moreira
    Não acredito que se trabalhe para o retrocesso ( Os eleitos ), contudo a manter-se o mesmo.... sistema de administração e gestão (PS)dos últimos trinta anos, vai suceder a (estes) o mesmo que sucedeu aos (outros),que apenas conseguiram melhorias nas suas reformas.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo8/3/10 02:06

    E incrivel. Já não bastava o Varzeense se ter enganado e chamar Alvares a Vila Nova do Ceira. Agora é o Mov de cidadão que publica a notícia com o mesmo erro. Que falta de rigor e de seriedade. E querem eles ser alguém no concelho de Góis...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo9/3/10 08:57

    já se percebeu que o jornal Varzeense meteu água. Mas haja alguém que comente a entrevista, porra.

    ResponderEliminar
  20. Ao anónimo que pergunta quais as cores politicas que vejo.Em primeiro se digo cores isso significa mais que uma, o que poderia significar serem diversas mas na realidade eu admito que serão apenas duas a terem peso nesta contenda e não preciso de especificar quais , pois não! Em segundo devia ter em conta qual o principio do meu comentário, "Anónimos" por essa razão e uma questão de bons costumes poderia ter usado uma descrição identificativa, não ficaria mal e aí garanto que o resultado da minha resposta seria outro.
    Um abraço
    Acácio Moreira

    ResponderEliminar
  21. Não podendo deixar de responder ao anónimo que me identifica como caro (colega do blog). reafirmo que ao comentar em anonimato,seja de maneira construtiva ou negativa, instituições ou pessoas publicamente bem identificadas isso para mim é um acto de cobardia. Por outro lado posso jurar nunca, mas nunca fiz uma comentário com anonimato,fosse com um tipo de crítica favorável ou negativa. Mais não foi a primeira vez que comentei um texto neste (blog góis livre) e embora não tenha sido um comentário favorável ao texto, como sempre identifiquei-me. Quanto a trazer o a feira semanal para mais perto da vila, isso surpreendeu-me, pois na minha santa ignorância pensava que aquele local, onde actualmente se faz o mercado semanal ainda fazia parte da vila de Góis.Ou pelo menos recebeu o nome de um ilustre conterrâneo Goiense, tal como atesta a placa toponímica lá colocada.E acredite que ali mesmo junto a este local reside muita gente e existe comercio que também faz uso desta feira semanal,com os mesmos direitos que os residentes no centro da vila, E talvez seja de levar em conta que há um transporte publico (gratuito) para uso das pessoas que residem mais longe da feira. O que também não discordo da sugestão de um outro anónimo trazer o mercado para a Avenida junto dos dos CTT ou do centro de saúde.
    Quanto a eu defender a saída dos serviços camarários do centro histórico, isso nunca irá acontecer, até porque isso seria um grave erro. Sabendo nós bem que sem os serviços públicos no centro histórico da vila este espaço acabava bem depressa mais morto que já se encontra.Por mais que me esforce em encontrar um motivo vantajoso com a saída dos serviços camarários daquele local, não vislumbro nada. No entanto o contrário diz-me que há inúmeros.
    uma delas é a vivência do comercio local, como a importância de não desertificar ainda mais aquele centro.
    Meu caro! isto é a minha opinião, não vou com certeza pensar ou querer que todos os goienses pensem como eu. Cabe a cada um de nós ter e poder exprimir a sua liberdade de opinião.
    Um abraço
    Acácio Moreira

    ResponderEliminar
  22. Senhor Acácio

    Não se detenha muito tempo neste blog inútil e fútil. Já percebi que você tem qualidade e mais para ele.
    Quem aqui escreve é anónimo e cobarde, mais ainda quando um deles é um responsável pela concelhia do PSD o que demonstra bem a miséria que este partido representa em Góis

    ResponderEliminar
  23. Victor Dias10/3/10 04:28

    A Acácio Moreira

    Tem o senhor toda a razão de apresentar o seu ponto de vista quanto ao mercado semanal e só lhe peço que não leve em linha de conta o anónimo das 03:14 pois como o mesmo se identifica (cobarde)deixa-me pensar que tambem se relaciona com os "outros".

    ResponderEliminar
  24. vitor dias há cobardes dos 2 lados, mas um dos lados tem mais do que o outro. vê-se pela forma como estão a debandar do psd...

    ResponderEliminar
  25. Sr. anónimo das 3:14 só queria deixar claro que este espaço é totalmente apartidário, no que diz respeito aos artigos expostos. Quanto aos comentários, são livres!

    ResponderEliminar
  26. ao 4.19
    Aviso desde já que não sou residente na freguesia de Gois.

    Mas acho que o sr deve ver com olhos de ver!

    De onde vieram os 3 primeiros candidatos á Camara pelo PSD e a algumas Juntas de Freguesia,tanto em primeiro lugar como em outros lugares?

    Quem fujiu desta candidatura do PS nas autarquicas?
    Muitos PSs ou não?

    E depois é SÓ os do PSD que estão a debandar?!
    Tenha dó!

    ResponderEliminar
  27. Parabens ao novo executivo da Câmara Municipal por ter passado o Mercado Semanal para o Pombal e por ter dado já início á montagem da cobertura. Agora só falta instalar no Largo do Pombal os WC´s que estão no Parque de Estacionamento.

    ResponderEliminar
  28. Não são precisos lá. Existem uns atrás da praça.

    ResponderEliminar

Não será permitida linguagem abusiva. Liberdade de Expressão não é ofender, levantar falso testemunho ou ridicularizar os outros. É vos dado livre arbítrio, façam um bom uso dele.
Por opção editorial, o exercício da liberdade de expressão é total, sem limitações, nas caixas de comentários abertas ao público. Tais comentários podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que não recomendamos a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis.